- OPINIÃO

MADE IN “CHINES”.

Nestes dias, em reflexão, assistindo jogos do Coritiba pela TV, muito triste desesperançado com a postura terminal daquele que um dia foi o maior time de futebol do Paraná.

Neste momento não pude deixar de lembrar do Evangelino, o Chinês, nosso grande e vitorioso presidente, que a nossa história conta que foi grande sem TV, foi grande quando apenas 2 times de cada país disputavam a Libertadores, foi grande e campeão quando a Copa do Brasil se chamava Torneio do Povo, foi grande quando a final do Brasileiro foi no então templo do futebol brasileiro, o Maracanã, com 97 mil pessoas torcendo para o time carioca.

E quando o governo militar construía estádios maravilhosos Brasil a fora, o Chinês teve a coragem de construir o Couto Pereira, sem dinheiro do povo, apenas com recursos do próprio Coritiba.

Hoje alguns alegam que o Petraglia é um Evangelino digital, moderno. Ledo engano, hoje o Petraglia tem dinheiro da televisão, patrocínio nas camisas, BNDS, Fomento Paraná, participam da libertadores as vezes até 9 vagas brasileiras.

Na história do futebol do Paraná nada se compara ao grande Evangelino da Costa Neves. O que o Coritiba precisa hoje é de um presidente com o mesmo espírito vencedor do Chinês. Um presidente que tenha um profundo amor pela nossa camisa, um presidente que respeite o nosso maior patrimônio, a torcida Coxa Branca.

Mesmo sabendo que jamais vai existir outro Evangelino, nós torcedores esperamos que o próximo presidente tenha uma pequeníssima parte da capacidade de entender a verdadeira grandeza do nosso glorioso Coritiba FC que o eterno presidente tinha.

Share Button

105 Comentários em “MADE IN “CHINES”.

  1. Indiscutível a capacidade do Chinês, porém teve seus momentos de S. Namur.
    Vamos a alguns deles.

    Ficou uma década sem ganhar nenhum título, segue os anos.
    1970, 77, 82, 83, 84, 87, 92, 93, 94, 95.

    1. Albano não quero polemizar com vc, mas comparar por um momento que seja o Evangelino com o Samir é sacanagem. O Chinês em 17 anos estaduais, torneio do povo, fita azul na Europa, campeão brasileiro, construiu o Couto e pagou, e lembre caro Albano, lá os times eram recheados de craques, cada time tinha 4,5 craques de primeiríssima linha, hoje 4 ou 5 times do brasileiro tem craques em pleno vigor, ou são muito jovens ou já velhos voltando da Europa ou Ásia. Abraço Albano!

      5
      1. Oi Orley. Comungo com você, nem tem como comparar, mas Evangelino teve sim alguns momentos ruins, é só verificar, são fatos. Porém em momento nenhum apagou as conquistas. Abraço.

        1
  2. Por outro lado, antigamente eram só duas vagas na Liber, Orley tem razão, porém as fórmulas dos campeonatos davam chance de clubes intermediários chegassem a final, vide Sport, Bahia, Coxa, Bangu, Guarani etc.

    Na era dos pontos corridos acho q só o trétis foi vice. Ou seja se tem mais vagas na Liber por outro lado as equipes grandes continuam faturando titulos.

    3
  3. Já sobre a comparação com o Tio Pet rende uma bela polêmica. Vale lembrar que no mesmo ano q o Pet assumiu o trétis Evangelino renunciou a presidência no alviverde.

    Portanto a comparação é difícil de fazer pelo conflito de épocas.

    2
  4. Então amigos é a estoria do copo meio cheio ou meio vazio.
    Infelizmente no Imortal tudo só piorou, principalmente nessa era Indomável desses 10 anos de Projeto Vencer

    2
    1. O problema é o povo querer ver o copo “meio cheio” sabendo que dentro dele só tem uma gota de água.
      “Poderia ser melhor, poderia não ter nenhuma”.

      Ou ainda, não adianta o copo ser meio cheio se for de m…rda…

  5. Sei que as vezes tem torcedor não gosta quando lembramos dos momentos ruins de dirigentes consagrados, porém não tem como transformar a história numa colcha de retalhos.

    3
  6. Eu concordo com o Texto do Orley e assino embaixo, vou mais além se alguém merece um busto no couto, esse alguém se chama Evangelino da Costa Neves . Talvez a diferença do MCP com o Evangelino, além das épocas o Chines diferente do MCP não era um cara politico. Já em 92 quando não subimos depois naquele maldito jogo contra o Bugre aonde meteram a mão no CORITIBA. A volta do Chines não foi a volta de um cara atualizado, tanto que é fato que tiraram ele para a entrada do Trio. Nesse época eu fazia parte da organizada me lembro que o goleiro Luiz Henrique queria ficar mas o Chines falou que já tinha goleiro (era o Rafael). O resto já sabemos foi terrível a administração do Chines a ponto dele sair.

    1
  7. Eduardo Requião Lopes dos Santos e tenho 42 anos

    Já temos notícias.!

    Eu informo em que excelente trabalho esforços, senhor jovens presidente do Coritiba F.C S, Namur trouxermos reforços e patiarmos Rafinha, como experiência Rodrigão Wilson e Alex Muralha, e vieram da bazes Juninho Thiago Lopes, e também fizermos pacotão de $ 15 reais e cincão para puder enchermos estádios Alto da Glória Couto Pereira e pudemos mantém a promoções.

    Restantes do ano segundo semestre. para nos voltar e reinicíos do Campeonatos Brasileirão da Série B, após da Copa América.

    Parabenizarmos diretoria, alviverde dessas oportunidades e clássificar para acessos série A e 1ª. Divisão com três jogos antevidências. Ter punhos fortes e objetivos maiores chegasse mínimos entre os quatro primeiros trazermos nossos torcedor.

    1
  8. Mais um detalhe, os especialistas, experts, estudiosos e ícones do futebol quando o assunto é Coritiba, como sempre irão apoiar os mais preparados sem nenhuma dúvida depois dos discursos.

  9. Arauto da Oposição ou Situação mais uma vez dando aula como se faz política.
    Depois de apanhar várias vezes nas urnas, parece que aprendeu mesmo que para isso tenha que ter traído ex amigos.

    1
  10. Agora dizem que o comunismo acabou…kkkkk, só mudou de nome para esquerda social democrata!
    É mais chique, assim como iPhones, camisas do jacarezinho ou férias nas praias cubanas!

    1
  11. Arauto da Situação e sua turma irão cobrar a boleirada no CT.
    Os pangarezinhos apenas dão risadas dos amigos do Arauto e do mesmo, acham que entendem muito de futebol!

    1
  12. Vejam que ironia, para essa turma toda que acha que manda bem no assunto futebol.
    Seus professores foram tipos como Ramirez, Oscar Yamato, Felipe Everest Ximenes…não é por acaso que nos encontramos numa situação privilegiada!

    1
  13. Será que o Comuna tá comendo paella hoje?
    E os senadores que votaram contra para o desarmamento, agora exigem escolta armada para jornalista supostamente ameaçado?!
    Vejam senhores quantas ironias desses comunas!

    2
  14. #Fim Alan Costa. Informamos que nós bastidores clube Alto da Glória Couto Pereira reafirma Alan tem vinculados ao Corinthians, novo reforço!!! Me confirme que o Coritiba-FC anúciam reforços vem do Corinthians zagueiro capitão abraços saudações alviverde Eduardo Requião Lopes dos Santos tenho 42 anos

    2
  15. Quer dizer que o menino que gostava de cortar Pinus no CT reapareceu?
    Também gostava de dizer que Aqui o Pau Tora, churrasco com Alex , Rafinha e salários polpudos no Coritiba recebia !!
    Como falei anteriormente, sempre os mesmos pois são conselheiros vitalícios, a próxima eleição já está ganha!

    1
  16. Ontem os talentos do Aspirantes tomaram de 3 do Figueirense.
    Façam uma pesquisa no Tio Google que deixa tudo registrado e arquivado, vejam quanto tempo os caras que comandam nossa base leia-se Sérgio Megheto e André Leite trabalham no Coritiba.
    Realmente nosso Glorioso é um case a ser estudado, o Clube que dá a maior estabilidade profissional aos trabalhadores que não entregam nenhum resultado.

    1
  17. Deveriam reforçar também com o menino Thalison Kelvin, além do empresário ter raízes alviverde, os especialistas do futebol quando o assunto é Coritiba já disseram que o mesmo tem tudo para ser um grande zagueiro inclusive com faro de artilheiro.
    Qualquer dúvida é só verificar no Tio Google que deixa tudo registrado e arquivado.

  18. E nos pudemos dizer que estaria, planejamos e estratégico retomadas segências nas tabelas possa ser equilíbrios de jogos.
    Ou seja, favorecimentos o Coritiba F.C.!
    E nos pudemos dizer que estaria, planejamos e estratégico retomadas segências nas tabelas possa ser equilíbrios de jogos.
    Ou seja, favorecimentos o Coritiba F.C.!

    Olá, boas semanas para todos nós e muitas saúdes. Sou aluno Escola Especial internacional da Aldeia e torcedor Coritiba F.C Eduardo Requião Lopes dos Santos tenho 42 anos Aos grupos WhatsApp, e puder-se acreditar muito e ter fé estarmos jutos, reunir nos bastidores clube Alto da Glória e faremos boas campanhas grandezas vitóriosas.

    E conquistas. Darão foto-de-confianças para crenarmos no Campeonatos Brasileiros a série B, e puder classificar estarmos nos três pontos e no G-4, muitas passam baixo das pontes possam mudará tudo necessidade.

    Puder também enfraquentar G-4, e irá longe destas oportunidades após da Copa América. Entre os quatro primeiros retornaram 1ª. Divisão.
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *