- OPINIÃO

CINQUENTÃO.

Olá amigos!

Lembrar é sentir saudade do que foi adormecido, mas, nunca esquecido, nem morto, nem despercebido, nem o passar do tempo. Lembrar…Mesmos em a reciprocidade, mesmo que signifique sofrer, O que foi bom, vale apena reviver. *

Não sei qual é o tamanho da massa torcedora do CC atualmente em números absolutos. Porém, imagino que 95% dos aficionados coxas não conheceram o timaço da década de 70.

Era um time que encantava. Para os jovens a menos tempo, ter uma ideia do que escrevo basta olhar para o povo que foi, numa segunda à noite, ver a homenagem ao ídolo Krüger.

Era um time mágico. Gente graúda tremia em vir jogar no Couto. Até mesmo a seleção canarinho com Pelé e Cia passou por aqui.

Infelizmente, o tempo já adiantado faz muitos das novas gerações não terem a noção exata do que aquela turminha fazia com a pelota.

Até mesmo o time campeão brasileiro de 85, na minha opinião, ficava devendo para aqueles rapazes.

Se o estadual não era parâmetro para os coxas brancas, a força se media com gente do calibre do Santos de Pelé, Palmeiras de Ademir da Guia, Botafogo de Jairzinho, São Paulo de Pedro Rocha, do Inter de Falcão, Carpegiani e cia.

Se o time era bom a direção do clube era esplêndida. Multidões lotava o antigo Belfort Duarte, como escreveu certa vez Lemyr Martins, repórter da saudosa placar “era festa em cima de festa”.

Nosso olheiro, embora com uma forte miopia, enxergava no interior do estado ou em outras paragens rapazes com qualidade para vestir o manto, sem teste.

Os meninos não tinha staff, nem empresários, nem assessor de nada.

A força desse time foi medida quase cinquenta anos depois na homenagem ao flecha loira, numa segunda à noite.

Porém, vale perguntar. Daqui a cinquenta anos quem se lembrará do time atual?

*Sócrates Di Lima

Paulo Rink.

Share Button
Paulo Rink

Publicado por Paulo Rink

Veja todos os posts do Paulo Rink

54 Comentários em “CINQUENTÃO.

  1. Sobre o time de 1985. Não era uma máquina, longe disso, porém era eficiente. Tinha dirigentes com conhecimento, um grande treinador. Goleiro excelente. Zaga firme. Bons laterais. Meio campo pegador e um ataque mortal. Sim, mortal, aproveitava a maioria das chances criadas.

  2. Alguns preferem encher a bola do time de 89, mas não conseguem explicar esses números baseados nos resultados.

    Coritiba 2 x 1 Grêmio
    Coritiba 1 x 1 Vasco da Gama
    Coritiba 0 x 2 Fluminense
    Coritiba 0 x 0 Cruzeiro
    Coritiba 3 x 2 Goiás
    Coritiba 2 x 1 Sport
    Coritiba 1 x 3 Palmeiras
    Coritiba 1 x 1 Bahia
    Coritiba 0 x 3 Portuguesa de Desportos
    Coritiba x WO Santos

    3 vitórias
    3 derrotas
    3 empates
    1 WO

    marcou 9 gols
    sofreu 14 gols
    saldo negativo de 5 gols

  3. Tem gente q gosta de encher a bola do Everest mas jamais cita o D. Moro como último dirigente a levar o coxa á Libertadores fazendo a 4º melhor campanha de todos os tempos do verdão em campeonatos brasileiro.

    1
  4. Arauto da Situação uma vez disse q o D. Moro não foi pra Libertadores sozinho. Verdade, ninguém faz nada só, porém foi o principal responsável pela montagem da equipe, criou a campanha “Coritiba na Libertadores, Eu Acredito”.

    Depois de sua saída o clube foi rebaixado 3 vezes pra segunda divisão, não foi mais pra Libertadores e seu limite foi ganhar alguns lixões estaduais.

    1
  5. 1980 o Coritiba teve um de seus melhores times da história, seu presidente se chamava Amaury Cruz Santos, faleceu esse ano sem nenhuma citação por parte do clube no site oficial (eu pelo menos não vi, se teve mostrem).

    1
    1. O livro abaixo foi lançado com pompa e circunstância em 2000. É um belo documento a respeito do clube, de onde inclusive eu tirei a imagem que ilustra o meu avatar ( o “Tio Barroso”, como o Albano e o FV sempre falam).

      A obra em questão foi custeada pelo clube, que pagou dois jornalistas para produzi-lo. Ficou muito bom, papel de excelente qualidade. Só tem um detalhe: NÃO FALA UMA PALAVRA SOBRE EVANGELINO DA COSTA NEVES!!! Como pode um livro sobre o Coritiba Foot Ball Club não dar NENHUMA menção ao Chinês??? Tinha que perguntar pra diretoria da época

  6. Me dei ao trabalho de falar com o grande Capitão Hidalgo agora pela manhã, aliás o Capitão foi o principal companheiro esportivo do saudoso Lombardi Júnior na época que tínhamos rádio de verdade.

  7. Falando em Hidalgo, me disse que sentiu muito a perda recentemente de vários de nossos ídolos, por outro lado me disse também que tem alguns ícones que deveriam serem reconhecidos apesar de não lembrar dos mesmos com alguma relevância.

    1. Raul Massa. Atleticano, mas um grande radialista e comentarista. Até uns 3 anos atrás estava com +- 80 anos, lúcido e exercendo advocacia com excelência.

  8. Quer dizer q tem gente se mexendo e de olho na movimentação da Menor Torcida é? Nem esquentem, somos feinhos onde nada se salva. Uma vez MAIOR sempre MAIOR.

  9. “Temos notícias! Últimas informações, e do Coritiba F.C.
    Teremos aos torcedores virão para resgatar forças, nas arquibancada e do estádio. Maijor Alto da Glória Couto Pereia atrairá bons, público.

    E necessários buscar ao final do mês aos acessos, série A e primeira divisão foco princípal obegetivos é que ter temos 37 rodadas valer o mando de campo. E fora

    Abrações saudações
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 41 anos
    também pontuar!

  10. Os mesmos q usavam o termo “Torcedor de Ocasião” na tentativa de obrigar a ser sócio hoje estão apoiando o 5cão por jogo.
    Estranha essa forma de mudar a postura…

  11. Não sei se já leram a matéria na GP, Mas deve ser uma brincadeira do nosso 3o. VP declarações como “os clubes precisam urgente perceber que é um risco a sobrevivência financeira ficar na série B…” e a famosa “o torcedor tem que apoiar, se não…” obviamente transferindo a culpa pelos fracassos ao torcedor pra variar.
    Agora pergunto: Os gênios não sabiam disso no ano passado ? Que ficar na Série B era um passo em direção ao abismo ???
    Agora descobriram a pólvora ? Aí vem cheio de declarações pomposas afirmar o que qualquer desavisado sobre futebol também sabe ?!?!?!
    Olha, é cada vez mais assustador nas mãos de quem está o pobre Coritiba.

    https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/coritiba/coritiba-sport-e-vitoria-jogam-serie-b-de-vida-ou-morte-entenda-o-risco/?utm_source=twitter&utm_medium=midia-social&utm_campaign=esportiva

Deixe uma resposta