- OPINIÃO

CINQUENTÃO.

Olá amigos!

Lembrar é sentir saudade do que foi adormecido, mas, nunca esquecido, nem morto, nem despercebido, nem o passar do tempo. Lembrar…Mesmos em a reciprocidade, mesmo que signifique sofrer, O que foi bom, vale apena reviver. *

Não sei qual é o tamanho da massa torcedora do CC atualmente em números absolutos. Porém, imagino que 95% dos aficionados coxas não conheceram o timaço da década de 70.

Era um time que encantava. Para os jovens a menos tempo, ter uma ideia do que escrevo basta olhar para o povo que foi, numa segunda à noite, ver a homenagem ao ídolo Krüger.

Era um time mágico. Gente graúda tremia em vir jogar no Couto. Até mesmo a seleção canarinho com Pelé e Cia passou por aqui.

Infelizmente, o tempo já adiantado faz muitos das novas gerações não terem a noção exata do que aquela turminha fazia com a pelota.

Até mesmo o time campeão brasileiro de 85, na minha opinião, ficava devendo para aqueles rapazes.

Se o estadual não era parâmetro para os coxas brancas, a força se media com gente do calibre do Santos de Pelé, Palmeiras de Ademir da Guia, Botafogo de Jairzinho, São Paulo de Pedro Rocha, do Inter de Falcão, Carpegiani e cia.

Se o time era bom a direção do clube era esplêndida. Multidões lotava o antigo Belfort Duarte, como escreveu certa vez Lemyr Martins, repórter da saudosa placar “era festa em cima de festa”.

Nosso olheiro, embora com uma forte miopia, enxergava no interior do estado ou em outras paragens rapazes com qualidade para vestir o manto, sem teste.

Os meninos não tinha staff, nem empresários, nem assessor de nada.

A força desse time foi medida quase cinquenta anos depois na homenagem ao flecha loira, numa segunda à noite.

Porém, vale perguntar. Daqui a cinquenta anos quem se lembrará do time atual?

*Sócrates Di Lima

Paulo Rink.

Share Button

56 Comentários em “CINQUENTÃO.

  1. Sobre o time de 1985. Não era uma máquina, longe disso, porém era eficiente. Tinha dirigentes com conhecimento, um grande treinador. Goleiro excelente. Zaga firme. Bons laterais. Meio campo pegador e um ataque mortal. Sim, mortal, aproveitava a maioria das chances criadas.

  2. Alguns preferem encher a bola do time de 89, mas não conseguem explicar esses números baseados nos resultados.

    Coritiba 2 x 1 Grêmio
    Coritiba 1 x 1 Vasco da Gama
    Coritiba 0 x 2 Fluminense
    Coritiba 0 x 0 Cruzeiro
    Coritiba 3 x 2 Goiás
    Coritiba 2 x 1 Sport
    Coritiba 1 x 3 Palmeiras
    Coritiba 1 x 1 Bahia
    Coritiba 0 x 3 Portuguesa de Desportos
    Coritiba x WO Santos

    3 vitórias
    3 derrotas
    3 empates
    1 WO

    marcou 9 gols
    sofreu 14 gols
    saldo negativo de 5 gols

  3. Tem gente q gosta de encher a bola do Everest mas jamais cita o D. Moro como último dirigente a levar o coxa á Libertadores fazendo a 4º melhor campanha de todos os tempos do verdão em campeonatos brasileiro.

    1
  4. Arauto da Situação uma vez disse q o D. Moro não foi pra Libertadores sozinho. Verdade, ninguém faz nada só, porém foi o principal responsável pela montagem da equipe, criou a campanha “Coritiba na Libertadores, Eu Acredito”.

    Depois de sua saída o clube foi rebaixado 3 vezes pra segunda divisão, não foi mais pra Libertadores e seu limite foi ganhar alguns lixões estaduais.

    1
  5. 1980 o Coritiba teve um de seus melhores times da história, seu presidente se chamava Amaury Cruz Santos, faleceu esse ano sem nenhuma citação por parte do clube no site oficial (eu pelo menos não vi, se teve mostrem).

    1
    1. O livro abaixo foi lançado com pompa e circunstância em 2000. É um belo documento a respeito do clube, de onde inclusive eu tirei a imagem que ilustra o meu avatar ( o “Tio Barroso”, como o Albano e o FV sempre falam).

      A obra em questão foi custeada pelo clube, que pagou dois jornalistas para produzi-lo. Ficou muito bom, papel de excelente qualidade. Só tem um detalhe: NÃO FALA UMA PALAVRA SOBRE EVANGELINO DA COSTA NEVES!!! Como pode um livro sobre o Coritiba Foot Ball Club não dar NENHUMA menção ao Chinês??? Tinha que perguntar pra diretoria da época

  6. Me dei ao trabalho de falar com o grande Capitão Hidalgo agora pela manhã, aliás o Capitão foi o principal companheiro esportivo do saudoso Lombardi Júnior na época que tínhamos rádio de verdade.

  7. Falando em Hidalgo, me disse que sentiu muito a perda recentemente de vários de nossos ídolos, por outro lado me disse também que tem alguns ícones que deveriam serem reconhecidos apesar de não lembrar dos mesmos com alguma relevância.

  8. “Temos notícias! Últimas informações, e do Coritiba F.C.
    Teremos aos torcedores virão para resgatar forças, nas arquibancada e do estádio. Maijor Alto da Glória Couto Pereia atrairá bons, público.

    E necessários buscar ao final do mês aos acessos, série A e primeira divisão foco princípal obegetivos é que ter temos 37 rodadas valer o mando de campo. E fora

    Abrações saudações
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 41 anos
    também pontuar!

  9. Não sei se já leram a matéria na GP, Mas deve ser uma brincadeira do nosso 3o. VP declarações como “os clubes precisam urgente perceber que é um risco a sobrevivência financeira ficar na série B…” e a famosa “o torcedor tem que apoiar, se não…” obviamente transferindo a culpa pelos fracassos ao torcedor pra variar.
    Agora pergunto: Os gênios não sabiam disso no ano passado ? Que ficar na Série B era um passo em direção ao abismo ???
    Agora descobriram a pólvora ? Aí vem cheio de declarações pomposas afirmar o que qualquer desavisado sobre futebol também sabe ?!?!?!
    Olha, é cada vez mais assustador nas mãos de quem está o pobre Coritiba.

    https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/coritiba/coritiba-sport-e-vitoria-jogam-serie-b-de-vida-ou-morte-entenda-o-risco/?utm_source=twitter&utm_medium=midia-social&utm_campaign=esportiva

  10. Não iria priorizar a base?

    💩 💩 💩

    1- César Benitez, 🚍
    2 – Alan Costa,
    3 – Alex Alves,
    4 – Wellington Simião, 🚍
    5 – Pablo, 🚍
    6 – Fabricio Alvarenga, 🚍
    7 – Carlos César, 🚍
    8 – Abner, 🚍
    9 – Vinícius Kiss, 🚍
    10 – Jean Carlos, 🚍
    11 – Bruno Morais, 🚍
    12 – Chiquinho, 🚍
    13 – Leandro Silva, 🚍
    14 – Alisson Farias, 🚍
    15 – Uillian Correia, 🚍
    16 – Jonatas Belusso,🚍
    17 – Rafael Lima,
    18 – Carlos Eduardo,
    19 – Guilherme, 🚍
    20 – Escobar, 🚍
    21 – Giovanni,
    22 – Wanderley,
    23 – Savio,
    24 – João Victor,
    25 – Felipe Mattioni,
    26 – Fabiano,
    27 – Welinton Junior,
    28 – Rodrigão,
    29 – Juan Alano,
    30 – Muralha,
    31 – Elyeser,
    32 – Sabino
    33 – Patrick Brey,
    34 – Francisco Arancibia,
    35 – Lucas Tocantins,
    36 – Diogo Mateus,
    37 – Matheus Salles,
    38 – Rafinha…

  11. Que alegria ver novamente as colunas do Paulinho sempre equilibradas e com bastante fundamento. Gostaria de aproveitar e perguntar ao moderador se posso convidar o filho do Dr Aírton Cordeiro a escrever em nosso espaço tenho certeza que ele também irá fazer a reciproca para divulgar os nossas colunas na radio web dele. Abraços

  12. Diz a lenda que o ex comuna Gomyde conhece a minha ficha é isso? Falou para o Arauto da oposição? Então venha Gomyde alguém que está em MTS, te espera Mané? Experimente? Longe de mim ameaçar alguém, não é ameaça e auto defesa, o Gomyde sabe quem é o Helton e o Dr Zequinha ( lenda da cidade). Abraços Gomyde.

  13. Como perguntar não ofende;

    Será que todos conselheiros ficaram satisfeitos com a devolução aos cofres do Club feito pelo presidente Bacelar em cheques, na campanha do Gomyde para a FPF, diz a lenda que Sumir ficou! Então Arauto, já que diz a lenda para não perguntar nada ao Marcelo L.( presidente em exercício atualmente no CD diz ser a rainha da grã Bretanha) esse seria uma especie de rainha da Inglaterra no CD. E olha diz a lenda , que o MP. 😈😈 acho que concorda! Venha Arauto sem ex presidente te segurar, venha amigo!

  14. Perguntar não ofende;

    Então Dr Marcelo L, vc é a rainha da Inglaterra? Peço ao um ex presidente, deixa o Arauto vir sozinho, o arauto já foi achincalhado pelos surfistas, deixa ele vir sozinho sem se agarrar no vácuo dos outros, deixa meu querido presidente GG, deixa o arauto vir só, meu querido ex presidente, não compre a parada.

  15. Diplomada é Thor? Deixa o Arauto vir viajar no vácuo dos outros para ver até aonde ele VAI solo. Aliás conversando com um advogando sobre aquela ocasião do pensador de colombo( Estendendo A FAIXA DIZENDO QUE IRIAM JOGAR PELA TORCIDA POIS OS SALÁRIOS ESTAVAM ATRASADOS, difamou o club em rede nacional ), segundo ele poderia dar danos morais ao club partindo dele empregado do club. Então Arauto vc que buzinou no ouvido do Mito. o que acha? Vamos encarar o Dr Olympio Sotto Maior,ou é verdade que vcs usaram o Dr Hipólito Xavier para acalmar Dr Olmypio Sotto? Acho que o Dr Hipólito Xavier não se deixaria usar por vc e muito menos por ex presidente ( minha opinião }

  16. Apenas curiosidade minha ou utopia;

    De um lado numa eleição o Dr André Ribeiro e o Dr Luiz Henrique Barbosa.

    Disputando a eleição, do outro lado:

    O Dr Olympio Sotto Maior e o Dr Hipólito Xavier . Os de cima com o apoio do ex presidente GG, está bom assim espeto?

  17. O bom é que a torcida voltou para o estádio. Deve ter casa cheia de novo. O tempo da receita com borderô de estádio já foi, isso será restrito aos clubes de maior apelo. Para clubes como os de Curitiba o caminho é baixar o ingresso para ter estádio cheio e depois conseguir contratos de patrocínio e tv mais vantajosos.

  18. Como é lindo ver os especialistas e ícones do futebol quando o assunto é Coritiba empolgados.
    Referências como estes com os nomes cravados na história, apoiando o MIT e uma nova Revolução Coxa Branca, tudo com muita sinergia e abnegação para alcançarmos o objetivo maior.

  19. Os apelos de Lobby Floripa e o meu estão surtindo efeitos, mesmo depois de alguns sumirem oportunamente num momento de adversidade, após reflexões e ponderamentos sabem da valia e importância nacional com a torcida alviverde.
    Quem viu, conviveu, fez e executou com os maiores ídolos Coxas comprovadamente em momentos registrados, nunca devem serem menosprezados ou deixarem de serem ouvidos.

  20. Faço aqui um apelo ao jovem Presidente Namur, que sem nenhuma dúvida é o mais preparado de acordo com os experts, reabra a porta do Clube novamente a estes abnegados.
    Com certeza tudo será melhor jovem Presidente Namur, sem mágoa ou rancor no coração e tudo pelo bem do Coritiba!

  21. A serie B e a mais fraca dos ultimos trinta anos e isto e fato. O Coritiba precisa subir “CUSTE O QUE CUSTAR” parafraseando o filme dos vingadores. Não subir com esse apelo e resposta da torcida vai ser vexatório. O time parece ser “miozinho” comparado ao do ano passado, mas são pangares e limitados. Tem que cair na real. Vou esperar os cinco primeiros jogos, dar uma trégua, apoiar para que o resultado venha, O RESULTADO e não os pares da diretoria, pois ta tudo errado no Alto da Gloria. Que o momento bom fique para alegria da torcida.

  22. Vamos nos dar no máximos puder resgatar-se aos torcedores viesse também voltarão, apóios necessários o time com espíritos, vencedor e determinantes.
    Pudemos o Coritiba FC mantém a promoções, até ao fim do ano em Setembro, num sábado 28 /9/ 2019.
    Abraços saudações alviverde
    Eduardo Requião Lopes dos Santos 42 anos

    1

Deixe uma resposta