- OPINIÃO

O DILEMA DOS PRISIONEIROS.

Olá amigos.

Os livros de economia trazem uma interessante equação. Trata-se do dilema de prisioneiros. São os jogos cooperativos de dois prisioneiros e seus dilemas.

Chegando ao fim a horrenda Série B a tábua de classificação mostra o tamanho do vexame ao qual o CC, ex Coritiba se meteu. Com o maior orçamento entre todos os participantes o clube verde ficou pelo caminho.

Aproveitando dessa anomalia, congênita na vida da organização, alguns espertalhões aproveitam a brecha para lançarem seus pitacos em relação a possível renúncia da cúpula diretiva. Sou contra. Não é essa ruptura que tenho proposto por aqui.

Primeiro por que a eleição foi um processo democrático e os resultados de campo não são combustíveis suficiente para isso. Se assim o fosse muito boca rota não passariam nem perto da Mauá.

Segundo, por que quem sairia e quem entraria é do mesmo nível. Péssimos. Também se assim não o fosse a instituição estaria em outro patamar. Se não o está, a culpa é dessa direção e das trezentas antepassadas.

Engraçado que alguns aproveitam a oportunidade usam a parca imprensa para dar seus pitacos.  Assim, como o CEO atual, uns tem a estranha mania de escrever besteirol. São os mesmos que quando administravam a instituição fizeram algo semelhante ou pior.

Quem me acompanha por aqui, sabe o que penso de todas as diretorias que passaram pelo CC nos últimos trinta anos. Com exceção do trabalho realizado, em 2003, pelo advogado Moro, todos, absolutamente, todos que se assentaram a cadeira de BOSS no Couto Pereira foram é são de uma ruindade espantosa.

O CC sempre foi o clube do inacabado. Todos seus projetos, sempre anunciados com galhardias, não saíram do papel. Sua gente tem na inércia administrativa sua marca maior. Não custa lembrar de um cidadão que anunciou que daria um tapa no Estado. Construiu um horroroso puxadinho no estádio.

Sou daqueles que pensa que dinheiro nunca foi problema para o CC. Sei que você deve pensar que isso é uma loucura. Porém, penso que mesmo que tivéssemos o faturamento de um Real Madrid, estaríamos na mesma draga que hoje.

O que falta e sempre faltou ao CC é gestão. É o mesmo caso do Estado arrecadador que impõe ao brasileiro a maior carga de tributos do mundo, enquanto classes de castas sociais se aproveitam e mamam nas gordas tetas da corrupção.

Não é qualquer cidadão que tem o “dom” de administrar um orçamento de alguns milhões. Embora pareça simples, verdadeiramente, não o é.

Um outro fator arrebenta e arrebentou o CC. Criou-se na torcida a bestial ilusão que grandes nomes do empresariado polaco seria a salvação. O tempo mostrou-se enganador.

Tanto isso é verdade que nos primeiros sinais de crise a torcida recorre a nomes “famosos” e confunde conduta ilibada com competência. Uma coisa é o sujeito ser honesto, boa praça. Outra, bem distinta, é ele ser competente.

Sempre desconfio de sucessos milagrosos no empresariado. Muitas vezes o afamado não é lá um grande gerenciador, mas sim um grande corruptor. Grandes conglomerados, investigados nos últimos anos, deram mais ênfase a minha tese.

A solução milagrosa do CC não virá sem traumas. Rupturas terão que acontecer. De todos os comandantes que passaram pelo CC como administradores, nenhum é a solução. A saída não mais está dentro do clube. Passa ao largo disso.

FABULATICO.

Há muitos anos num encontro da Voz entre um petisco e outro provoquei o Dr Moro com uma pergunta marota. “O SR. Como presidente do Coritiba, contrataria por R$ 200.000,00 um jogador mediano ou um excepcional executivo.” Moro me olhou, pensou e devolveu a pergunta. “E você?” Respondi. Um executivo!

Passados três dias Moro me envia um e-mail perguntando o porquê um executivo e não um jogador. Respondi que era bem simples. Um executivo com audácia traria recursos para contratar dez jogadores bons. Um bom jogador não traria retorno nem para pagar seu salário. Ele concordou.

Paulo Rink.

Paulo Rink

Publicado por Paulo Rink

Veja todos os posts do Paulo Rink

144 COMENTÁRIOS EM “O DILEMA DOS PRISIONEIROS.

  1. Espiem, copiem e se pautem com Paulo Rink, a aula é de graça e com embasamentos.
    Estorinhas são para boi dormir ou Cartilhas com noites de gala em doses homeopáticas.

    6
  2. Já falei minha tese e não é de hoje, faz anos e está anotado e comprovado no Tio Google que deixa tudo registrado e arquivado.
    O caminho mais curto, rápido e barato seria MCP como presidente executivo com o salário que fosse, fora isso só um milionário russo, árabe ou chinês!

    4
  3. Boa PR.
    Realmente o empresariado polaco é muito fraco.
    Ontem em conversa com amigos consultores comentamos sobre como o estado de Santa Catarina é mais desenvolvido e industrializado em relação ao Paraná. Aqui em nossas terras polacas o que sustenta é o agronegócio. O “grande empresário” do nosso estado, Joel Malucelli, agora começa a mostrar como enriqueceu tanto. Está no mesmo barco dos Richa. Lamentável.

    5
  4. De futebol nós Coxas na parte de gestão deveríamos aprender com o Tio Pet, em outras áreas um bom começo seriam aulas com o nosso Paulo Rink.
    Por isso que digo para aproveitarem, é gratuito, rápido e eficiente.

    3
  5. Querem soluções e caminhos a serem seguidos?
    Peguem tudo o que o Paulinho já escreveu por aqui, se tivessem coragem contratariam ele para uma consultoria, ao invés de pagarem fortunas para incompetentes ou se preocuparem com contadores de estorinhas com devaneios.

    5
  6. Em um Clube aonde a matemática de 24>88 é correta, vocês esperam o que?
    E depois tem gente que não fala em parte política, acham determinados assuntos superados é amplamente debatidos.

    4
  7. Parceria Indomável é??
    Essa a gente pula, fazer o que, afinal de contas para alguns esse é o time que nos deram para torcer.
    Mesmo na Série d com muita abnegação e amor incondicional.

    4
  8. Tem uma turma que gosta de abraços simbólicos, para mim falta do que fazer e criatividade, escutei rumores que estão planejando um abraço no Couto Pereira.
    Parem de brincadeira por favor!

    4
  9. Será que tem gente que acredita que com Júlio Rusch, Guilherme Paredes, Vitor Carvalho, Léo Andrade, Thalison Kelvin, Romércio e mais alguns piás do Couto, teremos uma base forte para mesclarmos com contratações pontuais e retornarmos a Série A?

    4
  10. Serão úteis para o futuro plantel e uma Série B mais varzeana e aguerrida?
    A única diferença da Série B ano que vem, é que não será a mais varzeana da história, mesmo assim continuará varzeana e ridícula.

    4
    1. Não sei hein Thor, eu ainda mantenho o que falei esses dias… Acho que será pior ainda a Bezona… Teremos o clássico Cuco (Cuiabá x Coritiba) , e outras durezas de encarar.

      3
  11. O texto é muito bom do amigo Paulo Rink, mas discordo da questão da renuncia, que deveria ter ocorrido há 6 meses atrás. Porém para minha total tristeza, na Gazeta do Povo agora o rapaz afirmou que não renuncia em hipótese alguma ! Pois segundo ele, o planejamento e o projeto traçado em 2017 está correto, com uma ou outra pequena correção !!! Deu uma aula de como ser torcedor, que ele em 29 anos foi um torcedor consciente, que sempre buscou informações do clube, e que se “o torcedor Samir” tivesse que dizer algo para o Presidente Samir em 2017 mesmo com o cenário difícil do rebaixamento, diria “siga em frente com seu projeto !”
    Ahh, e disse que a dificuldade no planejamento, foi porque ninguém esperava pelo rebaixamento ano passado, eles (chapa) foram surpreendidos, pois a tabela não indicava que o time seria rebaixado !!! Ou seja, ele não lê a meia dúzia de gato pingado, e vive no mundo dos sonhos.
    E avisou que agora o planejamento será voltado para a volta a série A em 2020, o torcedor pode ficar tranquilo. Culpou a chuva, os horários, a baixa qualidade técnica do Campeonato pela média vergonhosa de público. Enfim, um blá blá blá que certamente vai iludir bastante gente outra vez, não tenho dúvidas…
    Me dei o trabalho de perder meu tempo assistindo a entrevista dele ao vivo, e concluí: Continuarei longe do Couto por mais dois longos anos. E como já disse, a Série B do ano que vem tende a ser mais chinfrim que a deste ano, então subir não será nada de grandioso.
    Por isso discordo do Paulo na questão da renuncia… Quem vai assumir ? Que os trocentos Conselheiros (ridículo um numero tão grande) do Clube que se candidataram para tais cargos, busquem alternativas, sondem nomes, pois estão lá dentre outras coisas para isso, ou é só para ter carteirinha e bradar “sou Conselheiro ?”.
    Deprimente pensar no Coritiba…

    4
  12. Somos time pequeno, um torcida aonde dizem que tem 1 milhão de adeptos, não consegue juntar meia dúzia de gatos pingados numa manifestação, não tira um presidente amador que arrogantemente posa a maior tranquilidade e prepotência e ainda tem uma CONFRARIA conivente e que diz que nunca é o momento liderada pelo Arauto da Oposição, tende a desaparecer aos poucos definitivamente.

    5
  13. Incrível Thor, que aquilo que você bate tanto da diferença de pensamento do Tio Pet pro menino aí, foi nítido a entrevista inteira… O Planejamento dele só existe a palavra “cortar”, custo, despesa, pessoal, folha, etc. Em nenhum momento tem a palavra investir, buscar outras formas de receita, arriscar, etc, entende ? É o típico pensamento minúsculo, que qualquer um no lugar dele faria o mesmo. Incrível isso.

    5
    1. É um teórico Cristhiano, nunca administrou nada empresarialmente e quer dar palpites como fosse sumidade no assunto.
      É uma comédia pronta, assim como várias coisas que orbitam no Coritiba.

      7
  14. Os verdadeiros Coxas deveriam fazer uma comissão, e irem implorar aulas ou ajuda com o MCP. Ofereçam o Clube ao coronel , qualquer medida que ele tome será 10 milhões de vezes mais sensata que esses amadores, nem que incorpore o Coritiba a eles porque do jeito que está nós já acabamos.

    3
  15. Mas um texto brilhante do Paulinho. Agora Pastana 🤦‍♂️🤦‍♂️? O único reforço que poderia vir lá debaixo seria o Carlos Werner, ( quem lê entenda) como diria alguns amigos meus, ” O Coritiba provou que o inferno tem subsolo. Parei, agora parei. O Sumir está chamando a torcida do Coritiba de idiota subliminarmente, só pode.

    8
  16. Será q uns e outros vão mais uma vez dar tempo para S. Namur mostrar todo seu conhecimento no mundo da bola? 30 anos de arquibancada mostram q o cara sabe como fazer.

  17. Fortaleza campeão, CSA, Goiás e Avaí próximos do acesso e Ponte Preta e Londrina devem chegar até a última rodada sonhando com a vaga. Coritiba vai terminar atrás dos acima citados além de Vila Nova e Atlético-GO. Provável que até o Guarani termine 2018 na frente. É mole??

    3
  18. “PLANEJAMENTO
    Coritiba acerta detalhes com Pastana para assumir direção de futebol do clube
    Além do Paraná, na atual temporada, Pastana tem passagens por Guarani, Ceará, ABC, Bahia, Figueirense, Criciúma, Cascavel e Grêmio Prudente
    PATROCÍNIO

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/coritiba/coritiba-acerta-detalhes-com-pastana-para-assumir-direcao-de-futebol-do-clube-5rmr7wu1wrrml08rybjea0dz8/

    “Aintedência é que o Eduardo Requião Lopes dos Santos 42 anos terá furos notícias e que ele terá informações apuradíssimas para ter bons campanhas glórias e conquistas e também grandesa e do clube Alto da Glória grandezas.

    Próximas temporadas vem muitas expectativas vão melhorar muito para voltar-se ambientes de glórias, e 2019, e 2020 também novamente aos títulos 39º. estaduais paranaenses e a Copa do Brasil, princípais objetivos retornasse 1ª. divisão e acessos série A importantísmos e do clube.

    7
  19. Olha a várzea que virou, por fonte segura ontem o homem que se diz um entendido em números e é vice-presidente do Coritiba, estava discutindo o preço unitário da banana!!!
    Não é mentira senhores, é a fruta para reposição dos atletas e categoria de base, como ele acha que o custo está muito caro queriam saber quais seriam outros meios para amenizar essa despesa.
    Depois da rifa agora vem a banana, vergonha que não tem fim!

    5
    1. Ao invés de discutirem formas de aumentar receita (o que não é fácil pois precisa de inteligência e influência) nosso G5 discute o corte da banana. E tem gente que julgava esse o grupo mais preparado para administrar o clube.

      6
  20. Notícia de agora pouco na Gazeta… Sinceramente, Deus queira que consigam, porque pra mim é a única e última chance do Coxa sobreviver. Eu ajudo e apoio no que for possível ! E espero que os Conselheiros que aqui frequentam, também ajudem assinando e pressionando a turma da banana a ir pra feira discutir ! Salvem o CFC !!

    https://www.gazetadopovo.com.br/esportes/coritiba/grupo-de-conselheiros-do-coritiba-articula-assembleia-para-derrubar-samir-namur-2juugldrwpxue8dc0hifdmwuc/

    8
      1. Pois é Franco… eu infelizmente não tive estômago e cancelei o meu e do meu filho em Julho. Gostaria de estar ok e se saísse a tal Assembléia votar pela destituição da Diretoria atual.

        4
    1. Importante ação. E mais ainda existir transparência com os nome para serem vaiados por uma pequena parte da torcida e aplaudido pela maior. Eu disse pela maior e não pelo MAIOR.

      3
  21. Pois é, Nobre Albano.

    Mas o meu irmão gemeo B. Floripa, apesar de nos bastidores dizer que é a favor do impeachment, recuou na hora de assinar ao documento. Não quis se expor para não desagradar a todos, mantendo-se assim livre para circular entre todas as alas.

    6
  22. E lamentável a que ponto chegamos! Já chegou ao meu escritório o documento para assinatura para tentarmos destituir a administração dessa turma, que foi horrorosa do ponto de vista de muitos que já se passaram dentro do Coritiba. Apesar de ser totalmente a favor da renuncia desses meninos, fazer uma destituição desse grupo poderá acarretar sérios problemas futuros dentro do clube em relação ao estatuto. Sou a favor deles renunciarem inclusive pedi para a minha secretaria tentar entrar em contato com o Paulo Baggio para tentar ter uma conversa amigável para que eles possam sair ao menos pela porta da frente. E grave a situação financeira e administrativa do Coritiba, se rompeu os elos de confiança. Apenas os banqueiros que ganham muito na desgraça ou na fartura, apoiariam a continuidade desses meninos mimados.

    7
  23. Repito!! Voz é referência. Não fica se apegando a baboseiras. Não faz parceria indomável e de quebra é “feinho”.

    Já o MAIOR destacando o confronto com a macaca.

    12
  24. Marcio, até para que eu que sou fervorosamente favorável a saída deles possa entender, o que você acredita que poderia acontecer de grave num futuro com relação ao Estatuto ? Como funcionaria esta questão. Abraço

    5
  25. Voz do Coxa estará nos próximos dias ensinando o MAIOR como falar em politica sem ser politiqueiro. Somos feinhos onde nada de salva, mas jamais faríamos Parceria Indomável.

    3
  26. 59
  27. Reafirmo aqui, parabéns aos Conselheiros/Sócios que tomaram a iniciativa ! É um fio de esperança de fôlego ao pobre Coxa. Que o objetivo seja alcançado !

    10
  28. Para alguns ser referência é falar do jogo com a Macaca, demagogos que apoiaram o mais preparado mesmo que veladamente, depois se dizem serem simples torcedores abnegados.

    8
  29. Informações de bastidores mesmo não querendo sermos referência, diz que o Príncipe Namur está tranquilo e derrubará toda essa situação na justiça comum.
    É claro com a orientação do Arauto!

    10

Deixe um comentário