- OPINIÃO

AS FANTASIAS E TOLKIEN.

Olá amigos!

Sacramentado o entendimento por parte dos que espiam o sítio de curto alcance – segundo alguns não passa de meia dúzia de gatos pingados – do NÓS AVISAMOS voltemos nossa análise ao atual momento pelo que qual passa o CC.

O brilhante acadêmico e escritor J. R. R. Tolkien, da obra Senhor dos Anéis, escreve que “se levada ao excesso, as mitologias podem iludir as mentes das quais veio e produzir estragos na cultura”.

Eis a tragédia do CC. Não tem mais fantasia por parte do torcedor. Segundo o autor a fantasia é um elemento essencial para atividades que mexe com as paixões.

O tamanho do estrago na instituição, nos últimos anos, tem sido tão grande que o aficionado pelo CC não perdeu somente a paixão, perdeu também a fantasia.

Os atuais borderôs falam por si só. De um clube que arrastava multidões ao estádio num tempo já longe…

A carência de ícones na equipe, alinhada ao péssimo desempenho em campo e a nulidade administrativa, mataram não somente a esperança, mas também os sonhos do torcedor. O resultado! O encolhimento brutal da massa torcedora.

Os últimos três rebaixamentos trarão consequências terríveis para a instituição por longas décadas.

O resultado da eleição, a baixa adesão e por consequentemente a manutenção da administração anterior, embora disfarçada, mostra o desencanto e a falta de opção daqueles que votaram.

O encanto morreu assim como estão minguando pelas ruas da cidade as camisas outrora gloriosa. Fugir disso é querer tapar o sol com peneira.

Um outro ensinamento de Tolkien talvez seja importante nesse momento. Questionado sobre o risco da fantasia o autor lembrou que as ciências – muito além de fadas – foram responsáveis pela criação de deuses falsos. Entre eles Karl Marx, o príncipe do socialismo.

Paulo Rink.

Share Button
Paulo Rink

Publicado por Paulo Rink

Veja todos os posts do Paulo Rink

72 COMENTÁRIOS EM “AS FANTASIAS E TOLKIEN.

  1. Com a permissão do PR “pincho” um trecho da coluna do T. Mafuz:

    Ofensas
    Darei a notícia. E por merecer um espaço maior, opino amanhã.
    O presidente Samir Namur mandou um ofício ao Conselho Deliberativo do Coritiba, requerendo que se apure a responsabilidade de Rogério Portugal Bacellar, José Fernando Macedo, Gilberto Separa Griebeler, Alceni Angelo Guerra, Celso Luiz Andretta e Ernesto Luiz Pedroso, esse recebendo o inusitado título de “dirigente de fato”.

    O motivo é que esses coxas, no exercicio do mandato, teriam se omitido na obrigação do Coritiba de recolher encargos de contribuição assistencial, sindical, IRRF da folha de pagamento, INSS, FGTS, Pis sobre a folha de pagamento. No ofício, Samir Namur citando a lei especial do PROFUT, sugere até a apuração de eventuais responsabilidades civis e penal.

    Já projeto parte da minha opinião. Sem entrar no mérito (a acusação é baseada em lei), entendo que a intenção dos atuais dirigentes é de preparar o terreno para desculpas futuras. O atraso desses encargos, sem, ainda, trazer consequências, não pode ser tratado como ato de improbidade.

    12
  2. O “MAIOR” poderia ao menos mesmo q no “escondidinho” falar com o canal aberto. Ou se preferirem trocar figurinhas com o rapaz apoiador do PSOL.

    8
  3. Podem anotar a próxima desculpa para eventuais crises financeiras fora a que o Tio Mafuz falará, será a conversa de reforma emergencial do Couto Pereira, os caminhos já estão sendo preparados caso a volta da Série A não se concretize.

    Tudo muito simples e com o texto de reestruturação e caminho novo devido à culpa de diretorias anteriores!
    Fácil e simples hein pessoal!

    13
    1. Ídolo paranista q no Coritiba ganhou um único título contra o União Bandeirantes. Por essa e por outras a gente vai vendo porque a “mente fraca” não termina.

      10
  4. Cirino pegou o time na A e entregou ao MITO na B.

    Bacellar pegou na A e entregou ao S. Namur na B.

    Pela lógica em 2018 estaremos de volta á A. Obrigação, nada além de obrigação.

    8
  5. Tem gente que não aprende mesmo,e não adianta querer jogarem a culpa para torcedores usando a desculpa de desestabilizar o ambiente.

    Esse jogo é velho e já saiu de moda.

    Espiem e aprendam,porque por aqui não haverá paciência,aplausos,confetes,rosas…existirá cobranças e mais cobranças sem nenhuma empolgação por voltar a Série A na varzeana Série B,ou ganhar o semi amador Ruralzão.

    Tapete vermelho e aplausos já falamos e ensinamos,somente se o Príncipe Namur ganhar a Copa do Brasil,prometo inclusive que essa faixa coloco na parede do meu gabinete!

    8
  6. Boa tarde Galera !
    Se alguém tiver dúvida se é verdadeira a informação so Mafuz é só conferir no uol a informação !
    O Mosquito entrou na justiça pedindo liberação por falta de depósito de FGTS !
    Foi negado porque identificaram apenas o mês de dezembro.
    Acho que tem que ser 3 meses !

    8
  7. Se for verdade alguém POR FAVOR 🙏 avisa os representantes dos jogadores abaixo para que entrem na justiça pra pedirem liberação do Coxa imediatamente, é um direito de vcs :

    Rodrigo Ramos
    Henrique Gelain
    João Paulo
    Rui
    Thiago Lopes
    Parede
    Alec Lela
    Gladiador……………………………………..preparador físico , sim Homi vc tem direito tbem !

    12
  8. Fico me perguntando como ainda querem que o torcedor tenha paciência que nada mais é do que a continuidade da anterior. É aquela máxima. Não deram a atenção devida quando era situação. Aí virou uma oposição de mentirinha, mas a mentalidade administrativa é a mesma da situação anterior. É algo que só encontramos explicação do dialeto Dilmez. Porque de outra forma, seria cômico se não fosse trágico.

    E em tempo caro Coxa Branca. Thor 31/01/2018 às 14:20.
    Vai precisar desenhar e muito ainda.

    SAV

    8
  9. O que aconteceu? Que diz a lenda que tem gente, que não ficou muito contente como Dr Hipólito Xavier! Pelo menos a pessoa teve a oportunidade de falar com o Dr Hipólito Xavier na cara ou não? Se teve e não falou, foi COVARDE, se não teve, fico a disposição para entrar em contato com o Dr Hipólito Xavier para a referida pessoa ter a oportunidade do contraditório.

    8
  10. Sobre a coluna do poodle Mafuz, uma situação me deixou confuso,quem fazia parte do CD naquele momento? Quem era o presidente? Cuidado a Pró Tork tem receber, fato?

    6
  11. Posso estar errado e serei o primeiro a se retratar aqui, se eu errar.MAS DUVIDO O PRESIDENTE NAMUR OU O BAGGIO trucar as pessoas citadas na coluna do tio Mafuz.

    10
  12. Na boa;

    ……”O presidente Samir Namur mandou um ofício ao Conselho Deliberativo do Coritiba, requerendo que se apure a responsabilidade de Rogério Portugal Bacellar, José Fernando Macedo, Gilberto Separa Griebeler, Alceni Angelo Guerra, Celso Luiz Andretta e Ernesto Luiz Pedroso, esse recebendo o inusitado título de “dirigente de fato”. Fonte tribuna o PR.

    Serei o primeiro a se retratar mas DUVIDO que Namur ou o Baggio levantem pra 6, até porque, eles faziam parte do mesmo time. Se acionar o mesmo DP atual do Club, O TIRO PODE SAIR PELA CULATRA.

    5
  13. Acho que o presidente Namur, quer, é fazer média com o atual CD, mas o presente atual foi sacana com o xiita a …alegria e triunfo ∴ já estão observando e estão ligados, o arauto da oposição é outro traíra sempre no VÁCUO do outros, se for verdade do tio Mafuz na sua coluna e tudo para fazer MÉDIA, com a oposição já que o credor do Club vai cobrar isso é fato.

    9
  14. Ruim e ter um cara como o Lippatin ou os Callfufinhos no Coritiba bom e ter o vice do Alex Brasil ou como o empresário do Mosquito ou Pereira para fazer experiencia, né, presidente Namur?

    CHUPA QUE É DE UVA, uma pena que a instituição paga pela COVARDIA de não assumir os fatos.

    8
  15. Interessante o que acontece com alguns plumitivos. Enquanto suas fontes são “anónimas” os rapazes deitam e rolam. O caso mais cabroso, atualmente, é o pseudo AZEDO da dand news. Enquanto a operação lava jato fustigava figuras nacionais o tar era só elogios. Quando sua fonte foi citada na operação lava jato, o senador tucano Aécio Neves, e o tar também apareceu em gravações da polícia federal o rapaz virou sua metralhadora contra o Juiz Moro.
    Assim, acontece com o “silêncio dos inocentes” por aqui sobre os cabrosos casos no CC. Estranho.

    11
  16. Faz um seguinte presidente Namur, coloca do Bolso dois milhões e meio, vc e o Baggio, cada um, para dar um total de cinco Milhões. Mostra que vcs tem C……..S. Eu , duvido,mas está aí a oportunidade de vcs me calaram.
    Como perguntar não ofende: Presidente Namur pode causar algum problema para alguém se mostrar o contrato não cumprindo por vcs, com alguém credor do CORITIBA FOOT BALL CLUB? Afinal perguntar não ofende. Abraços.

    7
  17. Posso estar errado, mas desconfio que nem o Namur e muito menos o Bagio tem CORAGEM de usar como DESCULPAS AO DÍVIDAS DO CLUB, EM FRENTE AO CONSELHO.
    Mas posso estar errado!

    9
      1. Será,!!! hehe, Diz a lenda que ficaram decepcionado com o Dr Hipólito Xavier. Minha pergunta a pessoa teve a oportunidade de falar em frente ao Dr Hipólito Xavier ou não? O Dr Hipólito Xavier é uma pessoa extremamente educada e oferece o direito ao contraditório, apesar dele não ser muito simpático com SURFISTAS INDOMÁVEL, conta a lenda que teve um indomável que BUÁ, BUÁ em frente ao Dr Hipólito Xavier.

        17
  18. Presidente Namur por favor não interprete mal o que vou escrever, tem um grupo, segundo diz a lenda, que topa pagar um espaço na arquibancada para que a torcida Dragões ou outra qualquer que possa participar da festa nos jogos do verdão, pode ser o espaço de seus apoiadores, eu vejo como uma boa para o club, afinal com a debandada de sócios, o que vier é lucro. O que vc acha presidente Namur, da proposta?

    16
  19. Como perguntar não ofende:
    Presidente Namur o que tem atual diretória da IAV, que não lhe agradam ,aliás seu vice o Bagio poderia responder? Fico contente com a resposta de qualquer um de vcs. Acho que de arquibancada a atual direção da IAV conhece mais do que vc e o Bagio, presidente Namur.

    8
  20. Thor, diz a lenda que o empresario do Lucas Claro ( aquele que encheu os bolsos as custas do Coritiba) anda puxado o saco do M. Lippatin, esse vai quebrar a cara, logo com quem. hahaha

    11
  21. Alguém sabe por onde anda um de tal de Daniel que era o coordenador da Chapa do novo CORITIBA? Gostaria muito de conversar com ele. Não admito, INIMIGO NA TRINCHEIRA.

    22
  22. Fora o “Nós Avisamos”, tem outro “bordão” criado por vocês aqui que acho mais compatível com tudo isso: POBRE DE TI, CORITIBA.

    19
  23. Tio Mafuz está mostrando como faz. Será q o “MAIOR” vai ficar silente ou fazer de conta q não viu nada?

    Vai q é tua R.I., chegou o momento de você tem vontade de fazer.

    9
  24. Lápis e caneta na mão?Então anotem,aprendam e se pautem,o caso Mosquito que estão tanto elogiando a postura da diretoria.
    Na realidade e por muita sorte da própria diretoria o caso se inverteu e explico:estavam fazendo uma enorme besteira para não dizer burrice,mesmo que se na frente o jogador arrebentasse e fosse o principal destaque,de começarem a pagar um salário inicial para quem não provou nada ainda pois base é uma coisa e profissional outra,de 30 mil no primeiro ano,40 no segundo e 50 no terceiro!!!!!Absurdo e amadorismo,além disso tinham aceito pagarem comissão fora da realidade e que acabou emperrando por quererem fazer em 2 vezes e fora a multa do contrato que não chegaram a um acordo.
    Aí foi a sorte,porque já haviam aceitado todas as condições,condições essas adversas ao Clube e a única que saiu fora foi o valor da multa.
    Sorte nossa,porque esse Inseto é uma aposta e tem que provar muito ainda,mesmo que venha a ser um craque o que não acredito pois já vi várias partidas na base do mesmo,iria começar ganhando um valor irreal onerando os cofres do Clube.

    10
    1. O mesmo serve quando falam em redução da folha e planejamento.Não houve planejamento algum e sim apenas contratos que acabaram automaticamente,aonde está o planejamento nisso?
      Portanto se informem antes de noticiarem algo ou pelarem o saco apenas,aprendam a fazer jornalismo de verdade,conselho de um simples leigo e torcedor,mas investiguem os fatos antes de noticiarem porque dessa área investigativa posso garantir que conheço um pouco!

      9
  25. A gente temos informações e apuradíssimas, e que nós deixamos mensagens aos torcedores e do Coritiba-CF.

    Wilson fez 34 anos! Relembre os feitos mais marcantes do goleiro do Coritiba

    O goleiro Wilson, do Coritiba, completou 34 anos na última quarta-feira, 31 de janeiro. Contratado em julho de 2015, quando o Coxa ainda procurava um substituto à altura de Vanderlei, negociado com o Santos no ano anterior, o arqueiro paulista foi aos poucos conquistando o reconhecimento da torcida até garantir, sem concorrência no elenco, o posto de ídolo. O jogador tem contrato até dezembro de 2020.

    Admiração construída com segurança diante da meta, uma coleção de defesas difíceis e, de quebra, três gols vestindo a camisa do Alviverde. Status que fez a nova diretoria do Coritiba, empossada no final do ano

    Deste mensagens é que torcedores esteja acreditando, muito mais importantíssimos pudemos recebermos granas, faturar dinheiro para inicíar o ano bem melhor internacional da Copa do Brasil que vale 6,000 milhores reais passar de fazes oitavas.

    E também vencer estaduais paranaenses e bicampeonato, subiremos para série A princípais objetivos ao grupos elenco e do Coritiba-CF; anos de muitas vitóriosas, e conquistá-lo restantes e da temporada ótimas campanhas, a oportunidades entre os primeiros lugares no brasileirão da série B princípais é o títulos.

    Eu sou aluno especíais o Eduardo Requião Lopes dos Santos 41 anos

    11
  26. Mais uma para aprenderem e repassarem para seus novos ídolos,deixa esse Mosquito treinando atrás do gol até acabar o contrato,nessa data todas as competições não aceitam mais nenhuma inscrição,portanto esse meia boca vai jogar só em 2019 e ainda quando entrar no ritmo.

    11
  27. Para finalizar as aulas do período matinal,deveriam fechar a CONFRARIA porque não serve para nada,apenas para requerimento,protocolos e comissões,uma turma que vou te falar viu!

    10
  28. A gente temos segundo fontes, apuradíssimos a informações. Mais importantíssimos é lucrar, bons dinheiro de 6,000 reais: para puder classificar para oitavas-de-finais e na Copa do Brasil receberá 50,00 mil, passar a fazes.
    Serão prioridades restantes do ano, na temporada seguirmos adiantes, nas sequências 2.018!
    E também vencer o estadual paranaenses, e no bicampeonato.

    Enquanto isso, a informações prosseguimos necessidades de que pudemos o Coritiba-CF vem fortes muitas oportunidades de ter vitóriosas, e conquistas restantes competições pela frente e eu como aluno especíais o Eduardo Requião Lopes dos Santos 41.

    Anos deixamos mensagens aos torcedores puder associar ao clube, levamos melhores a campanhas destes anos seria possível subirá para série A, chegará entre os primeiros lugares e no brasileirão na série B, buscar aos títulos importantíssimos.

  29. A gente temos ótimas; informações e diretores e do Coritiba-CF usará classificação e pudemos avançar-lo segunda fazes receberá quantias de 5.000 reais, e irá oitavas-de-finais na Copa do Brasil 6.000 milhões.
    Seguirmos nas competições internacionais importantíssimos! Seriam prioridades, e também vencer estaduais paranaenses, e bicampeonatos.

    E subirmos para série A anos, seja melhor e a oportunidades de somos maiores Paraná, desde 2.018 campanhas com seriedades e pés no chão ano todos nas sequências vitóriosas e conquistas.
    E pudemos chegar fortes, no brasileirão série B entre os primeiros lugares, eu como torcedor e do Coritiba-CF o Eduardo Requião Lopes dos Santos 41 anos.

    Deixamos mensagens aos torcedores acredite minhas palavras tudo der certo contém muitas paciências ao time, e vão dar alegrias, ambientes vestiários lá no Alto da Glória Couto Pereira aos apoiamos garoto das bases, e profissional também.

  30. Quais seriam expectativas deste anos, vários alternativas em 2.018 para tudo competições destas temporada muitas oportunidades aos diretores, comandados e no clube do Coritiba-CF?

    A gente tem ótimas; informações e diretores e do Coritiba-CF usará classificação e pudemos avançar-lo segunda fazes receberá quantias de 5.000 reais, e irá oitavas-de-finais na Copa do Brasil 6.000 milhões.

    Seguirmos nas competições internacionais importantíssimos! Seriam prioridades, e também vencer estaduais paranaenses, e bicampeonatos.

    E subirmos para série A anos, seja melhor e a oportunidades de somos maiores Paraná, desde 2.018 campanhas com seriedades e pés no chão ano todos nas sequências vitóriosas e conquistas.
    E pudemos chegar fortes, no brasileirão série B entre os primeiros lugares, eu como torcedor e do Coritiba-CF o Eduardo Requião Lopes dos Santos 41 anos.

    Deixamos mensagens aos torcedores acredite minhas palavras tudo der certo contém muitas paciências ao time, e vão dar alegrias, ambientes vestiários lá no Alto da Glória Couto Pereira aos apoiamos garoto das bases, e profissional também.

    1
  31. Edemar Annuseck, jornalista, narrador esportivo que iniciou na Rádio Nereu Ramos de Blumenau em 1964 e depois atuou nas Rádio Jovem Pan, Tupi, Record de São Paulo, Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, TV Jovem Pan e SPORTV, Editor da página de esportes do Jornal A CIDADE DE BLUMENAU, cobrir 5 Copas do Mundo (74, 78, 82, 86 e 90).

    1. Grande Edemar. Quando morei em Pedreira acompanhava a Jovem Pan, que tinha entre outros: Milton Neves, José Silverio, Vanderlei Nogueira, Cândido Garcia e Orlando Duarte. Não lembro do R. I. Que pena.

  32. Hoje temos maior clássico Atletiba e do ano em 2.018, pudemos-se avaliarmos o time de mistão, quentes e aspirantes-sub-23 quais seriam destas condições destas oportunidades entre rivais seguirmos nas seqüência da temporada seguirmos adiantes Coritiba, e o Atlético-PR?
    Abrações eu sou aluno especíais Eduardo Lopes dos Santos 41 anos

  33. Tem novo informações;

    Pudemos evoluirmos para restantes do ano e nas sequências em 2.018. Portanto isso o aluno. Especíais Eduardo Requião Lopes dos 41 anos garantes, mensagens aos caros torcedores e do Coritiba-CF. Termos expectativas muitas oportunidades agirmos dois jogos importantíssimos mandantes em interior lá londrina, fechará a taça-Dionísio Filho.

    No sul-PR com o Toledo. Duas vitórias necessidades fora, termos seis jogos do iniciamos a taça Caio Junior em caso quatro jogos em casa seria e no Alto da Glória Couto Pereira, e um fora.

    Daria mesmo classificar-se para semifinais, com muitas seriedades? Torcerá alguns rivais não pontuar e tropeços. Prioridades é que passar a fazes na Copa do Brasil 5.000 quantias reais 1.000 milhões continuará internacionais brasileiros entrará pressionados.

    Buscas inéditos aos títulos, bicampeonatos estaduais PR, e subirmos para série A chegará fortes e entre os primeiros lugares na série B?

Deixe uma resposta