- OPINIÃO

FELIZ ANO VELHO!!!

Procuro nas linhas escritas por Marcelo Rubens Paiva, algo que me remeta ao futebol Coxa-Branca nesses últimos anos, mas precisamente em 2018/19.

Feliz ano velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Aos vinte anos, ele sobe em uma pedra e mergulha numa lagoa imitando o Tio Patinhas. A lagoa é rasa, ele esmigalha uma vértebra e perde os movimentos do corpo. O seu texto é um relato da luta para conquistar pequenas reações do corpo e aos poucos, se dá conta de sua nova realidade: a compreensão precoce “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas”.

Samir Namur eleito com 1.070 votos, se baseou nisso para afirmar no início de sua gestão que tinha o “respaldo” do sócio Alviverde para implementar as suas ideias na administração do Clube. O que vimos depois é que os seus ideais se perderam no tempo e foram sucumbidos pelo resultado do campo. A bola pune a incompetência, diriam os mais experientes e foi isso o que ocorreu no Coritiba em 2018.

Entramos em 2019 com novas promessas, aliás, as mesmas de 2018, mas com novos personagens para colocar em prática o objetivo da Diretoria Coxa. Que no final acabou ocorrendo o que Samir e toda a Nação Alviverde queria, mais por causa da inoperância dos nossos adversários, do que pelo futebol apresentado pelo time do Coritiba. Nos resta esperar o balanço financeiro de 2019 para sabermos o preço desse acesso, já é sabido que a dívida do CFC irá aumentar e graças à DEUS, o acesso à série A ameniza e muito o prejuízo causado pela atual administração.

2020 é ano de eleições no Clube e supostamente o último ano de gestão do Samir Namur na presidência do Coritiba, isso pode ser entendido como um alivio para o torcedor Coxa-Branca ou como algo temerário por entender que Samir pode deixar o Clube ainda numa situação mais caótica do que encontrou em 2017. As boas notícias até hoje são as “dispensas” de atletas como o Thalisson Kelven, Rafael Martins e o Romércio, a barca Alviverde que deverá zarpar do Couto ainda espera por Vitor Carvalho, Júlio Rusch, Sávio, Iago Dias e cia.

Especulam-se as renovações do Giovanni, Sabino, Nathan Ribeiro e Matheus Sales. Além dos retornos do Wilson paredão, Matheus Galdezani e Guilherme Parede, até aqui um time de série B que irá jogar na elite do futebol brasileiro. E as prováveis contratações do atacante André balada e do zagueiro Rafael Thiery, ambos junto ao Grêmio porto-alegrense em troca do lateral Alviverde Kazu, que nesse ano sofreu com contusões na base do tricolor gaúcho. E sondagens sobre as vindas do meia Guerra (Palmeiras) e do atacante Berrío (Flamengo), ambas contratações que se efetivadas na visão do nosso presidente, seriam de levar o nosso torcedor a receber os atletas no aeroporto. Coitado do Samir Namur… Seu entendimento de futebol é tão superficial, quanto essa sua análise sobre os possíveis reforços do Coxa para 2020.

E finalmente abordo o tema técnico do Coritiba, a vontade geral do G5 era a permanência do Jorginho, que conseguiu o acesso e sem jogar um futebol que agradasse a nossa torcida. Aí o acerto financeiro não ocorreu, normal até então essa situação, partiram para conversar com o Odair Hellmann, que logo acertou com o Fluminense. Ambos treinadores da escola com futebol de jogo retroativo, aí surge o nome do Eduardo Barroca como o novo treinador do Coritiba, um técnico que joga o seu time para o ataque. Eu me pergunto: será que o departamento de futebol Coxa-Branca tem um planejamento para o ano todo? Como podem trocar de conceito sobre o futebol em poucas semanas? Nem vou entrar no mérito de competência desses profissionais que citei, mas quero alertar sobre a falta de identidade do futebol que será apresentado pelo Coritiba durante o ano de 2020!

Termino com a frase que escrevi lá no início dessa reflexão: “o futuro é uma quantidade infinita de incertezas”.

Que DEUS nos ajude em 2020!

Share Button

33 Comentários em “FELIZ ANO VELHO!!!

  1. Tem influenciador digital falando sobre o número de penhas q devem sair vai Terminal Guadalupe.
    Sendo assim comunga q tinha bastante tiriça, ou seja, diretoria amadora contratando um monte de pangarés.

    1
  2. Quero pedir pra galera ajudar a ir completando os penhas etc…

    💩 💩 💩💩 💩 💩

    1- César Benitez, 🚍
    2 – Alan Costa,🚍
    3 – Alex Alves,🚍
    4 – Wellington Simião, 🚍
    5 – Pablo, 🚍
    6 – Fabricio Alvarenga, 🚍
    7 – Carlos César, 🚍
    8 – Abner, 🚍
    9 – Vinícius Kiss, 🚍
    10 – Jean Carlos, 🚍
    11 – Bruno Morais, 🚍
    12 – Chiquinho, 🚍
    13 – Leandro Silva, 🚍
    14 – Alisson Farias, 🚍
    15 – Uillian Correia, 🚍
    16 – Jonatas Belusso,🚍
    17 – Rafael Lima,
    18 – Carlos Eduardo,
    19 – Guilherme, 🚍
    20 – Escobar, 🚍
    21 – Giovanni,
    22 – Wanderley,
    23 – Savio,
    24 – João Victor, 🚍
    25 – Felipe Mattioni,
    26 – Fabiano,
    27 – Welinton Junior, 🚍
    28 – Rodrigão, 🚍
    29 – Juan Alano,
    30 – Muralha,
    31 – Elyeser,
    32 – Sabino
    33 – Patrick Brey,
    34 – Francisco Arancibia 🚍
    35 – Lucas Tocantins,
    36 – Diogo Mateus,
    37 – Matheus Salles,
    38 – Rafinha,
    39 – Wellissol,
    40 – Robson,
    41 – Kelvin,
    42 – Serginho,
    43 – Nathan Ribeiro…

    1
  3. Tudo isso mais esses treinadores pra passar dois anos na B sem ganhar nenhum título.

    1 Sandro Forner
    2 Eduardo Batista
    3 Tcheco
    4 Argel Fucks
    5 Umberto Louzer
    6 Jorginho

    1
    1. Ou ainda “em terra de cego, quem tem um olho é rei”.
      É só ser minimamente crítico para chamar de corneta quem apenas vê que nosso CC virou time de Pólo, ou Horseball

  4. Estou com parente estadunidense atualmente morador na Dinamarca em casa. Hoje encerrei o ano com os meus colaboradores. Meu filho se agarra na propriedade que tenho no litoral e se manda para lá com a namorada, as filhas já são casadas, ( um segredo acho que os genros me sugam 😂😂) mas voltando a realidade o texto é simplesmente perfeito nada a acrescentar apenas aplaudir . E muita maça com mel com a próxima data. Como fui cobrado no meu comentário anterior não me lembro se por ex presidente ou algum ex diretor do CORITIBA FOOT BALL CLUB Na palavra “CORAGEM” tenho substituir pela palavra por ” HUMILDADE”. E acho que o Bagio concorda, estão lendo a menor só falta HUMILDADE em dar os CRÉDITOS, né, Samir Namur?

  5. Dr apenas lamento, pela coletiva do Samir Namur citar entre linhas o VOZ DO COXA, e não dar o créditos, acho que é um problema da assessoria do Club, as vezes deve ser doído dar os créditos, sei lá? Mas pode ser influencia da maior! Vá saber? Mas é fato inquestionável que a MENOR pauta isso é fato. Pode ser que não tenham HUMILDADE para admitir, acho que o Samir Namur sabe disso?

  6. Ainda não entendo um ex presidente que foi ESCRACHADO ir na conversa do atual vice do CD, deixa ele vir sozinho na cara e coragem presidente não segura a onda dele não. Deixa o MANÉ vir, aliás ele lhe queima ainda mais, e vc é inteligente ex presidente. Posso estar errado mas acho que o atual prefeito concorda comigo,mas vá saber,,,,,,,,,!!!??? iH será que esqueci do figura algemado?🤔😈

  7. Feliz 2020 á todos os menorianos e a todos que espiam também(não são poucos)kkkk.Que o nosso futebol e principalmente o Coritiba fiquem cada vez mais longe da mesquinharia e da cretinice que vemos por aì.SAV.

  8. Uma injustiça de sua parte Albano, quando falou do mais preparado sem nenhuma dúvida de acordo com os especialistas do futebol quando o assunto é Coritiba, teve título sim e foi campeão nesses dois anos. Não esqueça a conquista dos piás do Couto na Taça Dionísio Filho!

    1. Verdade Thor, falha grave de minha parte ao esquecer essa conquista extraordinária apresentando ao Brasil o futebol arte do maestro J. Ruch e outras feras da gestão sob o comando de S. Namur, o + preparado.

  9. O rapaz que pinta o cabelo, vulgo Multi Cientista, apareceu em bandas vizinhas kkkkk. O engraçado é ele e o ex Gerenciador de Crises serem as referências.

  10. Diz a lenda , que tem especialistas do futebol quando o assunto é Coritiba fazendo cursos intensivos para futuras avaliações, os principais gurus dos mesmos seriam o Pensador de Colombo e a Noiva do Ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *