- OPINIÃO

FUTURO? QUE FUTURO?

Nos anos 50 os grandes clássicos sempre , aconteciam na bela Vila Capanema, sempre lotada, então estádio do poderoso Clube Atlético Ferroviário, onde o CoriCaf era o jogo do ano. Um tempo no qual todos os jogos do Coxa eram com casa cheia, em qualquer estádio em qualquer lugar.

Com o tempo veio o Couto Pereira e grandes públicos faziam tremer o velho gigante de cimento armado, como dizia o saudoso Lombardi Júnior, grandes times, jogadores excepcionais, para conseguir um bom lugar tínhamos que estar no estádio as 14 horas, mas valia pena pois nas preliminares assistíamos meninos como o Olívio, Jetson, Duílio, Dirceu e outros guris bons de bola.

Onde o grande Coxa jogava, desde os pequenos estádios do Paraná até gigantes como Maracanã, Mineirão, Morumbi, todos os jogos fora, sempre com os estádios cheios, torcidas locais inflamadas pois ali no gramado estava o grande Coritiba FC, um gigante a ser batido, a média de público do Coxa era 28 mil torcedores / ano. Com o tempo, veio a televisão, e começa a necessidade de grandes times para atrair a atenção do torcedor e motiva-los a ir ao estádio.

As duas derrotas na Copa do Brasil dentro do Couto com a vantagem do resultado foi um baque emocional muito forte, e em seguida a sequência de Presidentes sem qualidade, brigas internas pelo poder, dirigentes sem o menor vínculo com a nossa história, a torcida foi se afastando do Couto, a desmoralização do regional, trouxe de volta ao interior os grandes jogos do RGS e de São Paulo e nossos estádios esvaziando.

Hoje o Couto Pereira recebe públicos ridículos, primeiro porque o torcedor que vai aos jogos sabe que o risco de uma derrota é sempre maior que o de uma grande vitória e também pela falta de um ídolo, um ícone motivador, que despertasse no torcedor a velha paixão Coxa Branca. E para piorar, esta administração transformou o grande Coritiba num timeco de quermesse, sem brilho, sem emoção com o torcedor sabendo que com este presidente o único lugar que poderemos chegar é o fundo poço.

E o futuro? O que nos espera?, Pois dia a dia, cada fracasso, diminui a paixão da torcida pelo Couto Pereira, queda de público, receita minguando, sem artistas de qualidade no palco da bola, sem perspectivas, a curto, médio e longo prazo estamos caminhando firme e forte para o fim da instituição. Precisamos urgente um choque de paixão, um grupo diretivo que compreenda a importância do Coritiba, que tenha o foco nas vitórias, que trate o futebol como espetáculo, colocando em campo, senão grandes nomes, mas pelo menos atletas compatíveis com a nossa grandeza e com a força da nossa torcida. Se isso não acontecer poderemos sem problemas nenhum vender o Couto Pereira, aplicar o dinheiro numa empresa petrolífera internacional ou aplicar numa festa da bolsa de valores e viver de rendas.

E para nossos eventuais jogos poderíamos usar o Janguitão, estádio ecológico do extinto J.Malucelli. Seremos uma espécie de América carioca com dinheiro no bolso. É isso que queremos para o futuro do Coritiba?

Orley Antunes

Share Button

24 Comentários em “FUTURO? QUE FUTURO?

  1. TransaméricaEsportes
    @TEsportes
    #CoxaNaTransamérica – URGENTE!!! O Coritiba F.C anúcia dois reforçaram para restantes da temporadas e traça metas 2019; Marciel de 24 anos e vem com ele ex-Ituano também desembarque em pinhais de Curitiba.

    Paranaenses terão sequência positivais buscar princípalmente obegetivos elite especíais brasileiros, acessos série A e primeira divisão afirmamos informações apuradíssimas. @PapodeCraqueCW! .

    Abraços saudações alviverde
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 42 anos

  2. Ótima coluna. Eu acredito ainda ser possível construir um novo estádio com capacidade para 25 mil torcedores na região metropolitana. Porém o valor dos imóveis não para de cair e a economia vai dando sinais de que a euforia com o novo presidente passou e enfrentaremos uma série crise econômica. Não é só o Coritiba mas todo o mercado do futebol vai sofrer.

    1
    1. Meu reconhecimento ao senhor Tio Pet. Esse sabe como faz. Enquanto isso Coritiba e paranito comandados por ex-integrantes de torcidas organizadas. Depois ninguém sabe pq um só cresce e os outros dois só afundam.

      2
  3. Parabéns pelo texto Orley, muita gente me chama de pessimista, mas digo há 4/5 anos que o Coritiba tomou o rumo do fim, caminha a passos fortes para acabar. E todos que aceitam que esse inconsequente continue na presidência são coniventes. Pobre Coritiba.

    1
  4. Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
    TransaméricaEsportes
    @TEsportes
    #CoxaNaTransamérica – URGENTE!!!

    Termos novidades; o Coritiba FC anúcia chegadas reforços de peso nivelmente da série B; pudemos dizer futuros próximo fazermos boas campanhas melhor e disputarmos novamente acessos série A e primeira divisão, desembarque.

    Em pinhais de Curitiba PR Marciel de 24 anos vem com ele ex-Ituano; já estão aqui em Curitiba, exames médico realizam seus contrato novo clube e o Coritiba F.C dessas informações apuradas. @PapodeCraqueCW!

    Saudações alviverde
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 42 anos

  5. Parabéns Orley. Comungo 100%.

    Outro detalhe só para avisar. Vai levar chinelada da Ponte Preta. Depois não adianta vir com agressões.
    Tudo devidadmente aviso, este amontoado de pangarés nos farão passar mais vergonha este ano.

    SAV

    1

Deixe uma resposta