- OPINIÃO

A DIVINA COMÉDIA. A CANETA.

CANTO 1.

“Dante, perdido numa selva escura, erra nela toda noite. Saindo ao amanhecer, começa a subir por uma colina, quando lhe atravessam a passagem uma pantera, um leão e uma loba, que o repelem para a selva. Aparece-lhe então a imagem de Virgílio, que o reanima e se oferece a tira-lo de lá fazendo-o passar pelo inferno e o purgatório, Beatriz, depois, o guiará pelo paraíso. Dante o segue.”

A magnifica obra de Dante Alighieri mostra os passos percorridos, do inferno ao paraíso, passando pelo purgatório por Dante. Na realidade a obra, originalmente, se chamava “comédia” porém, de tão bela obra poética recebeu o adjetivo de “divina”. Também nascia ali a bela língua italiana, como falada hoje.

Os caminhos, muitas vezes definidos pelos homens, são mesmos infernais.

O atual inferno por que passa o CC foi e o é construído por sua própria gente. Assim, como as eleições para presidente da Nação, que se avizinha, assusta pela ausência de qualidade e capacidade dos candidatos, as eleições passadas no CC já denunciavam o que viria pela frente.

Porém, os atuais comandantes não são os únicos responsáveis pela trágica situação da instituição. Não é de hoje que a instituição patina no seu brejo administrativo. Muitos são os responsáveis. Um famoso matemático dizia que duas coisas lhe bastava para ver o mundo no futuro: a história e os Evangelhos. A história do CC, nos últimos trinta anos é de uma tragicômica brutal.

Não podemos esquecer que bons moços que hoje posam como paladinos da ciência da administração foram também responsáveis por grandes tragédias administrativas. Peitinhos televisivos, entrevistas em periódicos de quinta categoria não apaga, em era digital, as cagadas praticadas no passado. Outros se escondem em seus labirintos existenciais e fazem de conta não ser com eles.

Nesse momento mesmo, na arquibancada travestidos de torcedores muitos arruaceiros cobram dos atuais gestores. Esquecem os energúmenos da barbárie praticada no ano do centenário.

Não é de hoje que a instituição tem passado vergonha a nível nacional. Seja pelos constantes rebaixamentos, seja por ações violentas, muitas vezes apoiadas por diretorias incompetentes e omissas.

Uma sucessão inacreditável de erros acompanha a instituição a décadas. Parece que sua sina, outrora grandiosa, é mesmo o aniquilamento ético, financeiro e moral.

Assim, de demissão em demissão de treinadores, os verdadeiros culpados tentam se isentar perante a galera de suas responsabilidades. Todos, absolutamente, todos os treinadores que passaram pelo CC e foram demitidos não possuem responsabilidades pelas tragédias por que passou e passa o cadáver ambulante. Chego a chocante conclusão que a culpa é da caneta.

Sim, embora pequeno esse artefato tem sido cruel com o CC. É melhor assim. Culpar um nanimorto que não pode responder que homens cunhados em suas vaidades. Sim! A culpa é da caneta.

O problema do CC não é de treinadores. É de gestão. A gestão que falta no futebol profissional e na base, na administração financeira, na administração do jurídico e de recursos humanos, no marketing e no patrimônio, na ética e na moral.

Vale lembrar que outrora clubes do mesmo nipe sucumbiram perante suas trágicas administrações. Leia aqui o que acontece com a Portuguesa de Desportos, em São Paulo.

Dante cruza o inferno, passa pelo purgatório e chega ao paraíso puxado por Virgilio e orientado por Beatriz. Resta saber quem serão estes no CC. No CC as coisas são tão divina que virou uma comédia. A vida imita a arte.

Paulo Rink.

Share Button

165 Comentários em “A DIVINA COMÉDIA. A CANETA.

  1. Hoje um cliente meu me falou ” Luizinho tenha paciência com o dono da pizzaria ,ele anda depressivo” Me perdoe mais vi ele firme é forte ao lado do incompetente Namur. Trouxa tem pagar almoço e janta para a cúpula da organizada.

  2. Será que o antigo presidente do CD do club concorda?

    “Não defendo a maconha, defendo a liberdade individual”, disse Goura em resposta a falas dos colegas parlamentares. “Quando se está falando em drogas, existem as lícitas e as ilícitas. O café mexe com a nossa consciência. Vinho e cerveja matam mais diretamente que a maconha. Os dados sobre o álcool, uma droga culturalmente aceita, são muito mais graves”, argumentou. “Não se pode tratar o tema das drogas com obscurantismo”.

    O que vcs acham? Acho que geme, mas é o funcionário que ameaça conselheiro do club, aí fica pianinho? Que tal resgatar a gravação, cruzess vão pedir, I.P! Que MEDO!

  3. Como tudo COVARDE vai dizer que não sabe nada, seu funcionário apareceu ALGEMADO nos jornais POLICIAIS. Que tal pedir meu I,P? Eu topo quer que eu digo o seu nome e sobrenome, acho que vc não tem CORAGEM PRA ISSO, quer apostar? SEU TROUXA. P.

  4. Aliás Dr Marcelo Licheski, será que estou errado quando me refiro ao seu antecessor do CD, quando escrevo sobre o funcionário dele aparecer algemado nas paginas policiais, será que estou mentindo? Será que o OTÁRIO vai pedir meu I.P? Que medo!.Mas vamos discutir a negociação do Lucas Claro? Acho que vc GEME, OTÁRIO, QUER APOSTAR? Eu topo? Pague pra ver , manda, VER COM o nada-além. (SIMPLES ASSIM)

  5. Como podemos desperdiçar um talento, como nosso amigo Paulo Rink, de estar dentro do Coritiba ajudando com ideias brilhantes.
    Mas não, os amadores gostam é de incompetentes, assim a concorrência é leal!

    1
  6. Samir Namur e Piá Chorão são do mesmo baralho,isso é fato? Até o Célio Rodrigues sabe disso, e aí Organizada do Namur vcs TOPAM num tatame? Bateu o peso manda vir o tal de Lano! Será que o Lano da organizada topa um tatame com o Célio Rodrigues? Eu duvido!

  7. Vamos fazer o seguinte vamos eu e vc Lano no tatame, vc topa, para não ser covardia. afinal contra o campeão Célio, vc não daria para a saída que tal comigo? Afinal vcs são Samir e CIA! Lembrando que no tatame, Pode mandar o funcionário do Vereador que apareceu algemado nas paginas policiais. KKK

  8. Sobre o texto, o sentido original de “comédia” era de uma história com o final feliz, em contraposição à “tragédia” que é a história com um final triste. Nesse sentido a obra de Dante foi intitulada de “Divina Comédia”.

    Já nossa história dantesca alviverde, “Infernal tragédia: Do Alto da Glória para o Fundo do Poço”.

    Antes de sair o nome do novo treineiro eu pensei em fazer uma brincadeira com os nobres colegas sobre nomes de possíveis contratações para “animador de pangaré”, “segurador de rabo de foguete” que tenham a cara desta “jestaum”: BF foi pro São Bento, Paxequito não sei por onde anda, quem mais???

    Agora que saiu o nome do “”””novo”””” treineiro, quem é o “jênio da bola de cristal” que acredita piamente que é só subir a Ubaldino do Amaral que tudo se resolve? É a paranização, guaranização… De novo “Infernal tragédia: Do Alto da Glória para o Fundo do Poço”.

  9. O amadorismo é tão grande e os capachos e soldadinhos ainda dizem que pelo menos se mexeram.
    Mais uma vez estão errando, estou procurando um diretor de futebol para ser o chefe de todos os promovidos, quando o certo seria um novo diretor de futebol experiente escolher ou contratar e não pegar o bolo pronto.
    Promoveram os auxiliares que já estavam lá, Goiano inclusive com cargo vitalício e contrataram um professor de escolinha Matheus Costa que no seu último trabalho afundou o Joinvile.

    1
  10. O Dono da Maior e suas estratégias, quando existe dentro da própria casa alguém que não seja tão capacho, o mesmo arruma um jeito de tentar desanimar quem tem opiniões contrárias, diríamos segurando determinados comentários a conta gotas.
    Quem teve parceria Indomável é o que se pode esperar, já outros capachos se sujeitam e de vez em quando vestem outra roupa e surtam em outros lugares.
    Comédia pronta ou melhor Divina Comédia!

  11. Ou na próxima eleição vão inventar nomes como Florenzano, Pedro Castro, Bagio, Luis Stelfed… Petraglia dá aula, pode juntar todos esses Coxas que não dá nem para amarrar a chuteira desse senhor, simplesmente pelo fato de serem amadores.
    Quem tiver um nome apresente e comprove as possíveis qualidades, eu duvido e aposto que não tenha nenhum, talvez só o software do tal do Augusto com análises quantitativas e qualitativas!

  12. Sobre a efetivação de Tcheco, basta lembrar que Augusto era auxiliar do Alex Brasil e Tcheco era auxiliar no Eduardo Baptista. Se nem o “titular” do cargo deu certo, porque motivo o auxiliar daria?

    1. Mais um exemplo. Samir era presidente do CD na gestão Bacelar, portanto um auxiliar da presidência do clube. Hoje como presidente não consegue dar UMA dentro. Até quando o Coritiba vai insistir em tentar arrumar o que está errado colocando os auxiliares no cargo?

  13. Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

    O Coritiba aposta em Tcheco, 42 anos, para se reerguer no cenário nacional. O ex-auxiliar técnico terá a missão de alçar o Coxa novamente à Série A do Brasileirão. O nome do ídolo alviverde para a vaga de Eduardo Baptista foi confirmada nesta tarde pelo presidente alviverde, Samir Namur.

    A operação SOS não é novidade para Tcheco no Alto da Glória. Em 2013, ele assumiu o time restando três rodadas para o fim do Brasileirão e evitou o rebaixamento.
    O Coxa ocupa a modesta 10ª posição, mas a apenas dois pontos

    Momentos de muitas apóios edicação com vontade, ter necessidades fotos-de-confiaças e puder voltar engrenar-se o Campeonato Brasileiro da série B e ocupa 10º.colocado apenas dois pontos entrará no G-4 e não sairá mais de lá.

    Conselheiro do Coritiba futebol clube passa reformulações, dentro do clube eternamente G-5 novas direção, e também, diretor gerente caso contrario pudemos ter novidades em bremente o técnico.

    Eu sou funcíonario da empresa, Valor Brasil eu recebo meus sálarios e féria décimo terceiro também.

    Abraços Eduardo

  14. Se sabe tudo e é tão bom, que faça como antigos e grandes Coxas Brancas já fizeram no passado.

    Assuma o departamento de futebol sem remuneração, não venha com a desculpa que os tempos mudaram e era profissional.

    De dinheiro esse rapaz não precisa, então que use sua pretensa competência e sabedoria a favor do Clube de coração, mas tenho certeza que não tem coragem para isso.

    É cômodo ter pélas sacos ao redor, ficar palpitando e aconselhando boleiros, comissão técnica e dirigentes amadores como se fosse um Deus.

  15. As apostas e indicações do Pensador, craques como Dudu, Vaná, Kazim, Lincoln, Júlio César e cia.

    Sabe muito de futebol o garoto, inclusive arrumou um negócio para seu amigo na Turquia, deveria nos contar sobre a venda do zagueiro Lucas Claro em detalhes.

  16. Como podemos desperdiçar um talento, como nosso amigo Paulo Rink, de estar dentro do Coritiba ajudando com ideias brilhantes. (2).
    Mas não, os amadores gostam é de incompetentes, assim a concorrência é leal!

  17. Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

    O Coritiba aposta em Tcheco, 42 anos, para se reerguer no cenário nacional. O ex-auxiliar técnico terá a missão de alçar o Coxa novamente à Série A do Brasileirão. O nome do ídolo alviverde para a vaga de Eduardo Baptista foi confirmada nesta tarde pelo presidente alviverde, Samir Namur.

    A operação SOS não é novidade para Tcheco no Alto da Glória. Em 2013, ele assumiu o time restando três rodadas para o fim do Brasileirão e evitou o rebaixamento.
    O Coxa ocupa a modesta 10ª posição, mas a apenas dois pontos

    Momentos de muitas apóios edicação com vontade, ter necessidades fotos-de-confiaças e puder voltar engrenar-se o Campeonato Brasileiro da série B e ocupa 10º.colocado apenas dois pontos entrará no G-4 e não sairá mais de lá.

    Conselheiro do Coritiba futebol clube passa reformulações, dentro do clube eternamente G-5 novas direção, e também, diretor gerente caso contrario pudemos ter novidades em bremente o técnico.

    Eu sou funcíonario da empresa, Valor Brasil eu recebo meus sálarios e féria décimo terceiro também.

    Abraços Eduardo

Deixe uma resposta