- POLÊMICA

Direto do Tio Mafuz…

Em um dos comentários aqui no site da Menor Torcida o Menoriano Silka sugeriu a leitura da coluna do jornalista Augusto Mafuz publicada no Portal Paraná Online.

Além de aceitar a sugestão resolvemos replicar na íntegra o post. Confira abaixo:

Milagre atleticano – Por Augusto Mafuz 

O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, José Hipólito Xavier da Silva, coxa histórico, manda-me a seguinte mensagem: “O atual cenário do CFC produziu um efeito inusitado: confirmar a correção do comando ditatorial do CAP”.

Dito de outra forma: o Desembargador entende que o modelo administrativo do Coritiba, que obriga as decisões serem tomadas por um colegiado (o presidente e os 4 vices), submete-se ao mando de um só como Mário Celso Petraglia impõe no Atlético.

O momento atual dos dois clubes, sem analisar as circunstâncias, sugere razão ao doutor José Hipólito. Mas as circunstâncias não podem ser ignoradas, e o Furacão é o maior exemplo.

Concordo que, a partir de 1995 e até maio de 2002, as ambições e a coragem de Mário Celso Petraglia foram fundamentais para dividir a história do Atlético. Mas concorreram com a mesma influência Ademir Guimarães e Enio Fornea Junior. Entre os três, as coisas eram decididas em razão da independência pessoal um do outro e de ideias. Nessa época, o próprio Coritiba, também, deu o exemplo, com Joel Malucelli, Sergio Prosdócimo e Edson Mauad.

Durante esse período com Petraglia, Adur e Fornea mandando, o Atlético pagou as contas, comprou e construiu o CT do Caju, derrubou a Baixada, construiu e pagou a Arena, e ganhou o maior título da sua história, o Brasileiro de 2001.

Com o comando ditatorial não ganhou nada de expressão, e para construir a Baixada para a Copa, alienou todo o seu patrimônio, permitindo a penhora judicial do estádio para garantir uma dívida que, com encargos, já passa dos 400 milhões.

Lendo a obra do notável Elio Gaspari sobre o regime de exceção(1964-1984), aprende-se que uma das formas do ditador manter-se é de criar aparências de realização. Eles criam essas aparências com eventos isolados e um ambiente de temor e de terror.

Quando foram embora, os “nossos” ditadores, deixaram o Brasil com a maior dívida externa do mundo, com uma inflação de 239% ao ano, e as mais bem fundamentadas lições de corrupção, que foram aprimoradas pelos “nossos” democratas e socialistas.

Resta saber o que será do Atlético pós ditadura.

Share Button

46 Comentários em “Direto do Tio Mafuz…

    1. A torcida parece já ter desistido do clube como paixão! Segue como se fosse um passatempo de luxo, uma preferência para não ficar de fora de uma roda de conversa… não vejo mais ninguém lutando para melhorar a situação do Coritiba.

      1
  1. 1995 me recordo bem. O time estava sem grana pra jogar em Paranaguá, Evangelino renunciou e assumiu J. Malucelli, S. Prosdócimo e E. Mauad.

    Pelo lado do rival a situação bem semelhante, assumiu o Tio Pet.

    Hoje o tempo passou, basta comparar os dois clubes.

    1
  2. Espero que na sexta a gente consiga renovar as esperanças com esse time. Vamos ver se E. Baptista consegue tirar leite de pedra com esse elenco. E o gladiador será que se aposenta? Salário até dezembro de 2018 está garantido. Pobre Coritiba.

  3. Ditador nem sempre é bom…
    Veja a Venezuela…
    Se o ditador é incompetente nada resolve…
    Tem que ver a quais interesses ele responde! Empresários????
    Baptista já elogiou o Kady! Seguindo a cartilha… Pelego

  4. Minhas idéia. ” É que a gente pudemos avaliarmos recomeços maiores competições no brasileirão, antes da Copa paralização dez dias para aprimorar ritmo fisicamente, várias atividades e a oportunidades de ganhar-se confianças e do torcedor e nós pudemos dar ritmo de maratonas de jogos importantíssimo.

    Aceso da 1ª. Divisão, e somos também candidato aos títulos com desempenhos raça e vontade fazermos ótimas campanhas vitóriosas e conquistas com seriedades, destas minhas estratégias, pensar jogo a jogo e retornará para elite especíais série A. Na Série B: inicíam o Campeonato sem pausas da Copa do Mundo.

    Eu sou aluno especíais e funcionário da empresa Valor Brasil no colégio, internacional da Aldeia, ganho meu salário e recebo férias, decimo terceiro e também sou aluno feliz animado e torcedor do Coritiba-FC, o Eduardo Requião Lopes dos Santos tenho 41 anos, estou lá, no colégio mais de 30 anos.

    Convivo-a dela Juntos profissionais de TNT não é tecido. Com Rafael Fabri 37, 38 anos.

  5. Dr J. Hipólito, é uma pessoa fantástica, espetacular um baita torcedor do Coritiba, ele é uma pessoa que me agradaria muito em ver um dia como presidente do Coritiba. Dr Hipólito foi um dos que fez surfista chorar, deu uma juntada num indomável que foi bonito, segundo quem presenciou o fato, na ocasião. Acho que o Dr Hipólito tem muita vontade de ajudar o Club,mas acho que os seus afazeres particulares sua família, ainda não deixam. Não gosto de fazer comparação,mas se vc é um investidor em potencial por mais que tenha representantes de ambos os lados, quem numa mesa de reunião lhe passa mais confiança? O atual presidente do Club ou uma pessoa como o Dr Hipólito? Que fique claro que não tenho nada contra a pessoa do presidente Namur,mas isso são fatos, claro que uma pessoa como o Dr Hipólito lhe passa muito mais segurança, até pelo histórico de vida.

  6. Diz a lenda que um jogador ou ex jogador não sei, andou dizendo que o lugar do atual presidente seria estar na arquibancada batendo palmas, segundo dizem, ele falou que de futebol o atual presidente não entende literalmente nada. Mas vá saber se é verdade, isso!

  7. O G3,G5,G9 é apenas para encaixarem mais incompetentes com determinados status dentro da cúpula da CONFRARIA.
    Enquanto não houver apenas um que mande e a dívida ética e moral não for paga esqueçam.

    1
  8. O pior ainda é o nível da suposta oposição que acha que vai resolver os problemas do Clube,porém não querem aparecer por não ser o momento adequado ainda e gostam de fazerem os torcedores pensarem e refletirem.
    Haja paciência e meditação para tudo isso,a verdade é que ninguém quer mudar os grupelhos,apenas querem inserirem 1 ou 2 nomes diferentes dizendo que são novidades e renovação.

  9. Solução para o Coritiba já falei,são apenas duas opções sendo que uma delas está na própria cidade e seria a mais barata.
    A outra seria algum milionário do exterior adquirindo o Clube,acho essa a mais improvável,então adiantem o expediente e contratem o MCP como Presidente Executivo ganhando 300 mil por mês mais percentuais de negócios executados.
    Garanto que ficaria 90% mais barato do que todos juntos,Beleti,Felipe Ximenez,Chico Araújo,Vilson Ribeiro,Cirino,Bacelar,Jameli,Alex Brasil,Pedroso,Macedinho,Arauto da Oposição,todos os departamentos de marketing,jurídico e observação de futebol.
    Dirão que muitos desses nem remunerados eram, porém isso pouco interessa, pois a torcida quer títulos de expressão e conquistas. É a pura matemática,gostem ou não do Coronel ele faz e executa,falam da dívida do estádio deles e patrimônio e que irão perder para o Estado,garanto para vocês que isso nunca vai acontecer pela força política deles e por ser uma Instituição como a nossa que também não ocorreria da mesma maneira.

  10. A torcida parece já ter desistido do clube como paixão! Segue como se fosse um passatempo de luxo, uma preferência para não ficar de fora de uma roda de conversa… não vejo mais ninguém lutando para melhorar a situação do Coritiba.(2)
    Simplesmente o resumo perfeito Silka,disse tudo em poucas palavras e direto no ponto.
    O Coritiba hoje é isso,apenas uma boa lembrança do passado que não atrai mais ninguém da nova geração.

  11. A torcida parece já ter desistido do clube como paixão! Segue como se fosse um passatempo de luxo, uma preferência para não ficar de fora de uma roda de conversa… não vejo mais ninguém lutando para melhorar a situação do Coritiba.(3)

  12. A torcida parece já ter desistido do clube como paixão! Segue como se fosse um passatempo de luxo, uma preferência para não ficar de fora de uma roda de conversa… não vejo mais ninguém lutando para melhorar a situação do Coritiba.(4)

  13. E não tenho vergonha de dizer que estou quase nesse patamar citado acima. Desanimado e cansado de vergonha atrás de vergonha. E pior… Nunca votei nem em Cirino, Bacelar e muito menos Samir, ou seja, nem escolha minha foi…

  14. Acabei de receber uma ligação com mensagem gravada do novo treinador,convidando para o clássico de amanhã as 21:30.
    Que coisa mais varzeana,todo esse departamento de marketing deveria ser demitido.

  15. E não tenho vergonha de dizer que estou quase nesse patamar citado acima. Desanimado e cansado de vergonha atrás de vergonha. E pior… Nunca votei nem em Cirino, Bacelar e muito menos Samir, ou seja, nem escolha minha foi…(2)
    Estamos na mesmíssima situação meu amigo!

  16. A torcida parece já ter desistido do clube como paixão! Segue como se fosse um passatempo de luxo, uma preferência para não ficar de fora de uma roda de conversa… não vejo mais ninguém lutando para melhorar a situação do Coritiba.(5)

  17. E não tenho vergonha de dizer que estou quase nesse patamar citado acima. Desanimado e cansado de vergonha atrás de vergonha. E pior… Nunca votei nem em Cirino, Bacelar e muito menos Samir, ou seja, nem escolha minha foi…(3)
    Estamos na mesmíssima situação meu amigo!

  18. Procurem a entrevista do desembargador J. Hipólito no MAIOR e vejam se ele estava certo ou errado. Teve entrevistador mega-famoso se engasgando, hoje se cala e não se rende a quem sabe e mostra como fazer.

  19. Aliás. Membros da imprensa das últimas décadas eu lembro o nome de todos, mesmo os com fama menor. Já uns e outros nem na lista dos 200 kk

    CaRma CaRma CaRma nada de surtar, afinal só é futebol.

Deixe uma resposta