- OPINIÃO

PLANO MARSHALL.

Ao final da segunda guerra mundial, com a economia europeia e boa parte da Ásia em frangalhos, os americanos liderados por George Marshall, formularam ancorados na doutrina Truman, planos para a recuperação econômica destes países.

Claro, por trás da “bondade” americana estava o intuito de conter o avanço soviético e sua ideologia comunista, bem como “desovar” os estoques de suas indústrias. Vale lembrar que a indústria de base americana não foi afetada pela guerra. Dentre tantas coisas, aí nasce uma filosofia que conhecemos hoje como marketing.

Recebi um e-mail de meu amigo “negão”. Atenção politicamente corretos se seu chama-lo pelo nome ele fica irado comigo – atleticano de quatro costado – que por masoquismo me acompanha por aqui, sempre para tirar um sarrinho. Diz ele não compreender minha posição quando escrevo sobre ruptura institucional e defendo a permanência da diretoria atual do CC.  

Quem me acompanha por aqui sabe das minhas críticas aos três postulantes a CEO do verde durante o processo eleitoral. Sou contra o impedimento, da atual gestão, pois entendo que a diretoria atual foi eleita de forma democrática, até onde sei não cometeu nenhuma irregularidade administrativa. A ruindade em campo não justifica o ensejo, pelo menos penso assim. Respeito manifestações contrárias. Esse espaço é justamente para isso. Debater ideias.

Até entendo que o atual CEO tem lá sua culpa. Porém, não podemos responsabilizar o mesmo por todos os danos causados a instituição. Acontece que todos que passaram pelo CC foram é são ruins. Logo o estrago advém de muitos anos. Paladinos da moral e da administração também levaram o CC a bancarrota.

Não é esse tipo de ruptura que proponho. É mais profundo. A ruptura é nos conceitos, nos fundamentos administrativos e orgânicos da instituição. Porém, sei que nem a instituição, muito menos a torcida estariam preparados para tal evento. Muita gente “boa” seria varrida da vida do mesmo.

É sabido que o sistema atual de administração do CC faliu. Nem G5 e muito menos um triunvirato resolveram e vão resolver o problema de gerenciamento do clube. Precisamos abrir o clube. Uma nova e, ousada, mentalidade é necessária.

Rupturas, nesses termos, causam dissonâncias. Entendo que o clube perdeu grandes chances de modernização. Faltou visão empreendedora para seus dirigentes, como exemplo cito a escolha do Catar como sede da copa vindoura. Ali estava e está o dinheiro. Bons projetos em parceria e os árabes abririam os cofres.  

Agora é hora de elaborar um minucioso plano de “reconstrução”. Dever-se-á elencar quatro pontos fundamentais: esportivo, estrutural, econômico e, principalmente, um audacioso programa de marketing que resgate a ferida alma coxa branca.

Esse programa deve constar todas as primícias básicas e elementares da organização para os próximos vinte anos. A isso chamamos de planejamento estratégico a longo prazo, coisa básica para qualquer entidade.

Agora é hora de mostramos se somos avestruzes ou Fênix. Se enfiamos a cabeça num buraco, ou se renascemos das cinzas.

Paulo Rink.

Share Button

89 Comentários em “PLANO MARSHALL.

  1. Quais seriam, seus planos. Inicíar bons ano dignos melhor 2019 2020 tragam orçamento baixos dessas próximas temporadas e compor expectativa vão ter competitivos estaduais PR, Copa do Brasil.

    Como princípais objetivos retornar elite especíais, primeira divisão série A? Tem soluções brigasse aos títulos.
    Abraços dessas cartas para Eduardo Requião Lopes dos Santos 42 anos

    “O diretor executivo Rodrigo Pastana, ex-Paraná Clube, aceitou a proposta do Coritiba para ser o novo comandante do departamento de futebol. Ele chega com a missão de conquistar o acesso na Série B em 2019 e acalmar os bastidores no Alto da Glória em um período de crise política.
    Em nota oficial no site publicada na tarde desta segunda-feira (19), o Coritiba oficializou a contratação. A apresentação será nesta terça-feira (20). “A contratação aconteceu depois de alguns dias de negociações e veio também após o desligamento de Paulo Pelaipe de suas funções, que esteve no clube até a 36.ª ”

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/coritiba/pastana-confirma-acerto-com-ocoritiba-vou-

    1
  2. Excelente P.R.
    Ótimo ponto de vista. Não vejo o Samir com o conhecimento necessário para promover essa mudança mas tbm acho que já não resta outra alternativa. Talvez com menos dinheiro os ratos sumam do Alto da Glória e surja alguém responsável por restabelecer a ordem.

  3. Os idosos estão babando de alegria pela desgraça dos outros. Velhinhos, os seus cabelos estão caindo e os seus dentes também, tem uns que nem cabelo tem mais na cabeça. Vão tomar viagra e fazer dança de salão. KKK

  4. Porque a pressa em apresentar esse monocelha?????
    Vamos ficar de olho no empresário dos jogadores que vão chegar.
    Será que vão manter o padrão projeto perder. Só para relembrar, vai que eles esqueceram:
    1) Bixado. Jogador que nos últimos anos passou quase todo tempo do DM.
    2) Problemático. Jogador que já foi afastado uma ou mais vezes por indisciplina.
    3) Ex-jogador. Um dia jogou um pouco, há muito tempo não joga nada.
    4) Jogador completo (Bixado, Problemático e Ex-jogador).
    Para fechar o planejamento com chave de ouro, renovação com treinador com fantásticos 43% de aproveitamento.
    Série C nos espera.

  5. Velhinho é, me sinto honrado se pensou que iria me insultar não conseguiu. Aliás alguém sabe sobre o desligamento o Bagio do quinteto azul? Diz a lenda que ele está sofrendo pressão de seus pares políticos para continuar com o Sumir e cia, mas será que é tudo lenda??????
    O sujeito que nos chama de velhinhos será que tem alguma informação sobre a saída do Bagio?

  6. Vendo Pastana chegar, vcs lembram do tal Will quando veio do time do cabeção uma certa ocasião o que resultou? O único reforço do time dos viadutos que serviria para o Coritiba seria Carlos Werner, fato inquestionável.

  7. Só garanto uma coisa 100%, o Príncipe Namur que sem nenhuma dúvida era o mais preparado para alguns, não entende bulhufas de futebol.
    Essa tese de propor o jogo, deve ter aprendido com o expert de futebol que usa sapatinhos de cromo alemão.
    Argel é varzeano e nunca propôs o jogo, se queria alguém com esse perfil contratasse o professor Pardal Fernando Diniz então.

  8. Will, Zé Carlos vendedor de redes do Maranhão, Mazuco e outros menos requisitados dos galinhas azuis nunca deram certo para nós.
    Aliás eles não são referência para nada, agora temos Matheus Costa treinador de escolinha e sócio da Fúria Independente, junto com o tal Pastana que montou o pior time da Série A.
    Sabem muito de futebol o Quinteto Azul!

  9. Ano novo vida nova 2019 anos de muitas glórias e conquistas e estiver-se muitas expectavas trazem emoções daqui adiantes serão meus planos, portanto que nós puder acreditar muito próximas temporada e que informarmos, que chegada departamento futebol do Coritiba FC, Rodrigo Pastana, terá orçamento baixo, podem-se ter necessidades anos muitas competitivos, Campeonato PR e a Copa do Brasil e também princípais objetivos e do clube Alto da Glória é que retornar elite especíais acessos 1ª. divisão?
    Abrações nação Coritiba FC Eduardo Requião Lopes dos Santos 42 anos

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/coritiba/coritiba-comeca-limpa-no-futebol-e-abre-processo-para-desligar-11-profissionais-elqzqc9wak9ktc6xma26yhsjn/

  10. Atualizando pedido de assembléia do sócios para destituição do presidente Samir Namur.

  11. Na primeira noite de gala o quórum foi ridículo, tanto que a maior prova é que não temos imagens, fotografias e relatos.
    Agora não adianta quererem enganar a torcida, mesmo juntando um índio de cada tribo para fazer volume, o show de horrores não pode parar meus amigos.

  12. Se tivéssemos uma imprensa atuante já estaria em todos os portais o q teria a dizer o presidente do conselho do Imortal sobre a assembléia dos sócios pedindo a destituição de S. Namur.

    Como não temos é mais fácil falar qual pangaré deve ficar pra 2019. Aliás, pergunta de quem não conhece a história do CFC.

  13. Meu comentário foi a nível de repórteres, se for pra um patamar acima a coisa fica pior.
    E pensar q eu escutava a Turma do Bate Papo ou o Grande Placar Esportivo B2.
    Melhor nem citar os nomes, capaz de deixar uns e outros sem rumo.

  14. Não escuto a Banda B, mas diz a lenda que tem muitos conselheiros que estão afim de perguntar para esse Tal Osmar Antonio o que faz dele advogado do Sumir. Sim advogado, pois diz a lenda o cara e um defensor ferrenho do Quinteto Azul, eu confesso não ouço e nem sei do que se trata.

Deixe uma resposta