- OPINIÃO

É HORA DE IR À BAIXADA. NOVAMENTE.

Corria o início de 1985. O verão só não era mais quente que a esperança do povo brasileiro, ávido pela posse de Tancredo Neves, na presidência da República, depois de anos de ditadura militar.

No futebol as coisas na terra dos pinheirais era sempre a enjoativa mesmice. Um dia, no começo do ano, um certo chinês se levanta de sua cadeira em seu gabinete, pega seu talão de cheque, seus óculos, ajeita seu terno, passa pela sala de sua secretaria no Couto Pereira e avisa.

  – Já volto!

O mítico presidente do CC Evangelino da Costa Neves*, se dirige até a garagem do estádio, pega seu carro e parte. O destino e a intenção só ele sabia.

O honrado presidente coxa branca, desce a Ubaldino do Amaral, sobe a Visconde de Guarapuava, entra na Buenos Aires e estaciona seu carro numa certa baixada. Ali se faz como sempre o fez educadamente se anunciar ao presidente atleticano da época.

Convidado, adentra a sala do cortes presidente atleticano, puxa seu talão de cheque assina-o e espera. Dez minutos depois o “chinês” sai por um lado e o maior ídolo do rival, naquela época, o goleiro Rafael sai por outra.

Rafael sobe para o, naquela época, Alto da Glória para fazer exames médicos.

Descendo a Getúlio Vargas, o china dá uma passadinha no Colorado.

Faz uma visita de cortesia ao amigo Aziz Domingos*, o mesmo que meses antes tinha oferecido mil cruzeiros para cada gol marcado por Lela e cia em seu sele boca. Levou quatro.

Na conversa o Chinês faz o mesmo ritual. Minutos depois, enquanto passava na boca maldita pra tomar seu cafezinho com os amigos, Dida a revelação e Marildo o discreto e eficiente volante subiam ao Couto Pereira para fazer exames médicos.

O que o mais apaixonado torcedor do CC, entre eles, esse que escreve, não imaginava é que estava nascendo ali o futuro campeão brasileiro daquele ano.

Rafael foi mágico. Dida e Marildo, ao lado de tantos outros heróis, peças fundamentais. Até mesmo o insosso narrador da globo àquela época, atônito com o CC, conseguiu arrancar do seu âmago um elogio ao brioso time do seu Ênio e do querido Chinês.

Mesmo com uma fortíssima miopia o chinês enxergava mais sobre futebol que dez olhos juntos. Mesmo sem olheiro disso e daquilo nosso china era “cirúrgico”.

Está na hora do presidente do CC fazer o mesmo ritual ir até a baixada e trazer MCP para administrar o CC. Só ele pode salvar a lavoura.

*Dois ricos personagens que engrandeceram a história do futebol paranaense.

Paulo Rink.

Paulo Rink

Publicado por Paulo Rink

Veja todos os posts do Paulo Rink

96 COMENTÁRIOS EM “É HORA DE IR À BAIXADA. NOVAMENTE.

  1. Agora querem dizer que todos têm parcela de culpa de alguma maneira, tudo isso para justificar a incompetência do Príncipe e amenizar convicções furadas, pensamentos aliás que vem de décadas.

    Se encantaram com Projetos, acesso ao Clube em algum momento, teorias e estorinhas furadas, se alguém não acredita é só checar o Tio Google que deixa tudo registrado e arquivado, depois de termos caído 3 vezes nos últimos 12 anos, sempre vieram com as mesmas estorinhas de aprender com os erros, reconstruir, profissionalizar, categoria de base, blá-blá-blá.

    Essa gente sempre soube que as ratazanas nunca foram detetizadas dos corredores do Alto da Glória, porém de uma forma ou outra sempre apoiaram

  2. Estranho as coisas que ocorrem no maior. Antes eram texto que tinham titulos de ficar de 4 e outras baboseiras de um iludido pelo Samir. Hoje a culpa e historica…kkkk pare e ridiculo…Va pescar e melhor.

  3. Cômodo e simples saírem pela tangente, talvez se algumas portas reabrindo quem sabe as estorinhas de revolução, união, levar o time no colo, não voltem rapidamente como sempre fizeram.

    O mais engraçado é que não pedem a cabeça do Príncipe Namur, com impeachment,assinaturas, passeatas, adesivos, carro de som, bem diferente da covardia feita contra outros ex presidentes.

    Agora a culpa é de todos, contem outra, porque essa não cola, não temos obrigação nenhuma de acharmos soluções, existem pessoas com salários milionários no Clube (apesar de serem incompetentes) para resolverem.

    É cômodo desviar o foco e tranferir o problema, por isso que digo que para realmente aprenderem merecemos a Série D.

  4. Ontem estive na baixada. Dever de oficio aonde fiz muitos amigos entre gente da diretoria e torcedores. Que pegaram no meu pe por causa do time fo coxa. E surreal a gozacao. Vc se diverte pois e So futebol.

  5. Vejam q a diferença de um bom treinador. André era cabeça de área. Zé Carlos o lateral se não me falha a memória se machucou. André seria banco do Almir e dificilmente teria vez no time titular. Com sua raça e determinação pegou a “2” se consagrando no coxa.

  6. Belo texto P. Rink. Naquela época o Chinês com visão formou um time campeão brasileiro. Hoje com diretor, gerente, comissão técnica, G5 e unific não são capazes de formar um time que fique entre os 4 primeiros na série B mais xexelenta da história.

    1. Trouxeram mais um torcedor paranista, inclusive com carteirinha de sócio da organizada, para ajudar na comissão técnica permanente.

      Esse Matheus Costa que é treinador de escolinha, junto com o Márcio Goiano, devem ser excepcionais pelo jeito.

  7. Todos arrependidos agora, estou com lágrimas nos olhos e comovido, realmente o Coritiba é um Clube apaixonante.
    Todos na torcida apenas, quem sabe no próximo ano aprendam com os erros!

    1. Realmente, ridicula postura de alguns. E ainda querem pôr a culpa na torcida agora !! É pra acabar ! Como vc diz Thor, uma comédia, piada pronta, tem que levar na gozação. Pq não pode ser sério…

    1. Com esse G5 atual, se subir seremos o pr clube versão 2019 da série A. Quando tio Pet disse que no Paraná só havia espaço para um clube grande deveríamos tê-lo trazido para o coxa. No final das contas ele tinha razão mesmo.

  8. P. Rink. É bom lembrar q além do Marildo e Dida o Chinês trouxe do Colorado o ponta esquerda Edson.

    Naquele tempo a prateleira da Village Frog era boa…

  9. Mais um detalhe q deve ser registrado era a qualidade da base do alviverde. Lela chegou ao Coritiba trocado pelo Leomir (revelado no coxa).

    Temos Gil, Toby, Vavá, Luizinho, André e outros formados no Alto da Glória.

    Naquele tempo o Olheiro Stevie não tinha vez.

    1
  10. E agora querem fazer o tipo de desiludidos, que só resta torcermos, que a culpa do Quinteto Azul é decorrente das diretorias anteriores.
    Conta outra meu nobre!

  11. Nossa fonte de receita será maravilhosa, não se preocupem, com a marca 1909 fabricação da Malharia da Tia Maria venderemos 10 x mais.
    Apenas escutei um pequeno problema que precisa ser corrigido, torcedores tentaram comprar online e não conseguiram.
    Nada que toda comitiva, departamento de marketing e Projetos do Quinteto Azul não possa corrigir rapidamente.

  12. Esse Homero Halila, na epoca que o GG era presidente, vinha com listinhas com nomes do tipo Edmundo, Cezar Sampaio, Cafu para contratar para o Coritiba. Assumiu o futebol anos apos nos trouxe EVARDOOO, EMO e JUNINHO..kkkkkkk….

  13. E tem outra…no começo de 2008…o Joinville estava vendendo três possíveis revelações….Foi o Homero e Jamelli representando o Coritiba, Ocimar Bolicenho os Poodles e um representante do Cruzeiro….Homero contratou o DICK. Ocimar o tal de Alexandre BAMBU..e o representante do CRuzeiro contratou o RAMIRES mais tarde seleção e europa…kkkkk …Ja o Bambu e o Dick…kkkkkkkkk…E ai?? Como vamos pra frente??

    1
  14. Vi que o jovem CEO entusiasmado com as vendas das camisas. Ok. Porém, se nota a inexperiência do Jovem na questão comercial. Atenção CEO. Nem sempre muita venda significa MUITO LUCRO.

  15. Outro detalhe, está cheio de ingênuos no Coritiba, parecem que nasceram ontem e se iludiram facilmente.
    Também é fácil se iludir e ser pau mandado de parceiro de Indomável.

  16. Espiem, copiem e se pautem, nem os créditos são necessários, mas infelizmente como são burrinhos para não dizer outra coisa, nem assim aprendem mesmo querendo disfarçar contando estorinhas.

  17. Pensando nesse assunto, não entendo nada de Marketing, mas pensando cá com meus botões… Numa tacada só, mais um ano na série B, sair da Globo e embarcar nessa aventura (furada pelo jeito) do EI, largar Adidas e não acertar com outra marca conhecida, não é sumir (sem trocadilhos rsrs) demais ? Ficar sem exposicaoo Clube ? Não seria afundar num buraco de vez ? Qual opinião dos amigos ?

  18. Cristiano. Sobre o EI o contrato permite, pelo que li, que eles façam essa jogada. Tenho comigo que os caras, que não são bobos, já tinha esse planejamento.

    Sobre as outras colocações concordo. Porém, já faz muitos anos que estamos mortos comercialmente.

    Temos muitas situações que são triste. Nosso MKT sempre foi ruim demais. Só para constar o episódio com o Outdoor do “falácia” que mostrava um jogador. Todo mundo deu risada dos POODLES porém, o clube tomou uma trolha por usaram a imagem do atleta sem autorização. Isso conta um pouco o porquê estamos no buraco.

    1. Entendi… Vi que o Santos vai tentar anular o contrato, de repente pegar a carona e tentar voltar pra Globo (apesar que iria com o penico na mão né…). Enfim Paulo, caminhamos a passos largos para um futuro triste. Pobre Coritiba

  19. 2017: Série A, Camisa Adidas e Contrato com a Globo…2019: Série B, Camisa Tia Maria/Bemache e Contrato com TNT, Space, sabe-se lá quem. Que faseee !

    1
  20. Paulo Rink , lembro bem deste jogo contra o seleboca !
    Fui com um amigo de propósito na torcida deles só pra dar risada , ali onde a IAV fica agora …..porque naquela época o resultado a gente já sabia qual seria !

    1
  21. Como sempre ótimas explanações do Paulinho, apenas algumas observações, o Marildo e o Dida eram júnior do Colorado, nessa tempo saí do Coritiba (foi depois disso que conheci a pessoa do João Buffara como torcedor a fundo, que nunca foi POLITICO ou usou a torcida para seus interesses pessoais) jóquei pelo Colorado com o Nené zagueiro irmão do Dida que depois jogou no internacional de POA.

    E um meia chamado Tonho que tinha o nosso time, o Tonho foi jogar na Italiana e até hoje mora, por lá. Apenas tentei enriquecer o texto. Jamais irei refutar que o Rafael nesse momento foi o nosso herói. Mas foi muito errado em 89, ele sabe disso! Nem vou lembrar a pisada de bola do Dida depois dessa época cujo o Oldemar Kramer (in memoria) denunciou depois, NÉ, DIDA?

    1
  22. Apenas lembrando o Chines não era POLITICO, bem diferente de Sumir e CIA. Perguntem ao empresario do Lucas Claro se estou mentindo? Afinal ele ganhou limpo na negociação e o Coritiba, chupou os dedos!

    1
  23. Paulinho, acho que o goleiro titular dos poodles nessa época se eu não me engano era o Roberto Costa, e antes disso o Rafael (nesse período o Rafael era banco nos poodles) teve um desentendimento serio com o ex goleiro Joceli (in memoria).

    1
    1. Não Luiz,

      Em 1984 o Roberto Costa estava no Vasco e o goleiro titular do cap era o Rafael.

      Vale lembrar que em 1985 o campeonato brasileiro começou no início do ano.

      1
          1. Mesmo assim agradeço, ser corrigido a gente sempre mais,isso aprendi isso com o meus tios avôs, cujo um foi presidente do centro Israelita de poa, aos 15 anos atrás.

  24. Acho que o Carbono ou o Jango poderiam verificar essa situação, pode ser que eu esteja errado, no mais sempre vou aplaudir os seus textos que são sensacionais.

    1

Deixe um comentário