- OPINIÃO

VALORES.

Quando criança, certa vez meu velho e querido pai, pegou-me pela mão, subimos para um espigão sentamos e ficamos olhando o sol a se pôr no poente.

Papai pegou seu cigarrão de palha de trás da orelha, deu uma alisada apontou para a linha do horizonte e disse. “Filho! Olha, tudo isso foi criado por Deus. Perca tudo na vida. Porém, não perca sua honra. Sua palavra deve valer mais que mil papeis assinado. Não perca seus valores”

Isso foi em medos de 1973. Morávamos em Marialva e não me esqueço desse dia por que foi num domingo. No sábado, assisti pela TV Tibagi de Apucarana o Coritiba Futebol Clube bater no estádio Belfort Duarte o América carioca.

Passados quarenta e cinco anos ainda trago esses valores, tão fortes enraizados pelo meu velho e querido pai, nas minhas atitudes de vida.

Valores são norteadores para toda atividade humana.

Olhando para a miserável situação do antigo Coritiba Futebol Clube, hoje apenas um CC, fico a pensar onde foram parar os valores dessa instituição que foram no passado enraizados por valorosos homens visionários.

Onde estão sepultados os valores do Major Antônio Couto Pereira e de tantos outros, que literalmente, deram seu sangue pela instituição?

Em qual momento da nossa história isso foi perdido? E, principalmente, por que o perdemos?

Por que transformaram o antigo Coritiba Futebol Clube numa pálida instituição. Num arremedo ético e moral a ponto do melhor cronista e jornalista coxa da atualidade, Augusto Mafuz, vir a público em sua coluna dia destes e escrever verdades tão doídas sobre a instituição.

Por que transformaram essa instituição num centro de orgia para saciarem mentes escrotas em bacanais megalomaníacos?

Por que em vez de se pensar no bem coletivo de uma gente, que tem no CC seu único motivo de alegria, pensaram somente na sede capitalista das negócios e nos prazeres carnais do dinheiro?

Por que só saciaram desejos intrínsecos e nojentos de empresários, de molambentos de dentro da instituição, sob a mecha de abnegados e não no desejo de uma gente ávida por conquistas?

Por que tiraram das crianças coxas, o sonho de conquistas, de verdadeiros ídolos e de esperança num clube vencedor e de senhores, como esse que escreve, o sonho de ver seus netos torcendo por essa instituição ao invés de clubes forasteiros?

Por que a instituição se tornou centro para aspirações políticas e nefastos compadrios, fazendo de sua massa torcedora ovelhas sem pastor em campos ideológicos, quando deveria ser somente uma instituição de prática esportiva?

Por que transformaram o Coritiba Futebol Clube, em piada nacional e vândalos proporcionaram e proporcionam horrores televisivos usando e manchando o sagrado nome institucional, sob o espectro de “torcedor apaixonado”.

Por que nossa gente, outrora acostumada com conquistas nacionais, agora comemora em redes sociais pequenos feitos contra inexpressivos concorrentes? Se bem que nesse momento o “inexpressivo” depende do ângulo que é visto.

Onde estão nossos valores, senhores?

Paulo Rink

Share Button

82 Comentários em “VALORES.

  1. Por que transformaram o antigo Coritiba Futebol Clube numa pálida instituição. Num arremedo ético e moral a ponto do melhor cronista e jornalista coxa da atualidade, Augusto Mafuz, vir a público em sua coluna dia destes e escrever verdades tão doídas sobre a instituição. (2)

    5
  2. Muito boa a coluna, ilustra com perfeição para onde caminha a instituição. Colocar um clube com o porte do Coritiba nas mãos de pia mimado só poderia acontecer isso, uma catástrofe. O afastamento de vários coxas tradicionais no seu quadro de associados mostra a grande decepção com essa atual administração. Espero com certeza que não apenas o Samir Namur renuncie mas como todo o seu colegiado junto. Pois subir será um milagre, mas com o afastamento de todos os integrantes da chapa Coritiba do futuro, já será um excelente reforço para a instituição. Os cacos estão espalhados por todos os cantos do alto da gloria, e juntar todos eles será um trabalho muito árduo,mas será melhor fazermos isso logo, pois até a próxima eleição poderá ser tarde demais.

    20
  3. Quando vim morar em Curitiba, considerava vários profissionais de imprensa com muita qualidade. Foguetinho, Josias Lacour, Sônia Nasser e Augusto Mafuz se destacavam.

    Hoje considero o Mafuz o melhor cronista na imprensa paranaense. É o único a escrever verdades sobre o Coritiba. Presto aqui minhas congratulações ao causídico rubro negro.

    2
  4. Para o time do Coritiba, o que se pode fazer é somente substituir o Bruno Moraes pelo Jonatas Belusso, mas este fazendo apenas a função de atacante mais fixo na área. Também substituir o Jean Carlos pelo Yan Sasse.

    O Jonatas tenta fazer múltiplas funções, mas se atrapalha, deve ficar bem mais na área adversária, exceto se estiver sozinho e a bola for para os lados do campo e tiver a seu alcance. Mas o papel do centro avante é ficar mais na área, pois assim tem mais condição de marcar gols.

    O Bruno Moraes não tem condição de jogar no Coritiba, em minha opinião nem está na profissional adequada a ele. O Jean Carlos também é bem inferior aos jogadores das posição, o Yan Sasse ou outro jogador poderia melhor ocupar esta posição.

    O time não está jogando bem, mas poderia melhorar se fizessem estas mudanças e não precisa de muitas mudanças mais, o restante creio que pode ficar como está. Nem é preciso muitas mudanças, pois isto pode ser prejudicial ao time.

    1
  5. O Coritiba futebol clube é muitas glórias, e tradição. Traz vitóriosas desde 1985 anos 1999 anos. Campeonismos!! Maracanã RJ.

    Contra Bangu não existe mais, tenho orgulho ser torcedor em breve voltar elite especial primeira divisão pudemos ter salvação oportunidades torcedores apoiam.

    Eu sou funcíonario da empresa, Valor Brasil eu recebo meus sálarios e féria décimo terceiro também.

    Abraços Eduardo

    1. Só estão aguardando o renomado Colunista das Multidões, esse tem longo alcance, até carreata no aeroporto para recepcionar o ilustre.
      Agora vai, com certeza 100 mil visualizações e placa do Tio YouTube!

  6. “Tudo vai dar certo, retorna-se para subirmos elite especial, primeira divisão a série A este ano 2018, e 2019 também almejar coisas grandes, vim aqui para dizer novo diretor-recém contratodo deste domingo 26/8.

    Paulo Pelaipe estará gerenciando ao clube Alto da Glória. “Traz muitas oportunidades erguer o clube para eu como torcedor quer ver entre os quatro primeiros lugares temos chão.

    Pela frente andamentos Campeonato Brasileirão da Série B dá pontuar fora, ou seja em casa serão ipoteses? Portante nós acreditando muito seriedades.

    Abraços Eduardo

  7. No maior copia e cola da história da humanidade não poderá faltar a exigência por comemorações da conquista dos pangarezinhos erguendo taça Dionísio Filho. Terá de ter citações sobre o futebol arte do J. Rusch kkk

    Troca-troca de postura e despedidas também deverá ser destaque…😎🎤📺👈

  8. “Desistir jamais! Veja a lista abaixo, com a pontuação do quarto colocado:

    2013 – Figueirense com 60 pontos

    2014 – Avaí, com 62 pontos

    2015 – América-MG, com 65 pontos

    2016 – Bahia, com 63 pontos

    2017 – Paraná, com 64 pontos.

    https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/coritiba/desistir-jamaisveja-a-matematica-do-coritiba-para-retornar-a-elite-nacional-379h8u1rkxtz6hrqusmcvsyc9/

    Abraços Eduardo

  9. Se alguém falasse no começo do ano que o CSA tinha mais chances de subir para série A que o Coxa seria taxado de lunático. Diriam que na gestão do presidente que valoriza a base e sabe decorada a escalação do sub-qualquer-coisa isso nunca aconteceria. Era uma nova era nascendo no CC.
    Aqui na menor essa gente nunca nos enganou.

  10. Serginho Cabeção nunca foi meu ídolo, Kléber Cuspidor nunca foi meu ídolo, Alex Colombo nunca foi meu ídolo, Felipe Ximenes nunca foi meu ídolo, Vilson Ribeiro de Andrade nunca foi meu ídolo, Jair Cirino nunca foi meu ídolo, Júlio Rusch nunca foi craque nem maestro de nada, nunca comemorei título de Taça Dionísio Filho, nunca me enganei com o mais preparado que escalou o time sub 20 na ponta da língua.
    Comediantes do copia, cola e edita encantam!!

  11. Faz tempo que tento achar na internet e não consigo, uma entrevista do Paulo Mosimann (acho que o pessoal conhece!) na E-Paraná, em que ele diz que o Alex é quem causou essa situação de caos, ao apoiar o Bacellar. Procurei e não achei.

  12. Temos muitas chances remtas e nós pudemos sim, subirmos para elite especíais 1ª. Divisão á, série A estamos quatro pontos 10º. colocado, tem chão pela frente antengir segundo matemático Osvaldo Garcia, prevê.

    O clube Alto da Glória soma 33 pontos, 34, e 63 pontos atualmente chegar competitivo reta-decisivos para Coritiba-FC.?” Dez vitórias, quando nós pudemos pontuar em casa e fora também, seriam prioridades.
    Abraços Eduardo

    1. Se não tivesse trazido 19 pangarés teria sido bem maior.
      Se não estivesse fazendo vergonha em campo ia ter mais público, assim mais renda.
      Se rebaixar para Série C esse lucro vai servir para o quê?
      Se não fosse continuidade do projeto perder poderíamos estar na série A lucrando mais. Ou ainda disputando a copa do Brasil e a libertadores.
      Mas capachos e pela saco, os torcedores dos dirigentes, se apegam a qualquer informação passada pelo Sumir.
      Triste… Pobre de ti Coritiba!!!
      Fico imaginando o trabalho que vao dar reorganizar o clube.

  13. Estamos quatro pontos 10º. colocado 33 pontos segundo matemáticos Osvaldo Garcia prevê clube Alto da Glória quer que o Coritiba-FC retornará elite especial, primeira divisão na séries A, portanto que temos dez.

    Vitórias consicutivos, vencer metade do jogos restam decisivos para o Coritiba-FC puder votar á, elite especial temos também oito pontos para Z-4,separam rebaixamento série C.

    Mais importantíssimo é afastar-se má crise e do clube trazer animos diferentes com fetas gregueus, e o torcedores poça jogarmos juntos e subir para primeira divisão fazem partes tradição alviverde. ” Temos chão, pelas frente somar pontos necessidades pontuar fora dentro de casa,também.

    Abraços Eduardo

  14. E quero as filmagens hein, só não vale encher de filhos, mulher, vó, vô, tio , papagaio, cachorro e agregados para fazer volume.
    No mínimo e dou um até um desconto, meio estádio cheio para tamanha obra de arte!

  15. Falando na Série B mais varzeana da história, não sei como tem capachos e soldadinhos que se animam e comemoraram algo, o vice-líder CSA apanhou do poderoso Boa, e o líder apanhou do poderoso Goiás.
    Várzea total e absoluta!

  16. E nós puderemos dizer que tenho ótimas idéia, patriar baixar preços de ingregos e puder ter ambientes tranquilizar aos caros torcedores acompanhar jogos decisivos clube Alto da Glória, se quizer também. Jogos de acessos elite especial série A, e 1ª. divisão com seriedades, e nós chegar entre os quatro primeiro, mas não estou iludindo nenhum ipoteses, tenho.

    Orgulho ser torcedor Coritiba-FC, nunca já mais abandonar precisamos ter foto-de-confianças ao time o que precisa sou orgulho meu time de coração. peço conselheiro administrativo-G5 do Coritiba futebol clube, e presidente Samir Namur de.

    Princípais objetivos finais, pontuar tanto em casa, e fora quando planejasse, mudará clássificação e do Brasileirão da série B muitas supresas?

    Abração Eduardo

  17. Há dois meses sem, vencer clube Alto da Glória; planejam quebrará sica na terça 4/9.
    Segundo melhor mandante, Coritiba está há dois meses sem vencer no Couto na Série B
    Coxa tinha melhor aproveitamento em casa, mas agora está empatado com CSA e Atlético-GO. Time paranaense encara o Boa Esporte nesta terça-feira, no Couto Pereira

    Abraços Eduardo

  18. Aprendam com quem sabe, já falei que o Tio Petraglia é o maior dirigente da história do futebol paranaense.

    Vocês repararam que os poodles sempre começam o brasileiro mal, na zona de rebaixamento, depois o time com um real comandante arruma a casa e impreterivelmente consegue vagas na sul-americana ou Libertadores.

  19. Enquanto isso alguns otários dizendo que houve lucro com a Malharia da Tia Maria!
    Kkkkk

    Só esquecem das receitas que deixarão e deixaram de entrar, pode vender 100x mais camisas da Malharia da Tia Maria, principalmente com a empolgação e orgulho de disputar a Série B mais varzeana da história, o prejuízo capachos e soldadinhos é incalculável!

  20. MCP é o homem certo para ser o Presidente Executivo, está na cidade, é empreendedor, vanguarda, não tem medo, é competente, fala, mostra e faz.

    Já falei que isso não tem preço que pague, inclusive pode deixar alguém preparado para o futuro.

    É uma falcudade e pós graduação de primeira qualidade internacional com o homem, esqueçam cursos tabajaras e antigos nomes e grupelhos para dirigir o Coritiba.

    Vão beber diretamente da fonte!

    1
    1. Me permita discordar eu queria a oposição que ele tem no água verde, o Dr Geara ex presidente do CD dos poodles já me disse pessoalmente que ele assumiria o CD do Coritiba para mostrar como é que se faz . Até porque é fato o MCP não, nada a braçadas a cada movimento dele, ele é questionado. Lá tem, Nadir Andrauss, João Alfredo, Gaede, etc. Eles pegam pesado nas cobranças, e o MCP não manda funcionário dele ameaçar conselheiro de agressão, se fizer isso vaza MCP é o funcionário na marra.

  21. Muitos falam em Vilson Ribeiro, sem dúvida tem mais postura que esses amadores atuais, porém junto com a Noiva do Ano é o principal responsável pela dívida do Clube.

    No Coritiba os grupelhos são os mesmos, provo, garanto e desafio qualquer um desmentir ao contrário.

    Quando começarem a surgir alguns nomes vocês verão, com certeza alguns diferentes para uma pequena camuflagem, mas no fundo muitos que criticavam uns aos outros estarão juntos.

    Como disse, sempre os mesmos grupelhos, com medo de pessoas competentes e que poderiam fazer a diferença.
    Estamos de olho 👀👀👀, a cobrança vai ser forte e sem alívio para ninguém!

  22. Petraglia é o maior realizador e dirigente da história do futebol paranaense, o sujeito é um gênio, contratem e paguem 600 mil por mês e mais comissões em qualquer negócio realizado em qualquer área no Clube.

    Garanto que vai sair barato, assim não passaremos vergonha de reuniões em pizzarias ou casas de frango com polenta.
    Olha o nível!!

  23. Enquanto os poodles ano após ano se consolidam com Libertadores e Sul-americanas, os capachos e soldadinhos comemoraram Taça Dionísio Filho e lançamento da Maior Cartilha copia, cola, edita e censura.

    Estamos anos luz atrás dos homens, quanta diferença e virou várzea mesmo.

Deixe uma resposta