- OPINIÃO

EU PAREI EM FRENTE AO PORTÃO…

Olá amigos.

Essa semana estive numa reunião num escritório situado ali na rua Mauá. Como gosto de caminhar fui do centro, onde trabalho, até a mesmo a pé. Confesso, que fazia muitos anos que não subia a Itupava, entrava pela Ubaldino até chegar na igreja Perpétuo Socorro.

Fiz esse trajeto lembrando de quantas vezes, na juventude, fiz isso. De dia, ou a noite, indo até o Couto Pereira. O tempo é cruel. Ao chegar defronte ao estádio notei que deram uma “repaginada” na velha estrutura. Em administração chamamos isso de “maquiagem do coco”. Enfim, não vi as famosas samambaias. Já considero um progresso.

Porém, ao chegar diante dos portões da Mauá um estranho sentimento adernou minha alma. Senti que não sentia nada. Tautologia.

Estranho, pois tenho nas lembranças num passado já longínquo tantas e tantas loucuras que fiz em nome de um amor que considerava inabalável.

Sentado ali junto ao meio fio do outro lado da rua, fiquei a olhar pro velho portão. Voltei no tempo. Busquei no passado as dores das chacotas do Mafuz e do Josias Lacour, nas páginas da tribuna.

Lembrei do monumental gol do Lela contra o Santos em 85 e a inesquecível narração do Lombardi Junior. Aí fui a forra dos dois citados.

Eu que já havia saído do estádio e estava na mesma Mauá, voltei como um maluco para dentro do estádio e encontrei senhores idosos em prantos. Lembrei da incrível partida contra o Flamengo de Zico, quando da estreia do Osvaldo e as peripécias de um regular Rafael ao defender duas penalidades máximas. Que noite! Literalmente fomos colocados dentro do estádio na marra.

Lembrei do inesquecível duelo contra o São Paulo, quando foram obrigados a pedir para a torcida voltar para casa. Onde está essa gente?

Sentado ali e estático fiquei a me perguntar o porquê desse amor acabar. Onde errei? Onde erramos? Quem errou?

Confesso que no primeiro momento não soube responder. Seria o passar dos anos e a perda do ímpeto juvenil? Seria a idade chegando? Seria os valores de vida mudando?

Como pode um amor, que me fez deixar de ir num aniversário da namorada para ir assistir, num domingo, um jogo contra o antigo Pinheiros acabar? Assim como o namoro não resistiu esse amor também não suportou as dores?

Fiquei a pensar o que no passado grandes homens fizeram pelo CC. Comparei com um passado não tão distante e vejo o que “grandes” homens fizeram com o CC. A comparação é cruel. Enquanto alguns deram tudo de si, outros tiraram tudo de ti.

Tiraram sua dignidade, tiraram sua ética, tiraram sua pungência como instituição. Mataram seus sonhos, aniquilaram suas esperanças, arrancaram de suas entranhas suas vísceras.

Agora vejo a maldita chaga dos ranços políticos esquerdeopatas chegar ao clube sob a mecha de golpe e editoriais. Aproveitadores de plantão que buscam nas carniças viscerais do moribundo alimento para suas neuras políticas. 

São lobos famintos cujas peles são de abnegados e indomáveis, rapazes da fina estirpe e pseudos agentes da escrita fina. Gente que tem no amor incondicional ao moribundo o seu ganha pão e seus cinco minutos de fama.

Gente que se não fosse o CC seriam simples mulambentos, meros zumbis desconhecidos embora com suas sandálias de cromo divagarem no anonimato sepulcral de suas mediocridades.    

Seus desejos pessoais se sobressaíram a vontade popular, a sede de saciar na fonte seus anseios capitalistas afundaram a instituição disfarçadas sobre a égide da incompetência. Engraçado que na vida pessoal são afamados. Eu parei.

… e meu cachorro não sorriu latindo.

Paulo Rink.

Share Button

119 Comentários em “EU PAREI EM FRENTE AO PORTÃO…

  1. Tão belo quanto o texto do grande P. Rink, foi ler a Tribuna hoje com a reportagem que reina um clima de paz no Coritiba.
    Elencando os piás do Couto, o ídolo Wilson, Pablo e Abner que devem continuar.
    Portanto como diz a matéria, precisaremos apenas de reforços pontuais pois o alicerce já está formando.
    Tudo graças ao comando estratégico do Luiz Henrique Barbosa, com influência e equilíbrio dentro do conselho para terem dado a paz ao Glorioso Alviverde.

  2. CZ vai ter trabalho para atualizar o pangaranking. 13 dispensados hoje pela diretoria que faria contratações cirúrgicas em 2018. E falaram que haverão mais dispensas.
    “Desta forma, vão deixar o clube o goleiro Samuel, o lateral-direito Leandro Silva, o lateral-esquerdo Abner, os volantes Escobar, Vinícius Kiss e Uillian Correia, os meias Chiquinho, Jean Carlos e Alisson Farias e os atacantes Alecsandro, Bruno Moraes, Alvarenga e Pablo.”

    1
  3. Calma amigos vamos nos unir, olhem e analisem nossa esquadra com meio time formado já.
    Precisamos apenas de reforços pontuais,nas duas laterais o estrategista Argel colocará Pablo na direita e o menino Abner do Real Madri que esse ano ganhou confiança.
    Miolo de zaga os promissores Thalison Kelvin e Romércio, juntos com a experiência de Alan Costa, Alex Alves e Rafael Lima, sendo que no gol o quase intransponível Wilson além de ser Multi campeão.
    No meio de campo o seguro Vitor Carvalho como um guardião da zaga, a habilidade e futebol arte do menino Yan Sasse, a pegada firme e chegada como homem surpresa além da qualidade da bola parada de Júlio Rusch, como diziam alguns estudiosos do futebol que eu admiro quem tem Júlio Rusch o Maestro e craque do time não precisa de João Pedro, e ainda os piás do Couto Kady e Thiago Lopes para termos a solidez só de garotos.
    Na frente o lépido Iago Dias que esse ano promete, os centroavantes Índio e Pablo ambos da base.
    Vejam amigos, só precisamos de contratações pontuais, isto tudo fruto da semente que o Presidente Namur plantou e foi incompreendido por muitos, estou muito animado com a conquista da Taça Barcímio Sicupira ou Dirceu Krueger!

  4. Depois com mais calma, tentarei fazer uma avaliação das fortes equipes que enfrentaremos na Série B em 2019.
    O caminho do retorno será árduo, pois a qualidade e tradição estarão presentes nesta competição.
    Só para dar uma palhinha, teremos TRÊS CAMPEÕES BRASILEIROS, por aí já dá para ver que não vai ser brincadeira.
    Momento de união, abnegação, apoio e amor incondicional de todos nós.

  5. Fiquei também sabendo, que no encontro com dirigentes na semana passada no Clube, o MCP ficou encantado com nosso jovem Presidente Namur.
    Aí é que digo, foi realmente um trabalho invisível e incompreendido por torcedores, ainda bem que temos um Luiz Henrique Barbosa num conselho,para com equilíbrio, influência e sabedoria, demover a ideia de afastar nosso líder maior criando uma crise institucional.

  6. Vamos esperar por janeiro para ver quem serão os contratados pelo Coritiba. Não se assustem se não chegar quase ninguém. Os empresários estão com os dois pés atrás em relação ao clube. Não tem dinheiro e série B não é vitrine. Vamos mais uma vez de “piás do couto”, é o que temos.

  7. Bem que o primeiro jogo nosso em casa, no provável e muito disputado Regional de 2019, poderia ser a noite.
    Explico o porquê, assim faríamos um lindo GHT com ruas de fogo na Mauá, com isso os piás do Couto e novas contratações irão incorporar nossas energias positivas.
    Eu estarei lá, apoiando, incentivando e cantando com a IAV, Coritiba ieieie, olele olala pra ganhar dos Coxas tem que rebolar, Coxa eu te amo!!
    Meus Deus, até me arrepio e vem lágrimas nos olhos!!

    1. Veja meu irmão Franco, isso depende muito da análise a ser feita e do ângulo que se enxergue.
      Irei detalhar em breve, mas adianto que terá 3 campeões brasileiros, uma força de um gigante Vitória da Bahia, o fortíssimo e respeitado Figueirense do Sul, fora os tradicionais times do interior paulista que são pedreiras em qualquer competição
      A coisa vai ser séria e precisamos de muita união, abnegação, apoio e amor incondicional.

  8. Uma verdade muito bem escrita!

    Eu poderia dizer que essa coluna é um plágio, pois essa história é minha! É do meu pai… acho que é sua também… É NOSSA!
    Quantos de nós não viveu um dia, ou vários, como descrito pelo sempre simples e fantástico PR?

    Mataram o nosso Coritiba…

    2
  9. Irmãos não desanimem , a maré irá virar e não o barco, o nosso jovem Presidente Namur adquiriu experiência, maturidade e humildade.
    Agora tem o apoio de ex presidentes como GG e Vilson Ribeiro, fora isso os nobres conselheiros blindaram qualquer ato de irresponsabilidade institucional, na figura do brilhante Luiz Henrique Barbosa.
    Será a ressurreição do Gigante Verde adormecido!

    1
  10. Passei o dia hoje em SJP minha simples fez a sua parte e esperei a outra parceira em trabalho concluir a sua parte para despachamos o trabalho por uma empresa aérea vi um mar vermelho no aeroporto fui inclusive reconhecido por algumas cadelinhas. Na volta fiquei pensando no que transformaram o nosso club que já foi o MAIOR do PR

  11. Agora espero que o quinteto azul e mais o MITO mentiroso com o arauto da oposição e o Dr Marcelo L,estejam em todas as entrevistas coletivas em 2019. Espero não ver uma imagem do quinteto azul na parede como se FOSSEM sido detidos pelas POLICIA. Pois é uma imagem que o CORITIBA FOOT BALL CLUB, não merece PROPORCIONAR.

  12. Como perguntar não ofende:

    Amigo Lippatin como um certo menino saiu do Coritiba e está com pé no Vasco? Seria 65% para o LEC,e os outros 35% para vc? E mentira né, Lippatin? Por favor não me faça queimar o meu cartaz!

    1
  13. Como perguntar não ofende;

    Gostaria de saber do conselheiro Luiz Henrique Barbosa ( vulgo,espeto) como é sacanear como pessoa como o Dr Vialle? Aliás será que se encontraremos no Couto em 2019, colega ? Abraços. ( fique claro que é apenas uma pergunta nada mais disso.)

    1
  14. Diz a lenda que tem um conselheiro chamado Cesar Ianhez que votou pelo ” SUMIR FICA” mas não confia no articulador chamado Luiz Henrique Barbosa, ( vulgo espeto). Será que poderemos ter briga na toca? Por favor fiquem a vontade para me desmentir, serei o primeiro há me retratar. Diz a lenda que o Vialle já se tocou como é a figura ! Cruzesss

    1
  15. Amigo Bob Floripa seu voto foi igual ao do conselheiro Cesar Ianhez? Tipo também não confia no articulador mas no Mito Mentiroso? Abraços. Agora sem sacanagem o Dr Hipólito Xavier e o Dr Olympio Sotto com os seus votos fizeram a estrutura balançarem 😆😆.

    1
  16. Apenas uma pergunta;, surfistas que esculacharam vice ATUAL do conselho do deliberativo o Sr Luiz Herinque Barbosa ( vulgo espeto) no zap, zap votaram juntos!😱😱. Aliás o meu dentista está me mandado mensagem pelo whats saap, abraços, vou sair.

    1
  17. Não gostaria de nominar os conselheiros que espiam aqui, pois BISBILHOTEIROS tem de monde e acho que o amigo Bob Floripa não se encaixa nessa, diferente do Conselheiro Luiz Henrique Barbosa que é BISBILHOTEIRO ( posso estar errado), e vive no VÁCUO DOS OUTROS. E acho que conselheiro Espeto não consegue me desmentir? Que tal tentar Luiz Henrique Barbosa( vulgo Espeto). Se agarrou junto dos surfistas que o esculhambaram PUBLICAMENTE. Estou mentindo Espeto?

    1
    1. Concordo e assino embaixo, mas acho que o Bob Floripa poderia me responder, o conselheiro Luiz Henrique Barbosa eu já esperava que espia-se e se acovarda-se pois esse eu conheço de longa data. Estou mentindo Espeto? O Espeto foi esculhambando publicamente pelos surfistas e depois se abraçou com os mesmos ( na votação). O Bob não. E o Espeto vive na barra na calça dos outros o Bob Floripa dessa situação não vive dentro do Coritiba. Né, Espeto?

  18. O Bob Floripa viaja 400 KM, para vir a Curitiba e o Luiz Henrique Barbosa ( vulgo, espeto) faz o quê? Além de viver dentro do CORITIBA na barra da calça dos outros ou no Vácuo? Nessa acho que os surfistas estão certo em esculhambar o mesmo!

    1
    1. Com Pastana sendo o responsável pelas contrações será disso para pior. Espero não ver o quinteto azul na parede como se estivessem sindo detidos pela POLICIA. Né Dr Vílson Ribeiro? Avalizou tem responsabilidade também. Só não vale MENTIR como outrora.

  19. Vou bater na tecla de novo. O mito ao final do ano fica sem cargo no governo. Vai se debandear para o lado do Alto da Gloria. Foi o responsável pela explosao de nossa divida. Criou cargos pra amigos e afins. Nao ganhou nada e envergonhou o Coritiba. E tem gente querendo esse pangare de volta.

    1. Concordo com sua teoria Giban. Mas acho que quem não concorda é o conselheiro Luiz Henrique Barbosa ( vulgo; Espeto) que tal me desmentir Luiz Henrique Barbosa? Acho que vc não tem Coragem, Espeto, seu BISBILHOTEIRO..

Deixe uma resposta