- OPINIÃO

FALÊNCIA MORAL.

Leio com muita atenção, a carta bomba enviada pela atual direção do CC aos seus associados. Entendo que cometeram dois pecados capitais na formulação do artefato. No método e no alvo.

Primeiro erro. O alvo.

Enviar uma manifestação somente para os associados é pra lá de inócuo. Como sabemos, devido a ruindade administrativa, hoje não temos lá um grande número de associados. Logo a representatividade tem o valor igual a zero. Porém, esse é um assunto que diz respeito a todos os aficionados do verde.

Segundo erro. O método.

A carta, eufemismo de incompetência, mostra a malignidade. Porém, esconde propositalmente, o vírus patológico causador da doença. A atual direção – continuação da administração anterior – comete os mesmos erros das administrações anteriores.

Portanto, não tem diferencial algum. Entendo que a muitos anos não temos dirigentes no CC. Não chega a ser uma vacância de poder devido aos postes, colocados pelos associados, para ornamentar a cadeira mor.

Que a situação do clube é catastrófica, isso ninguém em sã consciência pode negar e por aqui o NÓS AVISAMOS faz eco, embora mocinhos famosos não gostem muito.

Dizer que o clube está em situação falimentar e chorar as pitangas também não vai resolver a situação.

O que a galera quer saber é quem colocou o clube nessa situação e o que, juridicamente, vai se fazer ou está sendo feito, ou se deveria fazer. Essa é uma questão também difícil dada a qualidade do departamento jurídico da instituição.

Há, claramente, uma incongruência na carta endereçada, erradamente, aos associados. Pelo que me consta os mesmos causídicos são matusaléns de outras administrações. Portanto, responsáveis diretos por muitos destes contratos feitos com pernudos e treineiros. Logo a tão moderna e diferenciada administração não é tão diferente assim, como lardeiam os propagandistas da seita.

Também o atual CEO era presidente de um destes inúteis conselhos que emperram o CC. Portanto, segundo suas próprias palavras conhecia, como a palma da mão, a instituição.

Esse é o CC em sua essência. Sempre o mesmo script. Nada de novo. Como essa administração é uma continuação da passada, fotos comprovam isso, soa estranho o choramingar dos rapazes.

Lembro que no começo da administração passada os meninos que assumiram fizeram algo parecido. Foram à imprensa, fizeram um blá blá blá contra a administração anterior e… caímos novamente. Ou seja, nada de novo.

Ora, qualquer aluno de primeiro ano de administração sabe que para qualquer coisa administrada o mínimo que se exige é um trocinho chamado planejamento estratégico, coisa que bons rapazes nunca fizeram no CC. Claro, a atual diretoria também não tocou no assunto.

Ao expor de forma errada e genérica as “administrações passadas” a atual direção comete o mesmo erro e o primário amadorismo, raiz da nossa mazela crônica, das anteriores.

Quem me acompanha, por aqui, sabe o que penso sobre os administradores do CC nos últimos trinta anos. Todos, sem exceção, foram uma lástima.

O que a atual direção, na verdade está fazendo é jogar para a galera. Fizeram um amontoado de propostas vazias, amparados por deslumbrados rapazes midiáticos, para ganhar a eleição e agora não estão dando conta do recado. O melhor seria a renúncia coletiva. Passaríamos a régua e começaríamos… de novo.

E corrente segura, no meio de homens de negócio e visão estratégica, que os atuais timoneiros da instituição são fracos. Isso já era debatido no meio, durante a campanha eleitoral. Seus pronunciamentos são inseguros, sem nexo e logica. Somente séquitos e bajuladores, com notórios interesses, pensam o contrário.

Dizer que a culpa é das administrações anteriores é o mesmo que culpar o padre pelos pecados.

Ora, se a atual direção estivesse mesmo empenhada em mostrar a real situação falimentar da instituição e seus malfeitores, responsáveis pelo caos, contratar-se-ia auditoria independente, colocaria os pingos nos is e não soltariam falácias.

Há, nessa história toda muitos culpados. Ninguém é santo ou inocente. São perdas lamentáveis. Seja por falta de pagamentos de obrigações, até invasões de campo por grupos organizados, passando por estranhos financiamentos. Sempre, quem arcou o ônus foi a instituição. Embora bocudos fossem à imprensa dizer o contrário.  

O CC caminha, a largos passos para a sua extinção. Tenho escrito, por este espaço, que não temos inimigos atrincheirados. Nós mesmos os criamos.

FABULATIBA.

Horroroso o uniforme usado no suado empate contra o Boa. Faz parte do enterro das tradições de uma gente.

FABULATIVO.

Fico a pensar se o povo acordou com a morna recepção da copa (I) munda da FIFA. Estaria o povo a ver que para se construir uma nação é mais importante juízes fortes que craques de chuteira?

Paulo Rink.

Paulo Rink

Publicado por Paulo Rink

Veja todos os posts do Paulo Rink

121 COMENTÁRIOS EM “FALÊNCIA MORAL.

  1. A única negativação ao valoroso texto do PR deve ser um “bunitinho”…

    Mas ao que interesse… novamente, mais um bole texto produzindo pelo PR, a cristalinizar a verdadeira situação do Coritiba. Com base, com referências e com história. Apenas leitores com alguma lesão intelectual, por não entender o texto, ou com alguém com má fé para criticar e negativar tão informativo texto. Digo critica, porque refugar é impossível.

  2. Aguardo ansiosamente o próximo episódio cheio de animação e diversão. Com um pouco de capricho os 50 Mil Acessos serão facilmente atingidos. 😉

    Maior precisa justificar o apelido hehe 😛

  3. O famoso Ken fiquei sabendo que entende além de suburbana, handebol, vôlei, basquete, natação, automobilismo, truco, tênis de mesa…pqp é fera mesmo!👏👏👏👏

  4. O texto do Paulinho, está magnifico, extraordinário, espetacular, uma verdadeira obra prima.

    Soube agora a pouco do falecimento do ex presidente Sergio P, que o Céus o confortem a sua família, meus sentimentos a toda a família. Esse sim salvou várias vezes o Coritiba da falência. Muitos amigos meus tinham divergências quando ele ia cobrar o que era justo,pois o Club várias vezes correu atrás dele e nada mais justo do que ex presidente (saudoso) Sergio P.cobrar, nunca vi problemas diante disso.

    Mas os mesmos que achavam que o ex Presidente Sergio P, deveria dar mais um voto de confiança,nunca os vi cobrar a venda do Lucas Claro (apenas um exemplo) quando apenas o seu empresario encheu os bolsos, com o club ficando a ver navios.

    Não tenho dúvidas da saudade que o ex presidente Sergio Prosdocimo vai deixar nos corações do grandes CORITIBANOS e de toda a sua querida família.

    1
  5. Apenas uma dica, bem que o Bagio que um dos vice presidente, poderia usar a influencia como empresario e levantar junto as financeiras uma quantia para ajudar o club. Lembrando que o ex presidente Sergio Prosdocimo ( tirando do bolso) fez várias vezes isso. Reforçando que não estou nem dizendo para o Bagio tirar do bolso.

  6. Alguém lembra na época o Everest chamando torcedores para se reunir com ele?

    Não foi na época daquele “Uma nova forma de torcer” – Revolução Coxa? 😯

    1. As vezes acho que o everest está dentro do club muito bem enrustido, mas acho que é apenas ilusão da minha parte. Mas quem anda tento um serie de coincidências isso tem 😯 😯

  7. Diz a lenda que teve um jogador que falou que a suposta cobrança foi mais um teatro do realmente um cobrança de fato, até porque pouparam o presidente responsável por tudo diretamente. Se foi fato desconfio que o presidente Namur deu um tiro no pé,mas vá saber se é verdade, tudo isso?

    1
    1. Luiz, os contatos e fãs ele não perdeu com certeza. Tem gente q acha ele bom mesmo tendo como limite o Lixão Estadual q até o fantasma andou faturando. ❗

  8. Essa tática de chamar torcedores e formadores de opinião pra conversar já é manjada. Contam uma estorinha, as vezes com direito a kit. Voltam deslumbrados como se estivessem usando Carção Largo. 😥

  9. Tento ficar quieto, não me estressar com o pobre Coritiba, mas certas coisas são difíceis de engolir. Não consigo engolir gente que não tem opinião, coerência, firmeza. Me dei o trabalho desta besteira… Segue abaixo trecho de uma coluna do começo do ano. Acho que não preciso dizer de onde é ! Engraçado ler as colunas dos dias de hoje ! 🙄

    ” Os pessimistas dirão que Samir Namur não é proposta nova, que é a continuidade da Coxa Maior. Vocês sabem que não é isso. A estes, proponho que saiam do palanque e parem com esta conversa eleitoreira, porque a única coisa que resta é deixar que o novo presidente trabalhe.

    Samir de fato esteve na administração de Bacellar, mas e daí? E quantos não estiveram com todos os outros presidentes? Será sempre o mesmo, não pode dar certo agora como presidente? Se não é assim então me diga como deve ser. O problema está no estatuto do clube, você sabe disso. Lembro que Samir diz que mais adiante, ainda em seu mandato, quer propor alterações no estatuto do clube e acho que deve mesmo ser cobrado por isso também.

    Que oposição é esta que em menos de um mês da posse do presidente eleito já se apresenta abastecida de raiva? O período eleitoral acabou. Agora o tempo é outro.

    Ou vocês sabem de algo que não sei? Que Samir tem um plano diabólico e seu sonho maquiavélico é detonar o Coritiba, explodir o clube, tirando o Coxa do mapa do futebol mundial? Ouço e leio muita bobagem. Não duvido que logo apareça alguém com uma bobagem igual ou parecida.”

    1
    1. Nossa parece um advogado do Namur, credooooooooooo. Eu falei que ele iria tentar e desvencilhar do gestão passado. Dou risada ou choro, Cristhiano? E lamentável que tenha pessoas em plena nova era de tecnologia que se prestam a essa tipo de papel, parecem gado.

      1. Luiz, sinceramente não sei… Dependendo do dia eu até dou risada, mas tem hora que dá vontade de chorar. Choro por pensar no quanto pode piorar a situação do Coritiba.

        1. Eu lhe entendo,infelizmente o nosso estatuto que é extremamente arcaico, faz a gente sofrer, dono de cadeira muitas que sempre ajudou o club, não pode votar o cara da arquibancada com apenas 2 anos de pagamento interrupto pode. Temos que democratizar com urgência o club. Não podemos viver na “Pseudodemocracia” ( falsa democracia) que muitos usam para dizer que o quinteto azul ganhou a eleição de forma democrática, isso é mentira. E só ver a debandada de sócios de seu quadro.Situação que o quinteto azul não esperava.

          2
  10. Aí penso: pessimistas, abutres, profetas do apocalipse, sabichões, andam de 4, desçam do palanque, novos tempos, oposição raivosa, ouço e leio muita bobagem, outros tempos, o Samir disse isso, vai fazer aquilo, deixem ele trabalhar… Tá bom, realmente lemos e ouvimos muitas bobagens por aí ! Nesse ponto tenho que concordar. Só aumentaria um pouco: É MUITA BOBAGEM, BOBAGEM PARA MAIS DE METRO ! Não acho que o Coritiba ?(principalmente este atual) mereça discórdias, embates e agressões pessoais, etc… Mas pedir desculpas e admitir que estava errado nem pensar né ? Admitir o que está gravado, registrado nos googles da vida, que afirmava ser o Samir o mais preparado também nem pensar né ? Aliás, percebi que quem afirma isso no site Maior é respondido de forma já raivosa (oposição raivosa né 😆 ), intimidatória, estressada. Realmente engraçado, para não dizer triste, ver, ler e ouvir certas coisas por aí. Pobre Coritiba.

  11. Parabéns P.R. Ótima coluna.
    Sobre o jogo de sexta lançaram um video promovendo green hell e provocando os rivais na série A. Não é video que enche estádio, é time competitivo. E olha a baba que está este rural, o Fortaleza acabou de voltar da série C, está com um técnico de primeira viagem e lidera nadando de braçada. Já está vencendo o Criciúma e se isolando ainda mais na liderança.

  12. Essa série B é uma várzea mesmo. A hora que o Criciúma cresceu no jogo e estava perto do empate com o Fortaleza eis que “misteriosamente” cai a luz de metade dos refletores do estádio. Detalhe que o estádio é novo, foi utilizado na copa. É Brasil mesmo….

  13. Tem gente preparando os seguidores para o iminente fracasso nas bilheterias do Bola 8.

    Haja comédia. Haja Vitamina pra diversão q ainda só está começando.

  14. As estorinhas são divertidas,o ego e vaidade de determinados seres humanos é um caso de estudo.
    Imaginem se alguns realmente fossem conhecidos ou referências verdadeiras,talvez explodiriam de tanta soberba.

        1. Imaginem se o Projeto de lançarmos A Apostila da Menor porque livro é muito chique para nós,sair realmente do papel,irá pautar eternamente muitos por aí sendo referência bíblica.
          Kkkkk

  15. O meu amigo Capitão Hidalgo gosta de nossas opiniões. Esse é bem conhecido.

    Tem uma lista bem grande de famosos, com o tempo iremos soltando aos poucos em doses homeopáticas.

    1. Ontem faleceu o pai de um amigo meu,simplesmente um dos maiores empreendedores,visionário e empresário desse nosso Estado.
      Nunca precisou dizer o que fez ou realizou porque a história por si só fala por ele,seu nome para os que não conhecem Sérgio Prosdócimo.
      Vai com Deus doutor,este como disse o Tio Mafuz hoje era Puro Sangue!

  16. Fico imaginando como funciona a “espiadinha” na base do “Vou lá sofrer um pouco” com aquela meia dúzia de gatos pingados q não consigo esquecer.

    1. O pior disso tudo é que não temos nem argumentos para rebater o tio Pet. Por mais que o time dele esteja na ZR e não passa por boa fase, ainda está anos a nossa frente.

  17. Não tenho o link aqui agora, mas quem puder leia a entrevista do Petraglia no UOL ontem.

    Ele pode ser xarope, certamente tem seus erros e esquemas, mas olhem o que esse cara faz em termos de marketing do Atlético. Sério, aí tenho que ler e ouvir de certas pessoas que o Sandro Forner ligar “anunciando-se” como técnico foi um marketing excelente.

    Sério, chega a dar pena…

    Quem puder, leia… e vejam o que nos tornamos perto deles.

  18. Nosso grande Presidente da história do Clube era torcedor do Santos, um dos piores era torcedor do Batel de Guarapuava, qual o problema de ter um cara competente, realizador e torcedor poodle??

    Aliás, tenho até dúvida que ele seja atleticano de coração,o cara é gaúcho e veio para cá depois, no seu íntimo deve ser colorado ou gremista, basta ver a forma como enaltece o estado vizinho e com razão também.

  19. Arrisco a dizer que a chance que tivemos em termos nosso Tio Pet perdemos, mesmo não sendo seu admirador creio que o Giovani Gionédis seria essa pessoa.

    Pena que perdeu a vontade no caminho, muito por ter sido minado por uma turma que continua até hoje nos corredores do Alto da Glória, e outra pelo fato de ter se rodeado por invejosos que minaram sua amizade com o saudoso e último dirigente de sangue verde que realmente entendia de futebol independente de sua vida pessoal.

    1. Estranhamente nenhum articulista do MAIOR relembra a campanha feita contra o G. Gionédis com o dono sendo conselheiro eleito na gestão do J. Cirino rebaixado no centenário.

      Aquilo sim era politicagem, mas alguns preferem “pular” essa parte.

        1. Sim!! Quando a coisa aperta é um “pula-pula” gigante.

          Parceria Indomável então jamais será pautado nem na “Colônia de Férias”.

          Estranha essa forma de ser coxa!!! ❗ 💡

    2. Dirigente esse de nome Domingos Moro!
      Competente, inteligente, entendia de futebol, e muitos falsos moralistas quiseram execrar o Mago!
      Pobre de ti Coritiba!

  20. O interessante é que desde conheci o a Menor,nunca vi ninguém por aqui pedindo apoio,patrocínio,intimar torcedores para colaborarem ou ajudarem.
    Com meia dúzia de gatos pingados a Menor vai sobrevivendo para a raiva e descontrole de alguns.

Deixe um comentário