- OPINIÃO

AS FANTASIAS E TOLKIEN.

Olá amigos!

Sacramentado o entendimento por parte dos que espiam o sítio de curto alcance – segundo alguns não passa de meia dúzia de gatos pingados – do NÓS AVISAMOS voltemos nossa análise ao atual momento pelo que qual passa o CC.

O brilhante acadêmico e escritor J. R. R. Tolkien, da obra Senhor dos Anéis, escreve que “se levada ao excesso, as mitologias podem iludir as mentes das quais veio e produzir estragos na cultura”.

Eis a tragédia do CC. Não tem mais fantasia por parte do torcedor. Segundo o autor a fantasia é um elemento essencial para atividades que mexe com as paixões.

O tamanho do estrago na instituição, nos últimos anos, tem sido tão grande que o aficionado pelo CC não perdeu somente a paixão, perdeu também a fantasia.

Os atuais borderôs falam por si só. De um clube que arrastava multidões ao estádio num tempo já longe…

A carência de ícones na equipe, alinhada ao péssimo desempenho em campo e a nulidade administrativa, mataram não somente a esperança, mas também os sonhos do torcedor. O resultado! O encolhimento brutal da massa torcedora.

Os últimos três rebaixamentos trarão consequências terríveis para a instituição por longas décadas.

O resultado da eleição, a baixa adesão e por consequentemente a manutenção da administração anterior, embora disfarçada, mostra o desencanto e a falta de opção daqueles que votaram.

O encanto morreu assim como estão minguando pelas ruas da cidade as camisas outrora gloriosa. Fugir disso é querer tapar o sol com peneira.

Um outro ensinamento de Tolkien talvez seja importante nesse momento. Questionado sobre o risco da fantasia o autor lembrou que as ciências – muito além de fadas – foram responsáveis pela criação de deuses falsos. Entre eles Karl Marx, o príncipe do socialismo.

Paulo Rink.

Share Button
Paulo Rink

Publicado por Paulo Rink

Veja todos os posts do Paulo Rink

72 Comentários em “AS FANTASIAS E TOLKIEN.

  1. Com a permissão do PR “pincho” um trecho da coluna do T. Mafuz:

    Ofensas
    Darei a notícia. E por merecer um espaço maior, opino amanhã.
    O presidente Samir Namur mandou um ofício ao Conselho Deliberativo do Coritiba, requerendo que se apure a responsabilidade de Rogério Portugal Bacellar, José Fernando Macedo, Gilberto Separa Griebeler, Alceni Angelo Guerra, Celso Luiz Andretta e Ernesto Luiz Pedroso, esse recebendo o inusitado título de “dirigente de fato”.

    O motivo é que esses coxas, no exercicio do mandato, teriam se omitido na obrigação do Coritiba de recolher encargos de contribuição assistencial, sindical, IRRF da folha de pagamento, INSS, FGTS, Pis sobre a folha de pagamento. No ofício, Samir Namur citando a lei especial do PROFUT, sugere até a apuração de eventuais responsabilidades civis e penal.

    Já projeto parte da minha opinião. Sem entrar no mérito (a acusação é baseada em lei), entendo que a intenção dos atuais dirigentes é de preparar o terreno para desculpas futuras. O atraso desses encargos, sem, ainda, trazer consequências, não pode ser tratado como ato de improbidade.

    12
  2. O “MAIOR” poderia ao menos mesmo q no “escondidinho” falar com o canal aberto. Ou se preferirem trocar figurinhas com o rapaz apoiador do PSOL.

    8
  3. Podem anotar a próxima desculpa para eventuais crises financeiras fora a que o Tio Mafuz falará, será a conversa de reforma emergencial do Couto Pereira, os caminhos já estão sendo preparados caso a volta da Série A não se concretize.

    Tudo muito simples e com o texto de reestruturação e caminho novo devido à culpa de diretorias anteriores!
    Fácil e simples hein pessoal!

    13
    1. Ídolo paranista q no Coritiba ganhou um único título contra o União Bandeirantes. Por essa e por outras a gente vai vendo porque a “mente fraca” não termina.

      10
  4. Cirino pegou o time na A e entregou ao MITO na B.

    Bacellar pegou na A e entregou ao S. Namur na B.

    Pela lógica em 2018 estaremos de volta á A. Obrigação, nada além de obrigação.

    8
  5. Tem gente que não aprende mesmo,e não adianta querer jogarem a culpa para torcedores usando a desculpa de desestabilizar o ambiente.

    Esse jogo é velho e já saiu de moda.

    Espiem e aprendam,porque por aqui não haverá paciência,aplausos,confetes,rosas…existirá cobranças e mais cobranças sem nenhuma empolgação por voltar a Série A na varzeana Série B,ou ganhar o semi amador Ruralzão.

    Tapete vermelho e aplausos já falamos e ensinamos,somente se o Príncipe Namur ganhar a Copa do Brasil,prometo inclusive que essa faixa coloco na parede do meu gabinete!

    8
  6. Boa tarde Galera !
    Se alguém tiver dúvida se é verdadeira a informação so Mafuz é só conferir no uol a informação !
    O Mosquito entrou na justiça pedindo liberação por falta de depósito de FGTS !
    Foi negado porque identificaram apenas o mês de dezembro.
    Acho que tem que ser 3 meses !

    8
  7. Se for verdade alguém POR FAVOR 🙏 avisa os representantes dos jogadores abaixo para que entrem na justiça pra pedirem liberação do Coxa imediatamente, é um direito de vcs :

    Rodrigo Ramos
    Henrique Gelain
    João Paulo
    Rui
    Thiago Lopes
    Parede
    Alec Lela
    Gladiador……………………………………..preparador físico , sim Homi vc tem direito tbem !

    12
  8. Fico me perguntando como ainda querem que o torcedor tenha paciência que nada mais é do que a continuidade da anterior. É aquela máxima. Não deram a atenção devida quando era situação. Aí virou uma oposição de mentirinha, mas a mentalidade administrativa é a mesma da situação anterior. É algo que só encontramos explicação do dialeto Dilmez. Porque de outra forma, seria cômico se não fosse trágico.

    E em tempo caro Coxa Branca. Thor 31/01/2018 às 14:20.
    Vai precisar desenhar e muito ainda.

    SAV

    8
  9. O que aconteceu? Que diz a lenda que tem gente, que não ficou muito contente como Dr Hipólito Xavier! Pelo menos a pessoa teve a oportunidade de falar com o Dr Hipólito Xavier na cara ou não? Se teve e não falou, foi COVARDE, se não teve, fico a disposição para entrar em contato com o Dr Hipólito Xavier para a referida pessoa ter a oportunidade do contraditório.

    8
  10. Sobre a coluna do poodle Mafuz, uma situação me deixou confuso,quem fazia parte do CD naquele momento? Quem era o presidente? Cuidado a Pró Tork tem receber, fato?

    6
  11. Posso estar errado e serei o primeiro a se retratar aqui, se eu errar.MAS DUVIDO O PRESIDENTE NAMUR OU O BAGGIO trucar as pessoas citadas na coluna do tio Mafuz.

    10
  12. Na boa;

    ……”O presidente Samir Namur mandou um ofício ao Conselho Deliberativo do Coritiba, requerendo que se apure a responsabilidade de Rogério Portugal Bacellar, José Fernando Macedo, Gilberto Separa Griebeler, Alceni Angelo Guerra, Celso Luiz Andretta e Ernesto Luiz Pedroso, esse recebendo o inusitado título de “dirigente de fato”. Fonte tribuna o PR.

    Serei o primeiro a se retratar mas DUVIDO que Namur ou o Baggio levantem pra 6, até porque, eles faziam parte do mesmo time. Se acionar o mesmo DP atual do Club, O TIRO PODE SAIR PELA CULATRA.

    5

Deixe uma resposta