- OPINIÃO

O DILEMA DOS PRISIONEIROS.

Olá amigos.

Os livros de economia trazem uma interessante equação. Trata-se do dilema de prisioneiros. São os jogos cooperativos de dois prisioneiros e seus dilemas.

Chegando ao fim a horrenda Série B a tábua de classificação mostra o tamanho do vexame ao qual o CC, ex Coritiba se meteu. Com o maior orçamento entre todos os participantes o clube verde ficou pelo caminho.

Aproveitando dessa anomalia, congênita na vida da organização, alguns espertalhões aproveitam a brecha para lançarem seus pitacos em relação a possível renúncia da cúpula diretiva. Sou contra. Não é essa ruptura que tenho proposto por aqui.

Primeiro por que a eleição foi um processo democrático e os resultados de campo não são combustíveis suficiente para isso. Se assim o fosse muito boca rota não passariam nem perto da Mauá.

Segundo, por que quem sairia e quem entraria é do mesmo nível. Péssimos. Também se assim não o fosse a instituição estaria em outro patamar. Se não o está, a culpa é dessa direção e das trezentas antepassadas.

Engraçado que alguns aproveitam a oportunidade usam a parca imprensa para dar seus pitacos.  Assim, como o CEO atual, uns tem a estranha mania de escrever besteirol. São os mesmos que quando administravam a instituição fizeram algo semelhante ou pior.

Quem me acompanha por aqui, sabe o que penso de todas as diretorias que passaram pelo CC nos últimos trinta anos. Com exceção do trabalho realizado, em 2003, pelo advogado Moro, todos, absolutamente, todos que se assentaram a cadeira de BOSS no Couto Pereira foram é são de uma ruindade espantosa.

O CC sempre foi o clube do inacabado. Todos seus projetos, sempre anunciados com galhardias, não saíram do papel. Sua gente tem na inércia administrativa sua marca maior. Não custa lembrar de um cidadão que anunciou que daria um tapa no Estado. Construiu um horroroso puxadinho no estádio.

Sou daqueles que pensa que dinheiro nunca foi problema para o CC. Sei que você deve pensar que isso é uma loucura. Porém, penso que mesmo que tivéssemos o faturamento de um Real Madrid, estaríamos na mesma draga que hoje.

O que falta e sempre faltou ao CC é gestão. É o mesmo caso do Estado arrecadador que impõe ao brasileiro a maior carga de tributos do mundo, enquanto classes de castas sociais se aproveitam e mamam nas gordas tetas da corrupção.

Não é qualquer cidadão que tem o “dom” de administrar um orçamento de alguns milhões. Embora pareça simples, verdadeiramente, não o é.

Um outro fator arrebenta e arrebentou o CC. Criou-se na torcida a bestial ilusão que grandes nomes do empresariado polaco seria a salvação. O tempo mostrou-se enganador.

Tanto isso é verdade que nos primeiros sinais de crise a torcida recorre a nomes “famosos” e confunde conduta ilibada com competência. Uma coisa é o sujeito ser honesto, boa praça. Outra, bem distinta, é ele ser competente.

Sempre desconfio de sucessos milagrosos no empresariado. Muitas vezes o afamado não é lá um grande gerenciador, mas sim um grande corruptor. Grandes conglomerados, investigados nos últimos anos, deram mais ênfase a minha tese.

A solução milagrosa do CC não virá sem traumas. Rupturas terão que acontecer. De todos os comandantes que passaram pelo CC como administradores, nenhum é a solução. A saída não mais está dentro do clube. Passa ao largo disso.

FABULATICO.

Há muitos anos num encontro da Voz entre um petisco e outro provoquei o Dr Moro com uma pergunta marota. “O SR. Como presidente do Coritiba, contrataria por R$ 200.000,00 um jogador mediano ou um excepcional executivo.” Moro me olhou, pensou e devolveu a pergunta. “E você?” Respondi. Um executivo!

Passados três dias Moro me envia um e-mail perguntando o porquê um executivo e não um jogador. Respondi que era bem simples. Um executivo com audácia traria recursos para contratar dez jogadores bons. Um bom jogador não traria retorno nem para pagar seu salário. Ele concordou.

Paulo Rink.

Paulo Rink

Publicado por Paulo Rink

Veja todos os posts do Paulo Rink

144 COMENTÁRIOS EM “O DILEMA DOS PRISIONEIROS.

  1. Qual a chance do MAIOR destacar a convocação da Assembléia que busca a destituição de SAMIR NAMUR da Presidência do CFC?
    Eu disse “destacar”.
    R.: 0%

    7
  2. Chega a ser estranho esse apego estranho ao cargo.
    Amor pelo time????? Quem ama não destrói o que ama.
    Isso é no mínimo caso para estudo.
    Quem vai defender a permanência? Será que os interessados em colocar jogadores no time ano que vem?
    Quem tem interesse em que esse pestana assuma o futebol???
    No Coritiba não pensam… Pobre de ti Verdão!!!

    8
  3. Informamos em que o clube Alto da Glória e bastidores puderiam ter desas oportunidades é que faremos ótimas campanhas entre os melhores próximo ano 2019, e 2020, terão expectativas necessidades, para estaduais paranaenses Copa do Brasil também.

    Prioridades reformulações novo time fortetísmos, e nos pudemos retornasse elite especíais acessos série A 1ª. divisão tem muitas chances retornasse?

    Eu sou funcíonario da empresa, Valor Brasil eu recebo meus sálarios e féria décimo terceiro também.

    Abrações. Eduardo Requião Lopes dos Santos 42 anos

    5
  4. Interessante a discussão sobre o preço ada banana e acho que tem conteúdo. Poderia ser pior. Poderia ser o corte do papel higiênico, por exemplo

    8
  5. Vergonha, vergonha time sem VERGONHA. Paranista Cabeção fazendo a defesa do Sumir, acho ele quer é fazer media com a organizada do Sumir, já que diz a lenda tem gente com fotos com churrasco e uma gravação aonde ele jura amor eterno ao time do viaduto, com organizada do time do Viaduto.

    FORA SUMIR, E COMPANHIA.

    10
    1. Giban, e o Príncipe Namur disse que queria onze jogadores como o Leandro Silva, falou que foi um dos melhores custo benefício ao Clube, e se tivéssemos craques que nem ele subiríamos.

  6. Teve gente que se comoveu quando o Alecsandro disse que ficaria até de graça, esse pagando sairia caro ao Clube.
    Esse treinador gaúcho brabo, é outro que quer arrumar um contrato com multa rescisória para enganar os trouxas.

    1
  7. Cara ate levantei a bandeira do impeachnente, mas pensando melhor o cara suja deve ficar ate o final do seu mandato. Nos avisamos que isso ocorreria. OMAIOR falava em o mais preparado e quem era contrário caia de 4. Agora Maior essa invenção e sua.Se virem e aolaudam cada dia do mandato do cara suja que vcs ajudaram a eleger.

    1
  8. Teve estudiosos do futebol que erraram todas as avaliações e previsões, inclusive com a queda para segunda divisão, depois mudaram o discurso em outras redes sociais.
    Convicção de comediantes é de chorar meus amigos.

    1
  9. Thor nao e treinador e esses pangares que fizeram o que o Coxa se tornou. Isso so e a conta ser paga. A conta chegou para a rapaziada do Maior, para os surfistas e outros abnegados e NOS AVISAMOS.

    1
    1. Exatamente Giban, falamos antes que mesmo que subisse na Série B mais varzeana da história, não haveria aplausos, elogios ou comemorações, ficaram revoltados e até Cartilha quiseram pregar para a torcida.

      1
  10. E acham ruim esse time? Pode apostar que esses Pangares vao parecer de seleção para o que vem por ai….o Coritiba vai levar uns cinco anos para se reerguer.

    1
  11. Perdemos a torcida. Perdemos o glamour da camisa, pois a malharia nao consegue fazer números visíveis. Perdemos a nocao de ser vitorioso. Perdemos nossa grandeza. Perdemos nosso futuro. O que ganhamos com esse abnegação de 10 anos? NADA. viramos nanico.

    1
  12. E esse tal de Bagio, ano que vem com a saída massiva de sócios, o cidadão está preocupado com o custo unitário da banana para categoria de base.
    E o pior é que não é brincadeira, esse é o tipo de assunto discutido por esses amadores no Clube.

    1
  13. Se o CRB empatar com o Londrina, ficaremos apenas 6 pontos acima do primeiro rebaixado. Uma vergonha ! Com 60/70 milhões a mais que os coitados de CRB e Payssandu, uma vergonha ! Defender essa Diretoria hoje é ser contra o Coritiba.

    1
  14. Resumindo, na Série B mais varzeana da história ganhou DUAS PARTIDAS FORA DE CASA, e para o pessoal que se julga REFERÊNCIA o Príncipe Namur era o mais preparado sem nenhuma dúvida.
    Qualquer dúvida é só checar o Tio Google que deixa tudo registrado e arquivado!

  15. Só tem um cara que pode impedir que o Príncipe Namur permaneça, e essa pessoa é o Arauto da Oposição que está trabalhando por baixo dos panos.
    Está numa posição cômoda, dá as cartas, não aparece e finge que não é com ele.
    Arauto da Oposição você é uma gracinha mesmo!

  16. Ruim Chupeta, você é outro que está jogando pelas costas do Xiita, está fazendo um papel feio de fofoqueiro rapaz.
    O Xiita é sério e quer o bem do Coritiba, você Ruim Chupeta eu já não acredito nas suas verdadeiras intenções.

  17. Já estão garantidos para 2019:
    Jogadores com contratos:
    Goleiros: , Rafael Martins (2020) e Arthur (2020).

    Laterais: Henrique Gelain (2019), Rodrigo Ramos (2019), William Matheus (2019), Marcos Moser (2020) e Léo Andrade (2020).

    Zagueiros: Alan Costa (2019), Alex Alves (2019), Geovane (2020), Rafael Lima (2020), Thalisson Kelven (2020).

    Volantes: Júlio Rusch (2020), Wellington Simião (2019), Vitor Carvalho (2021).

    Meias: Carlos Eduardo (mai/2019), Kady (2019), Thiago Lopes (2021) .

    Atacantes: , Iago Dias (2020), Jonatas Belusso (2019), Pablo Thomaz (2020).

    Pessoal por favor, deem uma analisada nesse elenco e emitam suas considerações, fora o aspecto da folha de pagamento com esses pangarezinhos.
    Qual a engenharia financeira que o pizzaiolo irá fazer?
    Pizzaiolo, não é economizando com a unidade da banana que você fará mágica.

  18. Hoje cedo com certeza as REFERÊNCIAS terão que se manifestarem, mais estorinhas e teorias furadas daqueles que julgavam o Príncipe Namur o mais preparado.
    Agora é tarde meus senhores, infelizmente a meia dúzia de gatos pingados e feinhos sem nenhum orgulho ou alegria AVISOU.

  19. Me recordo que no início do Ruralzão, tinha pseudos formadores de opiniões que diziam que era muito cedo para qualquer espécie de julgamento.
    Qualquer dúvida é só checar o Tio Google que deixa tudo registrado e arquivado.

  20. E já estamos AVISANDO, ano que vem não haverá aplausos, elogios ou comemorações.
    Qualquer coisa de positiva a ser feita, não passará de obrigação, mesmo que essa imprensa medíocre tipo Banda B queira dizer algo diferente.

  21. E não adianta perguntas do tipo, se o Príncipe sair quem assume?
    Não sei, se virem, eu como sócio já faço minha obrigação, não ganho fortunas para resolver esses problemas.

  22. E tem outra, ninguém obrigou o Príncipe Namur o mais preparado sem nenhuma dúvida para alguns, a se candidatar ao cargo de presidente.
    Ele sempre quis isso, foi presidente do conselho deliberativo por 3 anos, escalou o time sub 20 de cabeça, disse que tinha o Clube mapeado e não caberia mais a figura do dirigente amador.
    E daí REFERÊNCIAS, qual é resposta para tudo isso, será que vocês se iludiram ou se encantaram com os primeiros 5 minutos de portas abertas?

  23. Thor se tivesse essa carta teria usado ja. Ta ficando isolado o cara suja. Pensou que a cornetagem de arquibancada seria igual aos bastidores do futebol.Coitado se nao tiver jinga, ser safo o mundo da bola te come vivo. Queriam dar ao coxa o Dagoberto e o Leandro Donizetti, Cara suja riu e disse que tinha a base. Ta ai o resultado. Futebol passa longe de arquibancada caro presidente. Tem que entender do riscado e saber usar o que e oferecido e nao encomendado. Se vire.

  24. Quero ver o que o CD vai tentar fazer, Arauto já se articula para ajudar o Namur e Cia, diz a lenda que a reunião na pizzaria foi as portas fechadas.E foi até a madrugada adentro. Volto a repetir renunciem e saiam pela porta da frente se forem a JC, depois que terminar o mandado vcs sairão pelas portas dos fundos, lembre-se de seus ente queridos mostrem dignidade e saiam pela porta da frente.

  25. Reflexo da não expulsão dos surfistas do quadro associativo do Club, 24>88 deu vazão para todo tipo de interpretação no estatuto e fazendo um comparativo da sim para fazer um impeachment.

  26. Tensão
    Os conselheiros estavam reunidos no Couto Pereira, quando na sala entrou Anibelli Filho, coxa dos grandes. Por não ser conselheiro, o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Lecheski, pediu que saísse. Levantou-se Reinhold Stephanes Junior e disse. “Anibelli fica. Do contrário, vamos lá fora resolver no braço”. Lescheski aceitou e quis resolver “no braço”. Mas, aí, alguns conselheiros evitaram “o encontro”.

    Fonte: Coluna do Tio Mafuz

  27. Em minha opinião não deveríamos chamar os jogadores de pangarés ou outros adjetivos pejorativos, pois assim é depreciar nosso próprio elenco. As críticas devem ser feitas, mas com fundamentos, para tentar melhorar a situação do time, os jogadores em si são os menos culpados pela má campanha, mesmo com algumas falhas individuais.
    O Simião por exemplo, deveria ser feito um trabalho especial com ele de chutes a gol e passes, pois só chuta torto. Mas se não der certo deveria ficar na reserva. Mas deveria haver este trabalho específico com todos os jogadores, pois estão errando muitos passes e chutes a gol. O Alecsandro já deu o que tinha que dar, deveriam dar oportunidade para jogadores da base, que estão começando, como o Natan, que é mais veloz e é melhor que ele, no meu entendimento. Estão dando muito chance para ele, como se o protegendo, talvez por ter sido preterido pelo técnico anterior. Mas ele não precisa muito disto, pois já disse anteriormente que se não agradasse poderia sair do clube.
    O preparo físico não está bem, os jogadores não estão conseguindo acompanhar as arrancadas dos adversários, muitas vezes.
    No geral o time está realmente sem comando, pois é preciso um trabalho mais ostensivo e conjugado, do departamento médico, com a preparação física, o setor de nutrição e todos os outros setores do clube. O técnico Argel não está bem. E a conclusão final é que realmente não temos um bom comando e deveriam renunciar ao cargo, o Presidente, os auxiliares e outros, para o bem do clube.

Deixe um comentário