- POLÊMICA

Tchau Patrimônio

Dia 9, próxima terça-feira, Samir poderá dar mais um passo em direção à venda do terreno de Campina Grande do Sul.

Se hoje é um elefante branco, que se dê a devida transparência a todos os sócios, desde os custos de manutenção até o valor real de mercado do imóvel.

Aliás, antes de se pensar em dilapidar um patrimônio imobiliário, poderia se pensar em diversas outras opções, tais como arrendamento, locação, parcerias em investimentos, etc.

Se essas opções já foram aventadas, que se dê a devida publicidade e transparência ao processo, pois é um direito do sócio e um dever ético e moral dos dirigentes.

Outra questão é quanto ao valor imobiliário do terreno e qual a destinação do produto da venda.

Vamos vender um patrimônio considerável para pagar duas folhas salariais dos jogadores? Ou para cobrir as contas de 2018 aprovadas pelo Conselho Deliberativo, mesmo com Parecer contrário do Conselho Fiscal?

Poderia o Presidente vir aos seus associados explicar com a devida transparência quais os motivos que estão o levando a querer vender o patrimônio, bem como esclarecer onde e como será investido o capital da venda?

Outras duas dúvidas:

O Coritiba tem um departamento de Compliance?

Por que o Coritiba não tem um portal da transparência para os sócios?

Por fim, deixo aqui a lembrança do artigo 124 do Estatuto do Coritiba que esclarece que os integrantes dos Conselhos do Clube responderão civilmente pelos prejuízos que a este causarem quando dentro de suas atribuições ou poderes, procederem com culpa ou dolo; procederem com violação da lei mediante abuso de poderes, violação dos deveres e obrigações previstos no Estatuto; ou se omitirem em relação aos deveres legais e estatutários inerentes ao exercício de suas funções.

 

Saudações Alviverdes!

Ricardo Justus Barreto

A coluna assinada não reflete a opinião do website, sendo de responsabilidade exclusiva do respectivo autor.

Foto CT: Tribuna do Paraná / Hugo Harada.

Share Button

29 Comentários em “Tchau Patrimônio

  1. Concordo que na atual situação financeira do clube é melhor se desfazer de um patrimônio inútil. Mais importante que isso é justamente a transparência que o Ricardo J.B. citou. Perfeito o texto. Para uma diretoria que adorava mandar e-mails aos sócios, esse seria um assunto interessantíssimo para ser esmiuçado via e-mail.

    1
  2. Eu acredito que com a visão de longo alcance do nosso jovem Presidente Namur, do nosso expert em finanças Paulo Bagio e os demais membros do G5 aconselhados pelo consultor executivo Vilson Ribeiro, teremos muitas novidades boas quanto ao assunto em pauta.
    Talvez e-mails para sócios ou portal da transparência não foram utilizados, pois como diz o ditado popular:” o segredo é a alma do negócio “.

      1. Mas precisamos saber sim os detalhes de uma possível negociação pois ultimamente o mercado anda bastante retraído e as construtoras só adquirem áreas se for tiro certeiro. Não sei se CGdoS tem todo esse potencial de venda.

        1
  3. Amigos prevejo mais um tiro no pé, em caso do montante da venda ser destinado a dívidas, quando fomos ao CT Bayard Osna o atual presidente citou que gostaria de vender o terreno em questão e usar o dinheiro para investir em mais obras no proprio Bayard Osna, isso eu ouvi de frente a frente com ele, não foi de terceiros, pois estavamos em cobrança e eu o pressionei pra saber qual a real intenção!
    Dito isso amigos ainda acho muito nebulosa essa ação!

    5
  4. Gostaria muito de estar aqui, conosco e prestarmos homenagear ídulo e do clube Alto da Glória Couto Pereira desta data mais importantíssimos minha vida com semifinalistas do estaduais PR; taça-Dirceu Kriguer.

    E podemos dizer que o Coritiba F.C, já se planeja durante temporadas reinicía o ano e conquistas títulos, elite, acessos e a série A primeira divisão serão objetivos e do ano principalmente voltar elite, sul PR, e brasileiros?

    Destas oportunidades, um dos supressas candidatos aos títulos no Campeonato Brasileirão na série B 2019

    Saudações do Coritiba F.C

    Eduardo Requião Lopes dos Santos 42 anos

    2
  5. Se continuar Sumir e homem pizza cia Ltda na administração logo vai o Couto já que não conseguimos nem lotar o Pinhão. Lembrando o QUINTETO AZUL com a incapacidade do CD atual , eles quebraram o CLUB literalmente, estão louco para fazer caixa para maquiar as sua incompetências administrativas.

    3
  6. Agora não já não é o caso se precisa vender ou não , e questão de necessidade financeira do Club. Há não subida para a primeira divisão ano passado causou um rombo no orçamento. e com a baixa venda da camisa 1909 e com a debandada dos sócios do quadro associativo, a receita está bem abaixo do esperado. então eles apelaram para vender um patrimônio para fazer caixa, simples assim!

    4
    1. Comungo 100% contigo Luiz! Em epocas de trevas qualquer lampejo de claridade pode-se sim tornar um triunfo e no fim das contas o quinteto maravilha acabar valendo se de uma unica ação coerente por assim dizer, pensando que assim nós torcedores esqueçamos todos os erros.

      3
  7. Esta venda do CT de Campina Grande poderia ser a redenção do clube, pois com o dinheiro poderia comprar uma área e fazer um centro comercial. Na minha opinião é o melhor investimento que se pode fazer, pois isto poderá gerar renda vitalícia para o clube, se for bem organizado e administrado. Nada de pagar dívidas com este dinheiro, se acaso for mesmo vendido esta área. Dívida todo clube tem, mas até mesmo para isto poderia ser favorável, pois ajudaria também a pagar as dívidas mais imediatas, gradualmente.
    Pensei também que pudessem fazer uma parceria com o Paraná Clube para se fazer um grande estádio, porém o valor do imóvel é bem pequeno para se fazer um estádio, mesmo com parceria. Então a melhor maneira é vender o C.T. de Campina Grande e investir em um centro comercial, por exemplo. Para mim é o melhor, pois tende a dar bons lucros ao clube.
    O dinheiro poderia ser aplicado no CT da Graciosa, para melhorar a condição física dos atletas, que não serão mais chamados de pangarés, ou outros adjetivos pejorativos, teremos um melhor time de futebol, desde que também haja uma boa direção do clube e bom aproveitamento do dinheiro que seria arrecadado com um centro comercial.

  8. OS ABUTRES incoformados , vamos apoiar o SAMIR NAMUR , e largar de olhar a grma do vizinho , o nosso Presidente está fazendo um EXCELENTE trabalho mo Verdão , não adianta tentar derrubar o SAMIR NAMUR ele só sai em 2020 isto se ele não se reeleger , cada vez que entro aqui no SITE fico deprimido com tantos ABUTRES falando mal do VERDÃO , com comentários SORDIDOS. #FORÇANAMUR os COVEIROS querem te derrubar mas não vão conseguir. Thor, vamos ajudar o presidente Samir Namur contra esses ABUTRES.

  9. Seria bom ver a torcida acordar e destituir esse incompetente de lá. Acordar pra realidade e parar de passar vergonha. É a única coisa que resta a fazer. O resto é encher linguiça e ficar postergando o fim do Clube.

    1
  10. Uma passada rápida: Esses sujeitos não tem MORAL para vender nenhum patrimônio do CLUB. Quebraram o club financeiramente e agora querem fazer caixa. Trouxa dos conselheiros que entrarem na conversa deles. Só entra em discussão uma venda de patrimônio se o CORITIBA estivesse na primeira divisão, com marcas multinacionais patrocinando a camisa, com uma base de atletas para uma boa venda com uma % boa para o Club. E com um presidente de verdade não com um MOLEQUE, metido a presidente. lembre-se dos 200 mil reais pegos dos cofres do Club tempos atrás ninguém foi punido. Imagina uma venda dessas nesse momento critico!

Deixe uma resposta