- OPINIÃO

RUPTURA INSTITUCIONAL.

Passado o processo eleitoral e as emoções assentadas de vitoriosos e derrotados é hora de olharmos para o horizonte dessa nação. A ascensão meteórica do presidente eleito demonstra o desejo de um povo por mudanças.

Olhando a composição ministerial vejo que o novo presidente está a se levar e isso é muito bom por ministros técnicos. Também vejo uma imprensa cabresta e acéfala em seus conceitos.  

Começo estas parcas linhas falando de política para chegar no âmago deste post. Chegando ao final de mais uma desastrosa e vergonhosa temporada para o CC, ex Coritiba, o amargor e a ruindade desportiva da agremiação se faz latente no seio do torcedor coxa.

Amargando uma posição intermediária na pior série B da história o CC caminha a largos passos para um profundo aniquilamento institucional.

Lembro que nesse mesmo período, ano passado, o debate era para ver quem seria o salvador da pátria. Escrevia por aqui que os três postulantes era de uma ruindade administrativa assustadora. Nada pessoal. Apenas observações.

O exemplo do capitão eleito é devastador para o momento de análise. Por ser uma confraria, proporcionado pelo caduco estatuto o CC sempre está em amarras administrativos. Eis o motivo de sua penúria e a causa de sua falência.

Por um intrincado processo eletivo, onde se privilegia as castas agrupadas, o CEO, quando eleito, se obriga, necessariamente, a ceder espaços ou conchavos para seus séquitos. Surge assim, rapazes televisivos com peitos de pombos a assobio fino, se achando a fina flor da esferográfica.

Por culpa dessa anomalia administrativa chegamos ao inacreditável termo. G5! E pensar que já foi pior. Tivemos um triunvirato. Uma loucura. Uma aberração que tantos danos têm causado a instituição.

Para se chegar ao posto, muitas vezes o eleito, se obriga ao compadrio, aos devaneios, aos interesses nem sempre republicanos, as orgias politiqueiras de grupelhos sempre em detrimento de pessoas com comprovada capacidade técnica em gestão.

São essas ações que traz para dentro da instituição pessoas sem a menor capacidade técnica. Assim, somos obrigados a presenciar feitos memoráveis de ruindade, como por exemplo as ações de marketing onde sócios carregavam pernudos. O duro foi ler que essa era uma forte fonte de “receitas”, ou recentemente a malharia da tia maria (sic). São projetos natimortos.

O CC precisa passar por uma ruptura institucional para se salvar. Arrancar os incompetentes, de diretoria à imprensa, passando por conselhos. Essa ruptura ao invés que pregoam mal logrados e ícones pop star, vai trazer luz à instituição. Foi essa ruptura que fez MCP, no nosso ex rival.

Não acredito em bons moços com ternos lisos e cabelos engomados em gel, não acredito em dinossauros jurássicos, não acredito em personas politiqueiras que usaram a instituição para alavancar carreiras ideológicas e defender compadrios, não acredito em gerenciadores do diabo a quatro que usurparam a instituição, não acredito em comunistas que tomam, coca cola, andam de BMW e usam lacoste. Ao inferno.

Ou se faz a ruptura. Ou morremos. Escolham.

FABULATIVO.

Excelente a ideia de MCP como ministro do esporte. Competência se mostra ao vivo e a cores.

Paulo Rink

Share Button

163 Comentários em “RUPTURA INSTITUCIONAL.

  1. s, JOGARAM 109 ANOS DE HISTÓRIA NO LIXO. Isso não poderia passar impune, mas infelizmente a torcida Coxa (na qual me incluo) é passiva, e está assistindo a tudo sem dar um soquinho na mesa sequer.(2)

    Vou bater nessa tecla sempre, nomes e sobrenomes do responsáveis que quebraram financeiramente o CORITIBA para a temporada 2019:

    CONSELHO ADMINISTRATIVO
    PRESIDENTE
    Samir Namur

    PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE
    Paulo Roberto Baggio Pereira

    SEGUNDO VICE-PRESIDENTE
    Jorge Durao

    TERCEIRO VICE PRESIDENTE
    Eduardo Bastos de Barros

    QUARTO VICE PRESIDENTE
    Anibal de Paulo Mesquita Junior

    CONSELHO DELIBERATIVO

    PRESIDENTE
    Marcelo Foggiato Licheski

    PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE
    Luiz Henrique de Barbosa Jorge

    SEGUNDO VICE-PRESIDENTE
    David Colaço Meira Neto

    PRIMEIRO SECRETÁRIO
    Jamil Ibrahim Tawil Filho

    SEGUNDO SECRETÁRIO
    Airton Sozzi Junior

    Não tem desculpas.

    3
  2. O Coritiba futebol clube passa o ano pudemos ter competitivos, e reformulações departamento de futebol e que eu gostaria muito próximo ano projetamos 2019 relações vitóriosas, ou seja; buscar-lo 39ª. títulos estaduais paranaenses, Copa do Brasil como prioridades, é quebuscar-se também o calendário, e 2019 2020.

    Muitas oportunidades hegemonia do estado paranaeses. Pudemos também principais obejetivo do clube Alto da Glória retornará 1ª. divisão série A clubes grandesa , muitas conquistas estiversse ano inteiro.

    Eu sou funcíonario da empresa, Valor Brasil eu recebo meus sálarios e féria décimo terceiro também.

    abraços Eduardo

  3. Mais uma vez dizer que falou tudo é chover no molhado, nosso amigo P.R. brilhantemente dando aulas aos pseudos formadores de opiniões.
    Peguem todas as colunas do Paulinho e coloquem em prática, garanto que seria o começo de um caminho.

      1. O Samir andou falando que no caso da “catástrofe” haveria enxugamento tanto da parte administrativa quanto do futebol. É possível que muitos contratos nem sejam cumpridos até o final devido salários altos e agora pouca receita.

  4. O Coritiba ha 10 anos vem dando sinais que não vai resistir. 10 anos de penuria e sofrimento onde nego chegou com fusca e saiu com BMW. O golpe do projeto vencer foi dura e os sintomas nos definharam. Somos mais que um Prudentopolis e menos que um Londrina. Sera dificil se reerguer de novo. Torcida esta acostumada a fracassos e vergonha. A solução e fechar as portas e ter como exemplo o que a cobica, vaidade e pessimas administração causam na vida de um clube. Obrigado Coritiba, resistiu quanto pode, mas nao sobreviveu a ganancia dos eleitos. RIP.

    1. Poxa Junior. Eu achei que tivéssemos recebido prêmio pelo uniforme da malharia, mas na verdade foi o prêmio de uniforme com a pior leitura de número pelos narradores da globo. E concordo 100% com eles. Esse número estilizado e de cor preta nas costas do uniforme do Coritiba é impossível de ler mesmo para quem está próximo do campo. Fico no pro-tork inferior próximo do campo e é muito difícil ler a numeração das camisas. Nota 0 para quem elaborou esse estilo de número e ainda escolheu a cor escura por cima das costas listradas.

  5. A “rebeldia” do Bacellar com a Globo ao assinar com o Esporte Interativo vai custar caro ao Coritiba. Agora a globo não tem pressa nenhuma em assinar contrato pela B com o Coritiba. O coxa vai pagar pelo que não fez…

    1. Dos 7 clubes da série B que assinaram com o Esporte Interativo só o Fortaleza deve subir e fazer valer o novo contrato. Coritiba, Paysandu, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Figueirense e Criciúma vão ficar chupando o dedo.

  6. Em 9 anos de Projeto Vencer o estrago foi grande. 1 ano de Quinteto Azul arrebentou de vez. Acabou as esperanças do clube se reerguer, pelo menos com esse G5 a chance é nula.

    J. Mehl, GG, Tio Bacê, MITO e outros ao menos davam satisfações a torcida. O time vem sendo humilhado na segundona e largam o Argel para contar estórias nas coletivas.

  7. “É uma campanha ruim. Nada do que foi planejado a gente conseguiu chegar. O planejamento não era ganhar o Paranaense, não era ir longe na Copa do Brasil, mas era conseguir o acesso. É reconhecer, com humildade, que fizemos um ano bem ruim. Agora é jogar esses quatro últimos jogos pela nossa dignidade”, garantiu o zagueiro Thalisson Kelven.

    Pois é Thalisson, um clube que não tem ambição nenhuma, nem de vencer um modesto campeonato paranaense contra o time de Aspirantes do rival, só pode terminar o ano dessa forma. Se não conseguiu vencer um ruralzinho mambembe conseguiria o acesso numa série B onde o buraco é BEM mais embaixo? Lembrem que perdemos no ruralzinho até para o Pr Clube por 2×0, e vc viu o que foi a campanha das galinhas nesse brasileiro de série A? O que vocês tinham na cabeça para pensar que iriam bem no brasileiro? E jogar 4 jogos pela “dignidade”? Dignidade em um time com o maior orçamento da série B e que vai acabar, se muito, no meio da tabela? Vamos lembrar que o Coritiba foi em 2018 um clube com orçamento de série A jogando a B mais ridícula da história. Vocês devem um pedido de desculpas aos pobres 5.000 torcedores (em média) que ainda tiveram estômago para ir ao estádio assistir o horror que foram os jogos do Coritiba nessa temporada.

  8. Bom dia. Hoje puderemos cecar rivais, sobreviver ao G-4, diginidades! Planejamento póximo ano em 2019 2020 também temos também muitas coisas vão acontecer necessidades em caso o Coritiba FC estar de olho no G-4.

    Eu sou funcíonario da empresa, Valor Brasil eu recebo meus sálarios e féria décimo terceiro também.

    abraços Eduardo

  9. Estou recebendo de amigos atleticanos os cumprimentos de parabéns, afinal de contas alcançamos a vaga para série B 2019 com quatro rodadas de antecedência.
    Obrigado Samir. A khda foi sua, a vergonha é nossa!

  10. Já que não tem dinheiro para contratar o MCP como presidente executivo, que seria a solução mais rápida e barata, dou outra sugestão, entreguem o Coritiba para o Sérgio Maluceli iremos com certeza passar menos vergonha.
    Ele é do ramo, quer fazer dinheiro e entende de futebol mais do que qualquer um desses incompetentes.

  11. Só com os contratos vigentes de alguns pangarezinhos estamos ralados, dou exemplos práticos, Alan Costa 90 mil, goleiro tetracampeão em rebaixamentos mais de 200 mil, Alex Alves 90 mil, Jonatas Belusso 100 mil, Rafael Lima 70 mil… Só aí já estourou a folha de pagamento para fazer qualquer tipo decente, o pior é que nenhum desses servem só como exemplo, e a culpa não é dos jogadores também.
    Só mostra que estão brincando com a Instituição esses amadores, com a palavra o pizzaiolo que dizem que se julga o expert nos números.

  12. Tem torcedor cara de pau, até onde sei o Coritiba é apenas um Clube de futebol.
    Dizer que só o futebol está errado e todo o resto está bom, é brincar com a inteligência alheia.
    O engraçado é que na época do GG a postura de alguns era bem diferente, inclusive com faixas no estádio pedindo time e esquecendo a parte de reestruturação que na época realmente existia.
    Dois pesos e duas medidas?
    Caia no trecho para o debate, porque os comentários aqui não são sórdidos e sim embasados.

  13. O engraçado também são os pseudos formadores de opiniões, num determinado lugar são lights, compreensivos, simples torcedores, em outros xingam, criticam, exigem, seria o famoso jogo triplo na loteria?
    Qualquer dúvida é só checar o Tio Google que deixa tudo registrado e arquivado!

    1. Esse sujeito é um ridículo e sem noção. Quer dizer que a culpa é da torcida. Eu, vc, todos nós somos culpados pela situação do time, mas não o G5 que foi eleito e é remunerado para administrar o clube. Na minha opinião essa pessoa quer criar polêmicas para aparecer, porque não acredito que uma pessoa normal escreva aquilo e acredite no que publicou.

    2. Estamos a 10 anos no planejamento de longo prazo do “projeto vencer”. Mas mesmo assim para alguns imbecis o resultado ainda não foi o suficiente, devemos esperar pacientemente por mais 10 anos de “planejamento de longo prazo”.
      Então qualquer m3rd@ que se jogue ao vento e diga que é planejamento merece ser seguido à risca durante anos e anos mesmo que custe a existência de uma instituição?
      Que planejamento é esse onde você tem 18 concorrentes com recursos financeiros pelo menos 10x inferior ao seu e você consegue ser pior que 9 deles?
      Sério, eu tenho que voltar para a faculdade e estudar tudo de novo pois o que aprendi nos últimos 20 anos terei que jogar tudo fora. Eu não devo ter aprendido nada mesmo.

  14. Deveríamos tentar ser mais justos, ainda se fala em goleiro tetra rebaixado. O Wilson nos salvou por pelo menos duas vezes do rebaixamento da série a, quase sempre teve boas atuações pelo Coritiba, inclusive fazendo grandes defesas em diversos jogos. Se forem pesquisar os jogadores que foram também tetra rebaixados, um deles é um campeão do mundo pela seleção brasileira, o Vampeta. Há também outros que foram várias vezes rebaixados, alguns tiveram passagens pela seleção brasileira.
    As críticas são válidas, desde que justas. Não se pode criticar um ou outro jogador por rebaixamentos, primeiramente porque o que mais influi em um clube de futebol é sua condição financeira, isto é o principal. Também a direção e outros fatores, um jogador por si só tem menos culpa, os clubes que são rebaixados quase sempre são os mesmos (Vitória, Santa Cruz, por exemplo).
    Este site por já ter uma boa penetração, poderia fazer críticas mais específicas, para inclusive tentar melhorar a situação do clube, no que pudermos fazer. Por exemplo, o preparo físico do time não está bem. O técnico Argel também tem suas falhas. Talvez até mesmo o setor de nutrição pode não estar fazendo um trabalho adequado a um clube profissional.
    Este é outro aspecto importante, a nutrição. Se alimentarmos com alimentos gordurosos, que contêm muito açúcar, além de outros indigestos, o rendimento da pessoa é bem inferior, seja nos esportes, no trabalho e em qualquer atividade, o contrário de quem se alimenta com frutas, legumes, por exemplo. Isto qualquer pessoa pode experimentar e verá que tem mesmo grande influência.
    Deveria haver uma inspeção mais profunda no clube, para ver o que está acontecendo, para tentar melhorar na temporada que vem.

    1. “Se forem pesquisar os jogadores que foram também tetra rebaixados, um deles é um campeão do mundo pela seleção brasileira, o Vampeta. Há também outros que foram várias vezes rebaixados, alguns tiveram passagens pela seleção brasileira”.

      Pois é, comungo com você, porém quantos títulos ganhou o Wilson?

  15. Time com maior orçamento, maior em tudo do que todos na Série B mais varzeana da história, e tem gente que vem falar em planejamento e preparação física!!
    Não é à toa que nos encontramos aonde estamos, desculpas para a mediocridade ficando nem entre os 10 primeiros na Série B mais varzeana da história.

    1. A verba dos poodles só para alguns teóricos que falam em preparo físico, é menor que 14 times da Série A.
      Estão entre os primeiros no campeonato, só não estão melhores porque foram operados, semifinalista da sul-americana, respeito no Brasil todo e sempre beliscando vaga na libertadores.
      O problema bidu não é estrutura mas sim quem comanda, com esses incompetentes poderíamos ter a estrutura do Barcelona que nada aconteceria.

      1. Eu também concordo em parte com você. Mas são realmente vários fatores, não se pode apenas falar sobre a verba, que em alguns casos realmente não é suficiente. A direção também tem grande participação. Mas há também a questão do técnico, por exemplo, pois provavelmente não está fazendo treinos específicos de fundamentos de jogadas. São vários os fatores não se pode deixar de considerar nada.

Deixe uma resposta