- OPINIÃO

É HORA DE IR À BAIXADA. NOVAMENTE.

Corria o início de 1985. O verão só não era mais quente que a esperança do povo brasileiro, ávido pela posse de Tancredo Neves, na presidência da República, depois de anos de ditadura militar.

No futebol as coisas na terra dos pinheirais era sempre a enjoativa mesmice. Um dia, no começo do ano, um certo chinês se levanta de sua cadeira em seu gabinete, pega seu talão de cheque, seus óculos, ajeita seu terno, passa pela sala de sua secretaria no Couto Pereira e avisa.

  – Já volto!

O mítico presidente do CC Evangelino da Costa Neves*, se dirige até a garagem do estádio, pega seu carro e parte. O destino e a intenção só ele sabia.

O honrado presidente coxa branca, desce a Ubaldino do Amaral, sobe a Visconde de Guarapuava, entra na Buenos Aires e estaciona seu carro numa certa baixada. Ali se faz como sempre o fez educadamente se anunciar ao presidente atleticano da época.

Convidado, adentra a sala do cortes presidente atleticano, puxa seu talão de cheque assina-o e espera. Dez minutos depois o “chinês” sai por um lado e o maior ídolo do rival, naquela época, o goleiro Rafael sai por outra.

Rafael sobe para o, naquela época, Alto da Glória para fazer exames médicos.

Descendo a Getúlio Vargas, o china dá uma passadinha no Colorado.

Faz uma visita de cortesia ao amigo Aziz Domingos*, o mesmo que meses antes tinha oferecido mil cruzeiros para cada gol marcado por Lela e cia em seu sele boca. Levou quatro.

Na conversa o Chinês faz o mesmo ritual. Minutos depois, enquanto passava na boca maldita pra tomar seu cafezinho com os amigos, Dida a revelação e Marildo o discreto e eficiente volante subiam ao Couto Pereira para fazer exames médicos.

O que o mais apaixonado torcedor do CC, entre eles, esse que escreve, não imaginava é que estava nascendo ali o futuro campeão brasileiro daquele ano.

Rafael foi mágico. Dida e Marildo, ao lado de tantos outros heróis, peças fundamentais. Até mesmo o insosso narrador da globo àquela época, atônito com o CC, conseguiu arrancar do seu âmago um elogio ao brioso time do seu Ênio e do querido Chinês.

Mesmo com uma fortíssima miopia o chinês enxergava mais sobre futebol que dez olhos juntos. Mesmo sem olheiro disso e daquilo nosso china era “cirúrgico”.

Está na hora do presidente do CC fazer o mesmo ritual ir até a baixada e trazer MCP para administrar o CC. Só ele pode salvar a lavoura.

*Dois ricos personagens que engrandeceram a história do futebol paranaense.

Paulo Rink.

Share Button

104 Comentários em “É HORA DE IR À BAIXADA. NOVAMENTE.

  1. Agora querem dizer que todos têm parcela de culpa de alguma maneira, tudo isso para justificar a incompetência do Príncipe e amenizar convicções furadas, pensamentos aliás que vem de décadas.

    Se encantaram com Projetos, acesso ao Clube em algum momento, teorias e estorinhas furadas, se alguém não acredita é só checar o Tio Google que deixa tudo registrado e arquivado, depois de termos caído 3 vezes nos últimos 12 anos, sempre vieram com as mesmas estorinhas de aprender com os erros, reconstruir, profissionalizar, categoria de base, blá-blá-blá.

    Essa gente sempre soube que as ratazanas nunca foram detetizadas dos corredores do Alto da Glória, porém de uma forma ou outra sempre apoiaram

  2. Estranho as coisas que ocorrem no maior. Antes eram texto que tinham titulos de ficar de 4 e outras baboseiras de um iludido pelo Samir. Hoje a culpa e historica…kkkk pare e ridiculo…Va pescar e melhor.

  3. Cômodo e simples saírem pela tangente, talvez se algumas portas reabrindo quem sabe as estorinhas de revolução, união, levar o time no colo, não voltem rapidamente como sempre fizeram.

    O mais engraçado é que não pedem a cabeça do Príncipe Namur, com impeachment,assinaturas, passeatas, adesivos, carro de som, bem diferente da covardia feita contra outros ex presidentes.

    Agora a culpa é de todos, contem outra, porque essa não cola, não temos obrigação nenhuma de acharmos soluções, existem pessoas com salários milionários no Clube (apesar de serem incompetentes) para resolverem.

    É cômodo desviar o foco e tranferir o problema, por isso que digo que para realmente aprenderem merecemos a Série D.

  4. Ontem estive na baixada. Dever de oficio aonde fiz muitos amigos entre gente da diretoria e torcedores. Que pegaram no meu pe por causa do time fo coxa. E surreal a gozacao. Vc se diverte pois e So futebol.

  5. Vejam q a diferença de um bom treinador. André era cabeça de área. Zé Carlos o lateral se não me falha a memória se machucou. André seria banco do Almir e dificilmente teria vez no time titular. Com sua raça e determinação pegou a “2” se consagrando no coxa.

  6. Belo texto P. Rink. Naquela época o Chinês com visão formou um time campeão brasileiro. Hoje com diretor, gerente, comissão técnica, G5 e unific não são capazes de formar um time que fique entre os 4 primeiros na série B mais xexelenta da história.

    1. Trouxeram mais um torcedor paranista, inclusive com carteirinha de sócio da organizada, para ajudar na comissão técnica permanente.

      Esse Matheus Costa que é treinador de escolinha, junto com o Márcio Goiano, devem ser excepcionais pelo jeito.

    1. Realmente, ridicula postura de alguns. E ainda querem pôr a culpa na torcida agora !! É pra acabar ! Como vc diz Thor, uma comédia, piada pronta, tem que levar na gozação. Pq não pode ser sério…

    1. Com esse G5 atual, se subir seremos o pr clube versão 2019 da série A. Quando tio Pet disse que no Paraná só havia espaço para um clube grande deveríamos tê-lo trazido para o coxa. No final das contas ele tinha razão mesmo.

  7. Mais um detalhe q deve ser registrado era a qualidade da base do alviverde. Lela chegou ao Coritiba trocado pelo Leomir (revelado no coxa).

    Temos Gil, Toby, Vavá, Luizinho, André e outros formados no Alto da Glória.

    Naquele tempo o Olheiro Stevie não tinha vez.

    1
  8. Depois que essa geração de revolucionários começou a se acharem experts, estudiosos e formadores de opiniões, quiseram incutir e colocar na mente dos desavisados tipos como Mazuco, Jameli, Homero Halila, Ximenes, Anderson Barros, Alex Brasil, Valdir Barbosa, Augusto Oliveira!!!
    Tá bom ou querem mais?

Deixe uma resposta